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Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia

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Apresentação em tema: "Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências Humanas e suas Tecnologias - Sociologia
Ensino Médio, 1º Ano Pensamento Sociológico de: Durkheim, Weber e Marx

2 As referências históricas para situar o pensamento sociológico.
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO As referências históricas para situar o pensamento sociológico. A Revolução Francesa e a Revolução Industrial A Revolução Francesa e as ideias Iluministas. “A Tomada da Bastilha”, quadro de Jean Pierre Houël. A Bastilha representava o poder absoluto dos reis. Era um símbolo contra o Iluminismo e os ideais liberais da época. Imagem: Jean-Pierre Houël / Domínio Público

3 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Revolução Industrial Durante os anos de 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, basicamente, à Inglaterra. Houve o surgimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época, o aperfeiçoamento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução. A Revolução Industrial retirou das mãos dos artesãos e dos ourives as ferramentas e os meios de produção, e os transformou em trabalhadores assalariados, acentuando as contradições do capitalismo. Imagem: Herman Heyenbrock / Public Domain

4 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
ÉMILE DURKHEIM 1858 – 1917 KARL MARX 1818 – 1883 MAX WEBER – 1920 Imagem: John Mayall / Domínio Público Imagem: Unknown Author / Public Domain Imagem: Unknown Author / Public Domain

5 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
David Émile Durkheim Durkheim, filósofo francês, foi um dos pensadores que mais contribuiu para a consolidação da Sociologia, tornando-se o primeiro professor universitário dessa disciplina. Suas principais obras foram: A divisão do trabalho social; As regras do método sociológico; O suicídio; Formas elementares da vida religiosa; Educação e Sociologia; Sociologia e Filosofia e Lições de Sociologia (obra póstuma). Imagem: Unknown Author / Public Domain

6 Elementos que influenciaram o pensamento de Durkheim
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Elementos que influenciaram o pensamento de Durkheim Ideias positivistas Augusto Comte. ( ) A humanidade avança no sentido de seu gradual aperfeiçoamento governada pela lei do progresso. Imagem: Unknown Author / Public Domain

7 As ideias de Durkheim sobre a sociedade
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO As ideias de Durkheim sobre a sociedade PRODUTO DA SOCIEDADE INDIVÍDUO SOCIEDADE PRECEDE O INDIVÍDUO

8 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
DURKHEIM DEFINIA A SOCIOLOGIA COMO CIÊNCIA, ROMPENDO COM AS IDEIAS DE SENSO COMUM O OBJETO DA SOCIOLOGIA SÃO OS FATOS SOCIAIS Devem ser estudados como “coisas”, isto é, como algo com existência própria, objetiva, e que atua de forma coercitiva sobre os indivíduos. Imagens: Alex Shunkov and formatted by Bcjordan / Creative Commons Atribuição 3.0 Unported A sociedade poderia ser compreendida da mesma forma que os fenômenos da natureza. Ele acreditava que os fatos sociais poderiam ser estudados através dos mesmos métodos científicos empregados nas ciências naturais, isto é, havendo neutralidade.

9 DURKHEIM E O FATO SOCIAL
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO DURKHEIM E O FATO SOCIAL Fato social são maneiras de agir, de pensar e de sentir. Características: Coerção Exteriores Generalidade As regras sociais, os costumes, as leis, já existem antes do nascimento das pessoas, são a elas impostos por mecanismos de coerção social, como a educação. 2010/12/comunicacao-2.jpg

10 PRINCÍPIOS ESSENCIAS PARA DURKHEIM
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO PRINCÍPIOS ESSENCIAS PARA DURKHEIM IDEIAS MORAIS E NORMATIVAS CRENÇAS E SENTIMENTOS, COMUNS A UMA COMUNIDADE E PERMANECE DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. CONSCIÊNCIA COLETIVA FUNDAMENTA-SE NA ADESÃO TOTAL DO INDIVÍDUO AO GRUPO AO QUAL PERTENCE. SOLIDARIEDADE MECÂNICA FUNDAMENTA-SE NA COOPERAÇÃO DOS INDIVÍDUOS E DOS GRUPOS. SOLIDARIEDADE ORGÂNICA

