A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ROBSON BARBOSA VILELA GA GDI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ROBSON BARBOSA VILELA GA GDI"— Transcrição da apresentação:

1 ROBSON BARBOSA VILELA GA 2011-2012 GDI 2013-2014
PLANO DE LIDERANÇA DE CLUBE PLC PLANO DE LIDERANÇA DISTRIAL-PLD PLD ROBSON BARBOSA VILELA GA GDI

2 O PLC pode fazer seu clube se tornar tudo isso.
Seu Rotary Club Como é o seu clube? É divertido e dinâmico? Possui posição de destaque da qual se orgulha? Ele possui identidade própria? É conhecido por alguma atividade em particular? Existe diversidade em seu quadro associativo? Está aberto a novas idéias? O seu clube é tudo que você queria que fosse? O PLC pode fazer seu clube se tornar tudo isso.

3 PLC É um PLANO ESTRATÉGICO que determina a maneira como o clube pretende chegar a ser um Clube Eficaz. Extensão do PLD. Permite o desenvolvimento de procedimentos e o estabelecimento de medidas que possibilitem o atendimento às metas estabelecidas por Rotary International, pela governadoria e pelos próprios clubes.

4 Clubes eficazes procuram alcançar o Objetivo de Rotary

5 Como surgiu o PLC A segunda reunião do CD de RI do período realizada na cidade de Evanston, nos Estados Unidos, dentre outras providencias, examinou relatórios diversos apresentados por cerca de 17 comissões e, em conseqüência, tomou 158 decisões. Dentre essas decisões uma das mais importantes foi a recomendação da implantação do Plano de Liderança de Clubes – PLC, para todos os clubes considerados eficazes.

6 Objetivos a serem alcançados
O primeiro objetivo a alcançar com a adoção do Plano de Liderança de Clubes é a implantação de uma estrutura que possibilitará o atingimento por esses clubes do conceito de eficácia. Lembremo-nos dos elementos definidos por Rotary International para conceituar um clube eficaz:

7 CLUBES EFICAZES/PLC CONSELHO DIRETOR OBJETIVOS AVENIDAS DE SERVIÇOS
NORMAS DE ROTARY INTERNATIONAL COMISSÕES DO CLUBE OUTROS CLUBES EQUIPE DISTRITAL RI Strategic Plan Update Sep - Nov 2010

8 REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DO CLUBE Primeira providência
Deve ser ressaltado que uma das medidas preliminares mais urgentes a serem tomadas pelos clubes é a revisão do Regimento Interno do Clube, tomando como referência o novo modelo de regimento interno proposto por Rotary International, com a recomendação da sua adoção em todos os Rotary Clubs.

9 PLC CLUBES NOVOS: Os clubes novos, devem providenciar o registro de sua documentação (Ata de fundação, Estatutos e Regimento Interno) – CNPJ. CLUBES ANTIGOS: Que ainda não possui o registro dos documentos, deve providenciar, sob pena de não conseguir implantar o PLC.

10 Diretrizes recomendadas referem-se às funções que todo clube necessita executar para ser eficaz
Desenvolver plano de longo prazo  que incorpore os elementos de um Clube Eficaz.  Estabelecer metas anuais usando as diretrizes para aumentar a eficácia do clube e o plano de longo prazo. Realizar assembléias de clube periodicamente Manter abertos os canais de comunicação Possibilitar a continuidade da liderança, enfatizando o planejamento da transferência das responsabilidades do cargo de modo a favorecer o treinamento dos furos lideres.

11 Diretrizes recomendadas referem-se às funções que todo clube necessita executar para ser eficaz
Alterar o regimento interno para refletir as práticas atuais do clube – estrutura das comissões – papeis e responsabilidades dos líderes. Promover oportunidades de networking e socialização – aumentar o companheirismo. Oferecer treinamentos constantes e consistentes Formar comissões que atendam às necessidades do clube

12 Na nova estrutura, os clubes poderão ter um Conselho Diretor com poucos membros e com isso ganhar muita agilidade nas decisões. A composição mínima é de 4 membros, isto é: Presidente, Vice-Presidente, Ex-Presidente e Próximo-Presidente

13 Com a implantação do PLD e do PLC, os clubes de Rotary perdem um pouco o perfil de clube social e reaproximam mais do seu objetivo que é estimular e fomentar o ideal de servir.

