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Alocação de Salas Via Simulated Annealing
Daniela Leal de Barcelos Elayne Ferreira de Souza
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Simulated Annealing Proposto por Kirkpatrick et al. (1983)
Simula o processo de recozimento de materiais Admite soluções de piora para escapar de ótimos locais Técnica de pesquisa local
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Sobre o problema: O problema de alocação de salas (PAS) diz respeito à distribuição de aulas, com horários previamente estabelecidos, a salas, respeitando-se um conjunto de restrições de várias naturezas (Schaefer 1999).
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Descrição do problema em questão
Problema fictício com os seguintes atributos: Número de salas - 8 sendo 7 reais e uma virtual Número de horários – 90 17 horários de segunda a sexta-feira e 5 horários aos sábados
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Descrição do problema em questão
Capacidade das Salas Sala virtual 1 2 3 4 5 6 7 Capac 70 60 44 55
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Descrição do problema em questão
Número de aulas sendo 7 reais e uma virtual. Cada aula tem como características: Sigla que representa o departamento do qual faz parte; Código da disciplina; Código da turma matriculada;
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Descrição do problema em questão
Indicador se a aula é teórica ou prática; Dias em que é disponibilizada; Horário de início e fim; Demanda da turma; Semanalmente, o número de aulas de uma certa disciplina é de no máximo 6 horários.
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Descrição do problema em questão
Restrições Uma sala não pode ser alocada para uma turma maior que sua capacidade; Uma aula deve ser dada em, no máximo, 3 dias durante a semana;
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Descrição do problema em questão
Uma turma não pode ocupar mais de uma sala em um mesmo intervalo de horários; Evitar a ociosidade de carteiras em uma sala; Uma mesma sala não pode ser ocupada por mais de uma turma ao mesmo tempo.
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Modelagem do problema Representação
A soluções inicial e final do problema são representadas por matrizes com 91 linhas e 8 colunas, onde as linhas representam os horários disponíveis e as colunas representam as salas. São definidas, respectivamente como: tabelaS0; tabelaSstar.
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Vizinhança É considerada um vizinho da solução corrente, a solução criada através dos movimentos de troca e alocação, onde: Troca corresponde a inserção de um determinado elemento em uma posição vazia. Alocação corresponde a trocar a(s) sala(s) de uma turma por outra sala vazia no mesmo horário.
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Função objetivo A função objetivo consiste no valor das penalidades referentes a não cumprimento de um requisito. É considerado essencial o fato de uma sala não poder ter sobrecarga de alunos. Caso isso ocorra, é gerada uma inviabilidade na solução.
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Função objetivo Outra penalidade que pode ser calculada é o fato de haver ociosidade de carteiras. Neste caso, o valor adicional à função objetiva será 1 e inviabilidades não serão geradas.
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int fo = ∑(pexcesso + pocisidade)
Função objetivo O cálculo da função objetivo é representado através do somatório de todas as penalidades sofridas. Sendo pexcesso a penalidade por excesso e pociosidade, a penalidade por ociosidade, temos: int fo = ∑(pexcesso + pocisidade)
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Solução inicial São escolhidos, aleatoriamente, uma sala e um horário. Caso neste instante esta sala já esteja ocupada, uma nova escolha aleatória é efetuada; É usada neste caso uma semente igual a 1000.
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Solução final É gerada utilizando o método de Simulated Annealing com os seguintes parâmetros: Número Máximo de iterações em uma dada temperatura – 500; Temperatura Inicial – obtida através de uma função auto-adaptativa; Coeficiente de resfriamento – 0,99;
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Solução final O valor final da função objetivo é representada pelo menor valor das fo’s de todas as soluções encontradas.
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Resultados Computacionais
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Conclusão Os resultados obtidos com a utilização do método Simulated Annealing foram satisfatórios. Porém, poderia ser interessante refinar a solução final deste problema utilizando uma outra metaheurística. Essa etapa ajustaria ainda mais as aulas às salas disponíveis.
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