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PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA CONTABILIDADE Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará

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Apresentação em tema: "PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA CONTABILIDADE Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DA CONTABILIDADE Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará

2 Orientações Gerais para a Contratação de Serviços Contábeis Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Ceará

3 A negociação do contrato de prestação de serviços Neste estudo buscamos sintetizar diversos procedimentos que auxiliam o contabilista na hora de argumentar com seu cliente. O objetivo são melhores e mais transparentes contratos, onde os clientes saibam exatamente pelo que estão pagando e o profissional saiba exatamente quais tarefas deverá cumprir.

4 A negociação do contrato de prestação de serviços Os usuários da contabilidade nem sempre têm uma idéia clara do trabalho que está contratando. Muitas vezes não sabem o quanto a contabilidade é fundamental para a condução de uma empresa. Cabe ao profissional dar esta idéia e o melhor momento para isso é o momento da negociação.

5 A negociação do contrato de prestação de serviços O contrato claro e bem elaborado restringe a responsabilidade solidária do contabilista aos atos que de fato tiveram sua direta interferência.

6 Os pacotes de serviços contábeis Para auxiliar a empresa nesta importante parte da negociação(elaboração do contrato), o Conselho elaborou proposta de formatação de pacotes de serviços. O modelo de precificação aqui desenvolvido partiu da premissa de que, quando o usuário contrata serviços contábeis, sua demanda se resume a encontrar alguém para fazer a contabilidade

7 Os pacotes de serviços contábeis É como se o trabalho fosse ser o mesmo, independentemente do profissional que o esteja prestando. E, sendo assim, quem se dispuser a fazer pelo menor preço tem a preferência. É necessário, portanto, prover o cliente com informações sobre o que realmente a empresa de contabilidade pode fazer por ele.

8 Os pacotes de serviços contábeis O modelo desenvolvido propõe o estabelecimento de fatores objetivos de diferenciação de serviços, tirando o foco exclusivo da negociação do preço para a qualidade do trabalho. Estes pacotes de serviços deverão servir como padrão de negociação para os contabilistas.

9 Os pacotes de serviços contábeis A negociação deve, portanto, ser iniciada com a apresentação ao cliente de todos os pacotes de serviços fornecidos pelo escritório. É importante que o cliente se manifeste em relação a cada pacote, individualmente. Por exemplo, se o cliente declarar que um determinado serviço não será necessário, e obtiver um desconto por conta disso, ficará com o acesso a este serviço desativado. Posteriormente, se mudar de idéia e quiser contratar o pacote de serviços adicionais, saberá que seus custos vão aumentar.

10 Os pacotes de serviços contábeis Se insistir em pagar menos, saberá exatamente a que está renunciando e o que estará arriscando. Os pacotes de serviços contábeis serão oferecidos aos clientes que poderão optar em conformidade com os modelos apresentados, partindo sempre do pacote mínimo exigido pela legislação.

11 Os pacotes de serviços contábeis Este modelo permite aos empresários que contratam serviços de consultoria e execução contábil conhecer as potencialidades e os benefícios que o profissional de contabilidade pode lhe oferecer; O que se espera é tornar transparente as negociações entre profissional e usuário, evidenciando o que já é óbvio em outras transações comerciais: quando se paga mais, recebe-se mais, quando se paga menos, recebe-se menos.

12 Uma proposta de metodologia para a definição dos custos do escritório Mostrar ao cliente uma detalhada planilha de custos e resultados é o melhor argumento para justificar o preço cobrado. No entanto, o nível de detalhamento da informação pode ser um fator inibidor para a adoção destes sistemas. Para que ofereçam informações úteis, os sistemas devem ser diuturnamente alimentados, paralelamente à execução dos serviços. Nem sempre este procedimento será cumprido à risca. A probabilidade do sistema ser abandonado é muito grande.

13 Uma proposta de metodologia para a definição dos custos do escritório Uma solução intermediária seria a adoção de critérios simplificados, que não exigissem tanta alocação de recursos do escritório para sua manutenção, e ao mesmo tempo que cumprissem a tarefa de gerar dados objetivos confiáveis para orientar a negociação com o cliente. Um sistema simplificado foi desenvolvido pelo CRC-Ce e testado no projeto piloto. Consiste em um conjunto de planilhas utilizada para o custeio a priori das atividades do escritório, estabelecendo um parâmetro para a cobrança de honorários.

14 Uma proposta de metodologia para a definição dos custos do escritório Para compreender bem o comportamento dos custos, será necessário pensar o escritório em termos de como seus grupos geradores de custos estão organizados. Tipicamente o serviço está organizado em três grupos: Setor Fiscal, Setor Pessoal e Contabilidade. Para cada um destes grupos podemos definir direcionadores de custos, tentando, na medida do possível, estabelecer uma relação de causa e efeito entre dados físicos e dados contábeis.


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