A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conflitos Mundiais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conflitos Mundiais."— Transcrição da apresentação:

1 Conflitos Mundiais

2 Com o fim da Guerra Fria e o estabelecimento da Nova Ordem Mundial imaginou-se que os conflitos mundiais haviam chegado ao fim. Entretanto novos conflitos surgiram por motivos antes deixados de lado, tais como sendo de ordens: étnicas, nacionalistas, separatistas e religiosas.

3

4 Ambos possuem entre si diversas questões territoriais, separatistas e religiosas.
A questão sobre o controle do território da Caxemira chama para si uma atenção especial. A Índia domina dois terços da Caxemira de maioria muçulmana (78%), enquanto o Paquistão uma parte menor também muçulmana. O que chama atenção nesse conflito é o fato de os dois países serem possuidores de armamento nuclear juntamente com a vizinha China.

5 Caxemira Fronteira

6 Paquistão Índia

7 Em 1979, através de uma revolução islâmica de corrente xiita o Irã se tornou uma teocracia.
Entre 1980 e 1988, os dois países enfrentaram-se em uma guerra por questões político-religiosas, que tirou a vida de cerca de um milhão de pessoas. O conflito terminou em um empate, visto que os dois lados não tinham mais condições de lutar. O Iraque ainda tentando voltar ao conflito, invadiu o vizinho Kuwait, originando uma nova guerra.

8 As Guerras do Golfo Em 2 de agosto de 1990 o Iraque invadiu o Kuwait, o que desencadeou a Primeira Guerra do Golfo e durou de janeiro desse ano até março de 1991. Essa guerra causou grandes impactos ambientais: Derramamento de petróleo no mar; Poços em chamas; Poluição de lençóis freáticos, etc.

9 Poços de petróleo incendiados pelas forças
iraquianas no Kuwait

10 As Guerras do Golfo Em 2003 o Iraque foi acusado pelo governo Bush, de dar proteção e apoio aos terroristas responsáveis pelo 11 de setembro e também de possuírem armas de destruição em massa. O Iraque foi invadido por tropas americanas e rapidamente derrotado. A ocupação estimulou a formação de forças insurgentes de combate aos militares invasores e iraquianos que a eles prestaram ajuda.

11

12 Conflitos no Afeganistão
Em dezembro de 1979, a URSS invadiu o Afeganistão e durante nove anos o território afegão ficou ocupado pelo exército soviético. Os russos sofreram uma forte resistência por parte dos guerrilheiros afeganes ─ os mujahedins. Os dois motivos principais dessa invasão foram: o antigo desejo de obter uma saída para o Oceano Índico e a tentativa da evitar a disseminação do radicalismo islâmico em seu território.

13 Conflitos no Afeganistão
Em dezembro de 1979, a URSS invadiu o Afeganistão e durante nove anos o território afegão ficou ocupado pelo exército soviético. Os russos sofreram uma forte resistência por parte dos guerrilheiros afeganes ─ os mujahedins. Os dois motivos principais dessa invasão foram: o antigo desejo de obter uma saída para o Oceano Índico e a tentativa da evitar a disseminação do radicalismo islâmico em seu território.

14 Guerreiros mujahedin Tropas soviéticas

15

16 Conflitos no Afeganistão
Em 1996 o Talibã tomou o poder no Afeganistão. Formado por fundamentalistas islâmicos, implantaram um Estado purista muçulmano e passaram a governar de acordo com o Corão. Os talibãs introduziram um conjunto de mudanças sociais e culturais que assombraram ocidente.

17 As meninas são impedidas de cursar a escola. 
Mulheres que trabalhavam em hospitais e escolas foram mandadas de volta para casa e obrigadas a cobrir-se dos pés à cabeça (uso da burca). Os homens são obrigados a deixar a barba crescer. A televisão está proibida, assim como a música ocidental e os jogos de azar. Os cinemas foram fechados e a imprensa que não foi proscrita teve que banir fotos e imagens.

18 Conflitos no Afeganistão
Segundo às autoridades norte-americanas os atentados terroristas que ocorreram a 11/09/2001 foram de autoria do grupo Al-Qaeda (a base) que tinha sua principal base de treinamento no Afeganistão. Devido a não colaboração do governo Talibã, os EUA bombardearam o país e apoiaram um grupo oposto, pondo fim ao governo autoritário do Talibã.

