A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filosofia da Analítica da Linguagem Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Wittgenstein.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filosofia da Analítica da Linguagem Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Wittgenstein."— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Analítica da Linguagem Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Wittgenstein

2 Russell – Filosofia Analítica Filósofo, matemático e militante político Filósofo, matemático e militante político Movimento de desarmamento nuclear Movimento de desarmamento nuclear Professor de Filosofia Professor de Filosofia Atomismo lógico Atomismo lógico Professor de Wittgenstein Professor de Wittgenstein Escreveu livro História do Pensamento Ocidental. Escreveu livro História do Pensamento Ocidental

3 A autobiografia Russell propôs, em sua autobiografia, um "código de conduta" liberal baseado em dez princípios, à maneira do decálogo cristão. "Não para substituir o antigo", diz Russell, "mas para complementá-lo". Os dez princípios são: Russell propôs, em sua autobiografia, um "código de conduta" liberal baseado em dez princípios, à maneira do decálogo cristão. "Não para substituir o antigo", diz Russell, "mas para complementá-lo". Os dez princípios são:autobiografia Não tenhas certeza absoluta de nada. Não tenhas certeza absoluta de nada. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz. Não consideres que valha a pena proceder escondendo evidências, pois as evidências inevitavelmente virão à luz. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso. Nunca tentes desencorajar o pensamento, pois com certeza tu terás sucesso. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória. Quando encontrares oposição, mesmo que seja de teu cônjuge ou de tuas crianças, esforça-te para superá-la pelo argumento, e não pela autoridade, pois uma vitória dependente da autoridade é irreal e ilusória.

4 Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas. Não tenhas respeito pela autoridade dos outros, pois há sempre autoridades contrárias a serem achadas. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te. Não uses o poder para suprimir opiniões que consideres perniciosas, pois as opiniões irão suprimir-te. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas. Não tenhas medo de possuir opiniões excêntricas, pois todas as opiniões hoje aceitas foram um dia consideradas excêntricas. Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda. Encontres mais prazer em desacordo inteligente do que em concordância passiva, pois, se valorizas a inteligência como deverias, o primeiro será um acordo mais profundo que a segunda. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la. Sê escrupulosamente verdadeiro, mesmo que a verdade seja inconveniente, pois será mais inconveniente se tentares escondê-la. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso. Não tenhas inveja daqueles que vivem num paraíso dos tolos, pois apenas um tolo o consideraria um paraíso.

5 Wittgenstein Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Vida e obra Vida e obra As duas fases As duas fases Tratatus Lógico Filosófico Tratatus Lógico Filosófico Investigações Filosóficas Investigações Filosóficas

6 Escolástica e as palavras As palavras e as coisas, um dos temas discutidos no filme o nome da rosa. Nominalismo Guilherme de Ockam As idéias são apenas nomes figurativos na consciência. Elas não existem no mundo das idéias. Realismo As palavras existem de fato, são separadas das coisas individuais. A idéia permanece mesmo sem a existência de algo.

7 A filosofia de Umberto Eco 05/01/1932, Alexandria, Itália. Filósofo, escreveu ensaios universitários sobre estética medieval, filosofia e linguística. Eleito um dos intelectuais mais influentes em Escreveu o livro o nome da Rosa.

8 Habermas Ação comunicativa e razão comunicativa como superação da razão instrumental. Ação comunicativa e razão comunicativa como superação da razão instrumental. Valorização de uma ética universalista, deontológica, formalista e cognitivista. Cientista social. Valorização de uma ética universalista, deontológica, formalista e cognitivista. Cientista social atual

9 Principais obras de Habermas Ética da discussão e a questão da verdade Ética da discussão e a questão da verdade Racionalidade e comunicação Racionalidade e comunicação Técnica e ciência como ideologia Técnica e ciência como ideologia O futuro da natureza humana O futuro da natureza humana

10 Lyotard e o pós-moderno O pós-modernismo O pós-modernismo A livre expressão do pensamento A livre expressão do pensamento A falta de parâmetros, regras para possuir estilo. A falta de parâmetros, regras para possuir estilo. A valorização do aleatório. A valorização do aleatório.

11 Trabalho em grupo: debate Relacionar linguagem, lógica. Relacionar linguagem, lógica. Nominalismo X Realismo Nominalismo X Realismo Teoria pictórica, isomorfismo de Wittgenstein Teoria pictórica, isomorfismo de Wittgenstein A ética comunicativa de Habermas A ética comunicativa de Habermas A lógica de Aristóteles X A lógica de Russell A lógica de Aristóteles X A lógica de Russell Definir o pós-moderno em Lyotard e relacionar a linguagem e a arte no pós-moderno. Definir o pós-moderno em Lyotard e relacionar a linguagem e a arte no pós-moderno.


Carregar ppt "Filosofia da Analítica da Linguagem Os limites da linguagem são os limites do meu mundo. Wittgenstein."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google