A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO."— Transcrição da apresentação:

1 Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO FACULDADE DE ENFERMAGEM

2 Trata-se de um estudo componente do projeto Avaliação dos Múltiplos Custos em Saúde na Perspectiva dos Itinerários Terapêuticos (IT) de Famílias e da Produção de Cuidados em Saúde em Municípios de MT. Nosso foco foi a condição crônica de hanseníase e a necessidade de cuidados continuados abordada a partir do Itinerário Terapêutico empreendido por um adulto em busca de resolutividade às suas necessidades de saúde. - Edital PPSUS- Nº 010/ Aprovada pelo CEP - nº 307/CEP-HUJM/06 - Grupo de Pesquisa Enfermagem e Cidadania (GPESC/FAEN/UFMT) Projeto financiado pela FAPEMAT - Edital PPSUS- Nº 010/ Aprovada pelo CEP - nº 307/CEP-HUJM/06 - Grupo de Pesquisa Enfermagem e Cidadania (GPESC/FAEN/UFMT)

3 Pressupomos que o hanseniano busca por si só os serviços de saúde, onde não existindo: serviços de saúde adequadamente integrados, boas práticas de saúde, como acolhimento, diálogo, escuta e, principalmente, o saber técnico, que facilitariam o diagnóstico precoce da hanseníase Assim, questionamos: de que modo um adulto do Distrito da Guia/MT e sua família, tece sua busca por cuidados no Sistema Único de Saúde?

4 boas práticas profissionais Compreender como se efetiva na prática o princípio da integralidade na dimensão da integração dos serviços de saúde e das boas práticas profissionais a partir do Itinerário Terapêutico de um hanseniano na busca por resolutividade das necessidades de saúde.

5 Trata-se de um estudo qualitativo de natureza exploratória descritiva, realizado pelo método estudo de caso, por meio de entrevista em profundidade. Os dados foram colhidos em setembro/outubro de A análise foi realizada a partir da construção do Genograma/Ecomapa, em composição com IT visualizado como tecnologia avaliativa em saúde.

6

7

8 No ecomapa foi evidenciada a fragilidade das boas práticas de saúde. No IT foi possível observar que o princípio da integralidade se manifesta na sua dimensão de políticas de saúde mostrando uma adequada estruturação da rede hierárquica de saúde, embora ainda não se efetive como integração dos serviços de forma ampla, mas apenas de forma pontual.

9 Considera-se que as idas e vindas do usuário no sistema de saúde ocorreu muito mais conforme sua própria lógica do que por meio de referência e contra-referência. Constatamos também como repercussões da condição crônica na vida familiar a importância das redes sociais de apoio informais, uma vez que estas supriram muitas necessidades básicas e até financeiras.

10 ARAÚJO, Laura Filomena Santos; BELLATO, Roseney; SOUZA, Solange Pires Salomé de; MARUYAMA, Sônia Ayako Tao ; COSTA, Aldenan Lima Ribeiro Correa da. O itinerário terapêutico como tecnologia avaliativa da integralidade em saúde. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENFERMAGEM (59: 2007: Brasília, DF). Comunicação Oral. Anais / LIMA, Maria da Glória; PINHO, Diana Lúcia Moura; SANTOS, Erlita Rodrigues (Orgs.). Brasília: Associação Brasileira de Enfermagem, ISBN

11 MUITO OBRIGADO!!!


Carregar ppt "Autoras: Mona Lisa Rezende Carrijo Silvana Barbosa Pena Aldenan Lima Ribeiro Corrêa da Costa Anna Lucia Gawlinski de Arruda. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google