19 A Questão da Palestina As regiões em questão já foram ocupadas árabes, hebreus, romanos, persas e otomanos. A partir de 1898 reacendeu sobre o povo judeu o desejo de ter novamente um país seu, que se mostrou através do sionismo. Durante a Primeira Guerra Mundial, os britânicos ocuparam a região exercendo um mandato sobre a Palestina.

20 A Questão da Palestina Desde o começo do século XX o fluxo de judeus para essa região foi intenso, formando os primeiros kibutz, em terras compradas aos árabes. O crescimento gradativo de judeus na região iniciou uma animosidade entre árabes e judeus. Evitando contrariar os interesses árabes (devido ao petróleo) os britânicos não insistiram em dividir a região em 1936, o que fez o movimento sionista se acirrar e dar início aos primeiros conflitos árabes-israelenses e mesmo com britânicos.

21

22 O Estado de Israel foi criado em 1948, através de um plano estabelecido pela ONU para a divisão da Palestina em três partes: 1. Um Estado judeu (de 14,4 mil km²); 2. Um Estado palestino (de 11,5 mil km²); 3. A cidade de Jerusalém como zona internacional;

23 Principais Conflitos A guerra de  A Liga Árabe, não aceitou a partilha da Palestina e invadiu o novo Estado de Israel, sendo depois derrotada. A guerra de 1956  O presidente do Egito, Nasser proíbe o tráfego de navios israelenses no Canal de Suez, bloqueou o Golfo de Ácaba e o Estreito de Tiran. Tropas israelenses, francesas e inglesas invadem a Península do Sinai que foi dominada em seguida por Israel.

24 Principais Conflitos A Guerra dos Seis Dias  Em 9 de maio de 1967 as tensões se agravaram e tropas sírias, argelinas, jordanianas, entre outras estavam se organizando. Israel então tomou a frente e atacou e ocupou a Península do Sinai e Gaza, as Colinas de Golã e a Cisjordânia. A Guerra do Yom Kippur  Aproveitando o feriando judeu do “dia do perdão”, tropas egípcias e sírias (entre outras) avançara sobre a península do Sinai com o objetivo de reconquistar os territórios perdidos na Guerra dos Seis Dias.

25 A divisão da Palestina feita pela ONU em 29 de novembro de 1947 deu a Israel um território de km². Após os conflitos de o Estado de Israel aumentou o seu território para km².

26 Com a assinatura dos acordos de Camp David, em 1979, Israel devolveu ao Egito a península do Sinai, ficando atualmente com uma área de km². Com a os conflitos em 1956 e a Guerra dos Seis Dias o território judeu cresce para km².

27 A Questão da Palestina Onze anos após a criação de Israel, foi fundada a primeira organização militar palestina para comandar a guerrilha e as ações terroristas contra os israelenses ─ a Al Fatah. Em 1964 foi criada a Organização para a Liberação da Palestina (OLP) que declarava-se contra a existência do Estado de Israel e se comprometia a lutar para a criação de um Estado palestino em toda a região.

28 A Questão da Palestina A partir de 1987, os palestinos das áreas ocupadas por Israel ─ Cisjordânia e Gaza ─ passaram a realizar manifestações violentas, conhecidas como Intifadas ou “rebelião das pedras”. No período de 1987 até 2005, ocorreram tentativas e acordos de paz, além da construção de um muro para separar o território judeu na Cisjordânia.

29

30 A Questão da Palestina Em 1993, um dos acordos mais importantes foram os Acordos de Oslo, onde Yasser Arafat e Itzhak Rabin firmaram um acordo de paz em Washington que previa a devolução aos palestinos da maior parte da faixa de Gaza e de parte da Cisjordânia. Em 1995, houve uma radicalização entre os dois lados impedindo o cumprimento do acordo e assim, mais conflitos aconteceram. A situação na região da Palestina-Israel, permanece ainda indefinida.