11 PARA DURKHEIM EXISTEM DUAS CONSCIÊNCIAS
SOCIOLOGIA, 3º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO PARA DURKHEIM EXISTEM DUAS CONSCIÊNCIAS COLETIVA INDIVÍDUAL SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO COMPARTILHADA EM GRUPO É PRÓPRIA DO INDIVÍDUO NORMAS PADRONIZADAS DE PENSAMENTO E CONDUTA MODO DE AGIR, SE COMPORTAR, COMPREENDER AS COISAS, INTERPRETAR A VIDA

12 NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO PARA DURKHEIM É O DESENVOLVIMENTO DA DIVISÃO DO TRABALHO QUE PERMITE A TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE DIVISÃO DO TRABALHO Durkheim concebe as sociedades complexas como grandes organismos vivos, onde os órgãos são diferentes entre si (que neste caso corresponde à divisão do trabalho), mas todos dependem um do outro para o bom funcionamento do ser vivo. A crescente divisão social do trabalho faz aumentar também o grau de interdependência entre os indivíduos. DIFERENÇAS DAS PESSOAS NOVA ORGANIZAÇÃO SOCIAL

13 Durkheim e as Transformações na Estrutura Social
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Durkheim e as Transformações na Estrutura Social O controle social reforça o domínio da sociedade sobre os indivíduos. Fundamentos morais Implica mudanças Podem levar a estados de anomia. Estado de enfraquecimento ou ausência de leis e normas.

14 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Segundo Durkheim, a sociedade É ANÁLOGA A UM ORGANISMO EM QUE AS PARTES (INSTITUIÇÕES) COOPERAM PARA A MANUTENÇÃO DO TODO. TEORIA FUNCIONALISTA Para Durkheim, a Sociologia tinha por finalidade não só explicar a sociedade, como encontrar remédios para a vida social. A sociedade, como todo organismo, apresentaria estados normais e patológicos, isto é, saudáveis e doentios. É praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão do indivíduo com relação ao meio social em que vive. ESTUDOU O SUICÍDIO

15 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Durkheim entende que as desigualdades sociais e todas as demais anomias são decorrentes e derivam das tensões inerentes à transição da solidariedade mecânica para a solidariedade orgânica. O conflito de classes expressa a realização incompleta da solidariedade orgânica na recém-desenvolvida ordem industrial. Anormalidade são que desestabiliza o funcionamento social e/ou as instituições sociais.

16 SISTEMA SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM:
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO SISTEMA SOCIOLÓGICO DE DURKHEIM: A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômenos sociais que o antecedem. Sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia. Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e formam uma realidade específica que exerce sobre eles um poder coercitivo. A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos – fatos sociais.

17 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) Filósofo, cientista social e revolucionário alemão. Analisa e critica a organização da sociedade capitalista. Imagem: John Mayall / Domínio Público

18 O PENSAMENTO DE KARL MARX (1818 -1883)
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) DIALÉTICA O mundo deixa de ser considerado como um complexo de coisas acabadas e passa a ser entendido como um complexo de processos, como as coisas aparentemente estáveis sofrem uma ininterrupta mutação. O movimento da realidade, que ao invés de ser harmônico e linear é tido como um movimento dos CONTRÁRIOS.

19 MATERIALISMO HISTÓRICO
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) MATERIALISMO HISTÓRICO O ser humano é resultado de um conjunto das relações sociais concretamente determinadas pela história. Marx não está interessado somente em interpretar o mundo, mas sim em transformá-lo.

