A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elaboração de relatório

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elaboração de relatório"— Transcrição da apresentação:

1 Elaboração de relatório
Segundo as normas da ABNT, os relatórios técnico-científico, são documentos que relatam formalmente os resultados de uma pesquisa científica ou descrevem uma questão técnica ou científica. Apresentam sistematicamente informações suficiente para se traçar conclusões e recomendações a respeito da temática analisada.

2 Estrutura do relatório
Parte 01: Introdução (uma breve apresentação das atividades que serão relatadas, a relevância das mesmas e os objetivos pretendidos); Parte 02: Relato das atividades (pode ser organizado em etapas ou fases. Deve vir numa seqüência lógica e cronológica , aponta facilidades e dificuldades e referir suas impressões pessoais sobre a atividade); e Parte 03: Considerações finais (constatações finais, impressões gerais sobre as atividades, sugestões e/ou proposições). Bibliografia Anexo/s

3 Artigos científicos O que é um artigo?
São trabalhos elaborados para serem publicados em revistas ou periódicos especializados. Deverá ser organizado segundo as normas das revistas ou editora à qual será encaminhado. Exemplo: Orientações a colaboradores da revista Educação & realidade da UFRGS. A revista: Educação & realidade aceita para publicação artigos relacionados com a educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, reflexões sobre práticas concretas (relatos de experiências, discussões polêmicas, etc. Os textos devem ser inéditos, de autor/es brasileiro/s e estrangeiro/s, em português ou espanhol.

4 Continuação O texto não deve exceder a 40 laudas (folhas) de, aproximadamente, 25 linhas cada uma, digitadas em espaço 1,5, em fonte de corpo 12. as matérias devem ser antecedidas do título em português e inglês e de resumo e abstract que não ultrapasse,m 10 linhas, com indicação de pelos menos três palavras chaves – ( e key- /words). O/s autor/a deve fornecer, também, dados relativos à instituição e área em que atua, bem como indicar endereço para correspondência com leitores/as. As referências devem ser incorporadas no texto e as notas (se houver) devem ser explicativas.

5 Tipos de artigos Artigo de revisão teórica (Resultado de uma pesquisa bibliográfica); Artigo de resultado de pesquisa de campo (Resultado de uma pesquisa de campo); e Artigo de relato de experiência (Descrição de uma experiência vivida) Os três tipos podem ser apresentados em eventos científicos e/ou publicados em periódicos. Obs: as notas de pesquisa trazem informações teórico-metodológicas sobre o tema em estudo, cuja pesquisa não foi concluída, podendo apresentar resultados parciais ou primeiros resultados. Isso garante a prioridade de autoria sobre o que está pesquisando e escrevendo e possibilita o diálogo com outros pesquisadores/as.

6 Estrutura dissertativa de artigos
Introdução (todos os tipos de artigos) Apresenta o tema do artigo, qual é o objetivo de escrever sobre ele, a razão da escolha (justificativa) e por que o tema é importante. Deve ser escrita no tempo presente. Desenvolvimento Artigo de revisão teórica Apresenta o resultado da pesquisa bibliográfica sobre o tema escolhido, podendo ser subdividido em subtítulos. Deve conter as citações dos autores lidos e consultados de acordo com os sistemas de citação da ABNT.

7 Estrutura dissertativa de artigos
Artigos de resultado de pesquisa Apresenta a revisão da literatura (pesquisa bibliográfica), a metodologia utilizada para realizar a pesquisa de campo (método, local, informantes, técnicas de coleta de dados e análise) e, os resultados obtidos (apresentação, análise e discussão com base na revisão da leitura). Artigos de relato de experiência Apresenta o relato de uma experiência/vivência, como, por exemplo: a aplicação de uma técnica com base na revisão de uma atividade etc.

8 Estrutura dissertativa de artigos
Considerações finais (para todos os tipos de artigos) Deve estar coerentes com o desenvolvimento do trabalho; pode evidenciar o que foi alcançado com o estudo, possíveis contribuições; pode sugerir e incluir recomendações de ordem prática. Paper (é um pequeno artigo), cujas características podem convencionalmente consistir em atividade acadêmica, servindo usualmente como um trabalho escrito para a avaliação do desempenho em seminários, cursos e disciplinas. Devem possuir a mesma estrutura formal de um artigo.


Carregar ppt "Elaboração de relatório"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google