31

32

33

34

35 Os Bálcãs A antiga Iugoslávia era formada por seis repúblicas autônomas (Eslovênia, Croácia, Macedônia, Bósnia-Herzegóvina, Sérvia e Montenegro) com diferentes etnias (sérvios, albaneses, croatas, eslovenos, macedônios) e religiões (cristãos e muçulmanos). Com o fim da URSS e a morte do general Tito, houve a ruptura entre as repúblicas e o fim da Iugoslávia como era antes conhecida.

36 Os Bálcãs A Sérvia se autoproclamou sucessora da antiga Iugoslávia.
Teve início um enorme número de conflitos baseados em uma verdadeira limpeza étnica na Bósnia que chocou o mundo inteiro. No final da década de 1990 foi a vez da província de Kosovo, tentar se libertar, o que gerou novas atrocidades junto à população kosovar-albanesa.

37 rodízio do poder político “não controlada pela URSS”
Pós - Guerra Iugoslávia rodízio do poder político Sérvia (Kosovo) Croácia Bósnia- Herzegovina Eslovênia Montenegro Macedônia Tito - Socialista “não controlada pela URSS” “mistura de povos”

38 O Kosovo declarou sua independência em março de 2008 com o apoio da U
O Kosovo declarou sua independência em março de 2008 com o apoio da U.E. e dos EUA. Independência

39 Desenterradas vítimas do genocídio
ocorrido na Guerra da Bósnia.

40 No país existe o movimento separatista basco.
Os bascos habitam uma área no nordeste da Espanha e uma pequena área no sudoeste da França, conhecida como o País Basco (Euskal Herria). Os bascos lutam pela criação de um Estado independente. O movimento separatista é liderado pelo grupo guerrilheiro ETA (Euskadi Ta Askatasubna).

41 O País Basco (Euskal Herria), possui:
uma área de cerca de 20 mil Km²; Uma população de aproximadamente três milhões de habitantes.

42 Anúncio do ETA

43 Protestos contra ações do ETA em Madri

44 O território da Irlanda do Norte é dominado há muito tempo pelo Reino Unido e é palco de um antigo conflito entre os protestantes (58%) e católicos (42%). Em 1988, Tony Blair (RU), Gerry Adams (Sinn Fein) e David Trimble (ONU) assinaram o Acordo do Ulster, que concedia mais autonomia à Irlanda do Norte, dando assim fim aos conflitos.

45

46

47 Na África ocorrem uma grande quantidade de conflitos e guerras civis entre povos e nações.
Os problemas da áfrica podem ser explicados por dois períodos históricos em especial: o Colonialismo Europeu e a Guerra Fria. Além disso, há outros tipos de disputas de caráter religioso entre grupos islâmicos, animistas, fetichistas e católicos.

48

49

50 O Apartheid e o povo da África do Sul
Negros Brancos População 19 milhões 4,5 milhões Distribuição de terra 13% 87% Participação na renda nacional 20% 75% Proporção média de salários 1 14 Proporção de médicos 1/44.000 1/400 Proporção professores 1/60 1/22 Dados de 1978.

51

52

53 Nas últimas décadas, o tráfico internacional de drogas pode ser considerado como um dos grandes geradores de focos de tensão do globo. Segundo a ONU, o tráfico internacional movimenta cerca de US$ 500 bilhões ao ano. As organizações ligadas ao tráfico possuem exércitos paramilitares, que possuem as armas mais modernas que o dinheiro pode comprar. O poder do narcotráfico chega inclusive a financiar candidatos a cargos legislativos ou executivos.

54 As FARCs ou Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia são o mais importante movimento guerrilheiro colombiano e contam com aproximadamente 17 mil militantes e dominam uma área do país que equivale à Suíça. Teoricamente as FARCs pregam tornar a Colômbia um país socialista, mas esses guerrilheiro muitas vezes se aliam com traficantes, seqüestram pessoas e praticam o narcotráfico.

55

56

57

58 Muitos analistas políticos acreditam que as guerras por petróleo serão suplantadas por conflitos pela posse da água nos próximos anos. Podemos identificar como alguns dos principais focos de tensão provocados pela disputa por água: A bacia do rio Jordão (Síria, Líbano, Jordânia, Cisjordânia e Israel). A região entre os rios Tigre e Eufrates (Turquia, Síria e Iraque).

59

60

61

62


Carregar ppt "Conflitos Mundiais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google