A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno"— Transcrição da apresentação:

1 POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno

2 UM GRANDE PAÍS OCIDENTAL
> 6% DAS TERRAS EMERSAS > 20,8% DAS AMÉRICAS > 47% DA AMÉRICA DO SUL.

3

4

5

6 POSIÇÃO ASTRONÔMICA LATITUDE LONGITUDE COORDENADAS FUSOS HORÁRIOSO
HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL

7 FUSO HORÁRIO NO BRASIL Antes de 1914, cada localidade brasileira marcava o tempo segundo o movimento aparente do sol, que atingia o ponto mais alto (culminante) às 12 horas; esse tempo fornecia a hora local, que difere segundo a posição geográfica de cada região. Foi no tempo de Henrique Morize, em 1914, que se adotou o sistema de hora oficial e dos fusos horários. Morize, nasceu em 1860, na França, e morreu no Rio de Janeiro. Foi o fundador dos estudos de física experimental no Brasil e deve-se a ele a fundação da Sociedade Brasileira de Ciências, em 1916. Como diretor do Observatório Astronômico, transformou esse observatório no primeiro da América do Sul.

8

9

10 GPS 24

11 Satélite orbitando a Terra.

12 Paralelos e meridianos

13

14 Segundo a Lei nº , de 24 de abril de 2008, a partir de zero hora de 24 de junho de 2008 passaram a vigorar no Brasil 3 (três) fusos horários.

15

16 RESPONDA. 1. O que é? Latitude Longitude Solstício Equinócio Fuso horário 2. Explique por que o horário de verão, que tem sido adotado pelo Brasil ininterruptamente desde 1985, não abrange a maioria dos estados das regiões Norte e Nordeste. 3. Quais as principais mudanças no sistema de fusos horários do Brasil, após a Lei /2008? 4. Por que a amplitude térmica na região Sul do Brasil é maior que a das outras regiões? 5. Qual a importância das coordenadas geográficas no processo de localização? 6. Como funciona um GPS?


Carregar ppt "POSIÇÃO ASTRONÔMICA DO BRASIL (NOTA DE AULA) Prof. Carlos Magno"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google