20 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
MARX E A TEORIA DO MATERIALISMO HISTÓRICO Sociedade concreta Relações das pessoas No processo produtivo de bens materiais O estágio de desenvolvimento econômico

21 O PENSAMENTO DE KARL MARX (1818 -1883)
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) INFRAESTRUTURA Base material ou econômica Influência direta na superestrutura SUPERESTRUTURA Instituições jurídicas, políticas (as leis, o Estado) e ideológicas (as artes, a religião, a moral).

22 KARL MARX E A LUTA DE CLASSES
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO KARL MARX E A LUTA DE CLASSES Sociedade capitalista Propriedade privada Luta de Classes Sociais Burguesia Exploração da força de trabalho Classes Sociais Proletariado Vende sua força de trabalho Luta ideológica Luta política Socialismo

23 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) MAIS-VALIA Diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador, excluindo todos os custos de produção. MAIS-VALIA ABSOLUTA Estender a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante. MAIS-VALIA RELATIVA Ampliar a produtividade física do trabalho pela via da mecanização.

24 . SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
O PENSAMENTO DE KARL MARX ( ) FORÇA DE TRABALHO Para a produção da mais-valia é necessário que o possuidor de dinheiro compre uma mercadoria única (força de trabalho), que possui a virtude de ser uma fonte de valor, cujo processo e consumo seja ao mesmo tempo processo de criação de valor. Imagem: Lydur Skulason / Creative Commons Attribution 2.0 Generic

25 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O PENSAMENTO DE KARL MARX As relações sociais de produção Entendidas como a organização e interação das pessoas e das classes na sociedade, tendo em vista a produção material e a reprodução social, a manutenção e a ampliação das relações sócio-político-econômicas. As forças produtivas São a terra, trabalho, capital e tecnologia: elementos essenciais à produção capitalista.

26 = + SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO "
O CAPITAL Grande obra escrita por Marx análise crítica do processo global de produção capitalista. As Relações Sociais de Produção A Base econômica das sociedades hierarquicamente construídas = + As Forças Produtivas

27 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Crítico do Capitalismo e da sociedade burguesa, por ser um sistema e uma sociedade que exploram o proletariado de forma desumana em busca de lucro e tomada de poder. Juntamente com Engels redigi o famoso MANIFESTO COMUNISTA Trabalhadores do mundo, uni-vos! Pela luta de classes o proletariado iria implantar uma sociedade socialista de transição para a sociedade comunista. Marx Engels Imagem: Σ / Public Domain

28 MAX WEBER – 1864 – 1920 sociólogo alemão
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO MAX WEBER – 1864 – 1920 sociólogo alemão Desenvolveu estudo comparativo Clássico da Sociologia Entre a história econômica e a história das doutrinas religiosas Imagem: Unknown Author / Public Domain Criou uma nova disciplina, a Sociologia da Religião

29 É a maneira como o ser humano se comporta
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO MAX WEBER O CONCEITO DE AÇÃO SOCIAL Agentes da Ação Social MODO SUBJETIVO DA AÇÃO SOCIAL, PROCURA FUNDAMENTAR-SE EM CRITÉRIOS INTERIORES AOS INDIVÍDUOS PARTICIPANTES Política Imagem: José Cruz / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil Economia É a maneira como o ser humano se comporta Imagem: w:User:J.J / Public Domain Ação social Religião Imagem: Mpb eu / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication

30 Valores sociais e motivação
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO MAX WEBER Indivíduo Valores sociais e motivação O sentido da ação por meio produz Imagem: Jleedev, Redrawn as SVG by Ben Liblit / Public Domain Por mais individual que seja o sentido de uma ação, o fato de se agir levando em consideração o outro dá um caráter social a toda ação humana. Sendo assim, o social só se manifesta em indivíduos, expressando-se sob forma de motivação interna e pessoal.

31 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO MAX WEBER Toda conduta humana, cujos sujeitos vinculem a esta ação um sentido subjetivo. Ação Sentido Pode ser real ou de tipo ideal. Tipo real ou existente de fato: referente a um caso historicamente dado, ou como média num determinado número de casos. Tipo ideal: formulação hipotética referente a uma dada situação.

