Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouKevin Saraiva Alterado mais de 9 anos atrás
1
unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta?
Da alfabetização cartográfica à leitura crítica e ao mapeamento consciente – unid-2 Representando a terra: como cartografar o planeta? Seção 2
2
Problematização: Quais as novas metodologias para o ensino de fuso horário e projeção cartográfica.
3
Fusos Horários
5
Problematização Por que existe uma tendência para padronização das horas mundiais?
6
Conceito: Faixas de horário único
Faixa de terras entre dois meridianos, equivalente a 15° no sentido da longitude.
7
CONTEXTO HISTÓRICO Até o século XIX havia grande variedade de horários. Exemplo: Europa havia 27 horas diferentes, hoje com 3 fusos horários; América do Norte havia 74 horas diferentes, hoje com 5 fusos horários. Conferências Conferência de Roma: em 1883, decidiu-se dividir a Terra em faixas de horário único (denominados de fusos horários). Mesmo com a conferência o problema continuou: a necessidade de se estabelecer linhas imaginárias de fronteiras entre fusos horários e, como consequência, o de ter-se que conviver com a situação de mudança brusca de horário (equivalente a uma hora) quando se atravessam essas fronteiras, ainda que a posição relativa do sol seja idêntica. Conferência de Washington: em 1884, onde 27 países reunidos, adotaram o meridiano de Greenwich como referência, já que a maior parte das cartas geográficas da época eram feitas pelos ingleses e destacavam esse meridiano.
8
Fatores que determinam os fusos horários
Movimento de Rotação Esfericidade da Terra Necessidade de padronização do tempo Permitir a expansão do capitalismo
9
iguais
11
75º 15+4=19 Em Berlim são 19h
12
Particularidades no manejo dos fusos
Quando o resultado do terceiro passo for maior que 24, refere-se ao dia seguinte. Subtrai o resultado de 24. Quando o resultado do terceiro passo for negativo, refere-se ao dia anterior. Subtrai 24 do módulo do resultado. Quando o resultado da divisão por 15 tiver resto, ele refere-se aos minutos. Multiplica o resto por 4. Quando se tem tempo de viagem, soma todo tempo gasto na viagem ao resultado final. Para encontrar o antípoda de uma longitude: subtrai o valor da longitude de 180 e inverte o hemisfério.
13
Fuso horário no Brasil Por que o Brasil possui mais de um fuso horário? O Brasil possui atualmente quantos fusos horários? O que há por trás da mudança de fusos horários no Brasil?
15
Fuso horário no Brasil O Brasil possui mais de um fuso horário, pois apresenta grande extensão territorial (4.319,4 Km) no sentido leste-oeste, fato que proporciona a existência de quatro fusos horários distintos, no entanto, graças ao Decreto n° /2008, o país passou a adotar somente três.
16
APLICANDO NA PRÁTICA
17
1) Responda: Uma expedição sai de Teresina, long 45°O, com destino à Savana Africana, long 30°L. Sabendo que nesse mesmo instante, na África são 17h. Que horas a expedição saiu de Teresina?
18
Jack partiu da China, long 120°L às 2h do dia 29/04 com destino a Manaus, long 60°O. Durante a viagem Jack fez escala em Londres, com duração de voo de 7h. Ele demorou 1 hora no aeroporto para embarcar novamente. Seguiu viagem para o Brasil, tendo como duração de voo 6 horas. Baseado nessas informações, responda? a) Determine a distância em graus da China para Manaus b) Determine a diferença horária entre China e Manaus c) Determine a distância aproximada em Km percorrida por Jack d) Determine o dia e horário de chegada e saída de Londres e) Determine o dia e hora de chegada em Manaus
19
1h (chegada) e 2h (saída) do dia 29/04
GABARITO a) Determine a distância em graus da China para Manaus 180 graus b) Determine a diferença horária entre China e Manaus 12 horas c) Determine a distância aproximada em Km percorrida por Jack km d) Determine o dia e horário de chegada e saída de Londres 1h (chegada) e 2h (saída) do dia 29/04 e) Determine o dia e hora de chegada em Manaus 4h do dia 29/04
20
3) Sabe-se que duas localidades A e B são antípodas e que “A” possui coordenadas 30°S, 150°O.
a) Qual a coordenada geográfica do ponto B? b) Que dia e horas são em “B” sabendo que em “A” são 18h do dia 02/05? c) Qual país/ região que corresponde o ponto A e B respectivamente?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.