A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Álcool gel Turmas 301-302 Prof. Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Álcool gel Turmas 301-302 Prof. Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 Álcool gel Turmas Prof. Luiz Antônio Tomaz

2 Com o surto de casos de gripe A no Brasil, provocada pelo vírus H1N1, a demanda pelo uso de álcool em gel para limpar as mãos cresceu muito.

3 Médicos recomendam a higienização frequente das mãos como uma das principais formas de evitar o contágio de doenças virais e bacterianas. O álcool em gel é realmente eficaz para a limpeza das mãos e pode, por exemplo, evitar diarréias - que em alguns casos pode provocar surtos em escolas e creches - e todas as enfermidades de transmissão respiratória, como a influenza (gripe comum).

4 Na opção por álcool gel, indica-se a concentração alcoólica do produto superior a 70% para matar bactérias e vírus. Além disso, para a limpeza das mãos, deve ser utilizado o álcool que contém substâncias que evitam o ressecamento da pele. São os emolientes, os umectantes e hidratantes!

5 A saber … Hidratante: substância que confere ou restaura a umidade; supre de umidade. Umectante: substância, como a glicerina, que absorve ou ajuda outra substância a manter a umidade. Emoliente: substância que torna algo macio ou flexível, suavizando especialmente a pele ou a mucosa.

6 Comparando álcoois... ÁLCOOL LÍQUIDOÁLCOOL EM GEL Forma liquida é altamente explosiva. Devido à sua composição especial inibe as características de explosividade do álcool. Alta volatilidade e o álcool líquido é facilmente inflamável. Tem sua inflamabilidade inicial controlada, não permitindo o flash imediato quando entra em ponto de fulgor. Não é tóxico em contato com a pele. Não é tóxico. Os aditivos comprovadamente atóxicos, sendo os mesmos utilizados em cosméticos: hidratantes, umectantes.

7 Quimicamente, o que é álcool gel?

8 Álcool gel é uma mistura de várias substâncias, em geral orgânicas, exceto a água, com destaque para o componente ativo etanol. Os demais componentes têm funções específicas, conforme veremos a seguir. Saliente-se, ainda, que as formulações podem variar um pouco de fabricante para fabricante.

9 A nossa fórmula é... Álcool Gel 1 Carbômero g 2 Álcool 96° GL mL 3 Fenoxietanol + Parabenos mL 4 Propilenoglicol ou Glicerina mL 5 Alcalinizante (Trietanolamina)..... q.s. pH Água destilada mL Rendimento: 10 litros

10 Modo de preparo... *Adicionar aos poucos, pulverizando, 1 em 6, mexendo lentamente. ** Adicionar 3 e 4 e misturar até homogeneização. ***Adicionar 2 e mexer. ****Para ajuste de pH adicionar aos poucos 5. Atenção! Se for o caso, adicionar corante previamente diluído em água, até coloração desejada antes de ajustar o pH.

11 CARBÔMERO é um polímero derivado do ácido acrílico, de alto peso molecular e dispersível em água. É o que dá ao álcool a consistência de gel. Ácido propenoico (Ácido acrílico) Estrutura química do carbômero

12 ETANOL é um álcool formado por dois carbonos, obtido no Brasil a partir da cana-de-açúcar. Nos EUA, é obtido a partir do milho e na Europa a matéria prima é a beterraba.

13 FENOXIETANOL pertence a uma função mista álcool-éter. Muito usado em produtos dermatológicos tais como cremes para a pele e protetores solares. É bactericida. Fenoxietan-1-ol (Fenoxietanol)

14 Quimicamente, os PARABENOS são ésteres do ácido p-hidroxibenzóico, na qual o grupo R representa os diferentes grupos alquil associados à sua esrutura. Os mais comuns atualmente são metil, etil, propil e butilparabeno, sendo que o metil é mais hidrofílico e o butil o mais lipossolúvel – propriedade que os torna fáceis e convenientes de se usar. p-hidroxibenzoato de metila (Parabeno)

15 Propano-1,2-diol (Propilenoglicol) PROPILENOGLICOL, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico (um álcool diol), usualmente um líquido oleoso sem sabor, inodoro e incolor, que é higroscópico e miscível com água. É hidratante e umectante de cosméticos.

16 Propano-1,2,3-triol (Glicerina) GLICERINA é um triálcool. É líquido à temperatura ambiente (25 o C), higroscópico, inodoro, viscoso e de sabor adocicado. O nome origina-se da palavra grega glykos (γλυκός), que significa doce. É, também, hidratante e umectante.

17 TRIETANOLAMINA, frequentemente abreviada como TEA, é um composto orgânico, o qual é tanto uma amina terciária quanto um álcool. Como outras aminas, a trietanolamina atua como uma base fraca devido ao par solitário de elétrons no átomo de nitrogênio (eletrodoadora, base de Lewis). 2,2',2"-Nitrilotrietanol (trietanolamina)

18 ÁGUA DESTILADA é aquela que é isenta de íons provenientes dos sais, bases, óxidos, ácidos nela dissolvidos. São removidos por um processo que envolve evaporação da água e sua posterior condensação. (1)Água em ebulição (vapor) (2) Bico de Bunsen (aquecimento) (3) Controle de temperatura (4) Resfriamento (condensação) (5) Coleta de água destilada

19 O termo destilação significa, também, remoção das matérias orgânicas e dos microorganismos. É necessário, ainda, o abrandamento da água, isto é, eliminação ou diminuição da dureza da água. Águas duras são as que contêm quantidades impróprias de sais de cálcio e magnésio, os quais são inconvenientes por formarem precipitados insolúveis, prejudicando a qualidade de cosméticos, por exemplo.

20 São usados diversos tipos de água que, dependendo do composto nutritivo aplicado no preparo, potencializam em até 50% a ação de cremes sobre pele e cabelo. A qualidade da água é, em muitos casos, até mais importante do que componentes ativos.

21 Encerrando... Só álcool gel não basta. É fundamental desenvolver o hábito de lavar as mãos regularmente.

22 Lave as mãos corretamente. Passo a passo …


Carregar ppt "Álcool gel Turmas 301-302 Prof. Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google