32 O objetivo da sociologia para Max Weber
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO O objetivo da sociologia para Max Weber É investigar a ação social, cada formação social adquire especificidade e importância própria. O método compreensivo Consiste em entender o sentido que as ações de um indivíduo contêm, e não apenas o aspecto exterior dessas mesmas ações.

33 Caracterização da ação social
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO MAX WEBER Caracterização da ação social Racional(fins) Racional (valores) Afetiva Tradicional Pelo afeto e o estado emocional. Através das crenças, do conhecimento, valores éticos, estéticos e religioso. Costumes tradicionais. Condições ou meios para alcançar fins próprios. Atua de forma satisfazer suas necessidades para alcançar algo que almeja. Atitudes tradicionalmente enraizadas nos costumes. Valores são próprios de uma conduta específica baseados nos méritos desses valores. Racionalmente avaliados e procurados.

34 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Max Weber Os processos e fenômenos sociais. Dinâmico e mutáveis. Interpretados para que se extraia deles o seu sentido. A sociologia é a ciência que pretende desenvolver a compreensão interpretativa da ação social para, desta maneira, explicá-la causalmente em termos de seu desenvolvimento e efeitos.

35 Ética protestante e o espírito do capitalismo
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Ética protestante e o espírito do capitalismo Relaciona a história do capitalismo a partir do desenvolvimento da ética protestante. Importante livro de Max Weber Ética surgida no contexto da reforma protestante como crítica ao catolicismo. Imagem: Max Weber, Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Companhia das Letras /

36 SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio
PENSAMENTO SOCIOLÓGICO Considerações Finais Durkheim O social prevalece sobre o sujeito. A sociedade é independente do indivíduo e confere a ele suas percepções individuais. Marx Propõe transformar a ordem. O social prevalece sobre o sujeito. As relações materiais da sociedade (que não é independente do indivíduo) vão determinar as consciências individuais Weber O sujeito prevalece sobre o social. O conjunto de percepções individuais é que confere à sociedade sua materialidade.

37 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
SOCIOLOGIA, 1º Ano do Ensino Médio PENSAMENTO SOCIOLÓGICO REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA MARTINS, Carlos Benedito. O que é Sociologia. 38ª ed. – São Paulo: Brasiliense, 1994. OLIVEIRA, Pérsio Santos. Introdução a Sociologia. Série Brasil. 25ª ed. – São Paulo: Ática VASCONCELOS, Ana. Manual compacto de Sociologia. 1º ed. – São Paulo: Rideel MENDES, Jéferson. Durkheim e Sociologia. Consciência.org. Disponível em < > Acesso em: 04 junho 2012. Luta de Classes. NetsaberResumo. Disponível em < > Acesso em:04 junho 2012. CABRAL, João Francisco P. A definição de ação social de Max Weber. Brasil Escola. Disponível em < > Acesso em 05 junho 2012.

38 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 2 Jean-Pierre Houël / Domínio Público 15/08/2012 3 Herman Heyenbrock / Public Domain 4.a, 5 Unknown Author / Public Domain 16/08/2012 4.b, 17 John Mayall / Domínio Público 4.c, 28 6 8 Alex Shunkov and formatted by Bcjordan / Creative Commons Atribuição 3.0 Unported 24 Lydur Skulason / Creative Commons Attribution 2.0 Generic 27 Σ / Public Domain 29.a José Cruz / Creative Commons License Attribution 3.0 Brazil

39 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se consegiu a informação Data do Acesso 29.b w:User:J.J / Public Domain 16/08/2012 29.c Mpb eu / Creative Commons CC0 1.0 Universal Public Domain Dedication 30 Jleedev, Redrawn as SVG by Ben Liblit / Public Domain 35 Max Weber, Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo, Companhia das Letras /


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