14 Atribuições e responsabilidades gerais
AVENIDAS DE SERVIÇOS passam a ter um caráter precipuamente normativo, filosófico e, fundamentalmente, de planejamento e assessoramento ao presidente e ao conselho diretor do clube. COMISSÕES As comissões executivas permanentes do clube deverão ser organizadas e implantadas da seguinte forma: Admistração, Relaçoes Públicas, Desenvolvimento do quadro social, Projetos de prestação de serviços e Fundação Rotária.

15 Special Training Action Rotary Treinamento Especial para Ação Rotária
STAR Special Training Action Rotary Treinamento Especial para Ação Rotária O programa STAR foi desenvolvido pelo Rotary Club de El Paso, Texas, EUA, em 1976, com a finalidade de envolver e engajar novos associados, e prioriza o treinamento de todos os sócios na arte de liderança. Escolinha Rotária.

16 Observações complementares
Poderão ser criadas comissões adicionais à medida que se fizerem necessárias; Todos deverão participar da assembléia distrital antes de assumirem o cargo; Todos deverão trabalhar em conjunto com os governadores assistentes e os dirigentes das comissões distritais afins; O presidente eleito, o atual e o ex-presidente devem, sob a liderança e iniciativa do presidente atual, estabelecer condições de trabalho conjunto visando garantir a continuidade e o sucesso da liderança e do processo de planejamento da transferência de atribuições decorrente da transferência de cargos;

17 Assembleias de Clube Realize Assembleias trimestrais para solicitar ideias inovadoras, dar destaque a realizações e promover projetos. Peça a opinião dos associados sobre práticas, projetos e atividades do clube.

18 Comunicação clara Quem se comunica com os líderes distritais?
Como os associados dão suas opiniões? Que tipo de informação deve ser postada na internet?

19 Regimento Interno Analise o Regimento Interno do Clube anualmente.
Identifique mudanças necessárias. Permita que os associados deem novas ideias. Teste novas ideias antes de alterar o Regimento Interno.

20 Observações complementares
O presidente eleito indicará ao presidente atual, o mais rápido possível, os nomes dos futuros titulares das quatro avenidas de serviços; Os presidente das Av. de Serviços, das comissões executivas, da tesouraria, da secretaria e do protocolo, deverão fazer parte das correspondentes equipes atuais como participantes imediatos; O presidente eleito deverá conduzir reuniões de planejamento com sua futura equipe, antes do início do seu mandato e independentemente dos seminários distritais de treinamento.

21 Considerações finais Considerando que a reunião ordinária semanal de um Rotary Club é a oportunidade sublime do reencontro do associado com a sua instituição, é recomendável que o clube reexamine periodicamente o conteúdo e o perfil das suas reuniões ordinárias, lembrando, inclusive, que essas reuniões, na medida do possível, devem ser reuniões dinâmicas, objetivas, equilibradas e alegres.

22 Deve-se sempre ter em mente que o companheirismo é a mola mestra do sucesso das diferentes atividades desenvolvidas por um Rotary Club e deve ter papel de destaque nas suas reuniões ordinárias.

23 Se assim procedermos deixaremos de ser, muitas vezes, meros espectadores da evolução das atividades rotárias dos nossos Clubes e passaremos a ser melhores atores e, também, quem sabe, autores dessas atividades e, conseqüentemente, da história rotária dos nossos clubes.

24 Tradição e inovação Os primeiros 4 Rotarianos Bolsistas Rotary pela paz

25 Publicação “Seja um Clube Dinâmico”
Guia para ajudar na criação do Plano de Liderança de Clube. Descrição de 10 melhores práticas. Recurso para revigorar o clube.

26 Como usar o guia Analise as melhores práticas.
Identifique áreas que possam ser aprimoradas. Pense em novas ideias. Teste novas práticas.

27 Implantando seu Plano de Liderança de Clube
Seja um Clube Dinâmico Implantando seu Plano de Liderança de Clube Anotações para o apresentador As observações em cada slide são para uso do apresentador e oferecem informações sobre o texto nos slides e atividades opcionais para tornar a apresentação mais interativa. Seu público pode ser seu próprio clube, associados de vários clubes ou um clube que não seja o seu. Faça as adaptações conforme necessário. Atividade Faça as seguintes perguntas aos participantes: Como é o seu clube? É divertido e dinâmico? É diversificado e aberto a novas ideias? Os associados são participativos? Como o seu clube pode se tornar mais dinâmico?

28 Robson Barbosa Vilela GDI 2013/2014
OBRIGADO! Robson Barbosa Vilela GDI 2013/2014


Carregar ppt "ROBSON BARBOSA VILELA GA GDI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google