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Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng

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Apresentação em tema: "Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng"— Transcrição da apresentação:

1 Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Curso Técnico em Mecânica Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng

2 O que é um relatório? Documento técnico e/ou acadêmico no qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisa ou para se “relatar” a execução de serviços ou experiências.

3 Tipos Administrativo De viagem e de visita De estágio
De atividade prática Técnico-científico

4 Fases Plano inicial Coleta e organização do material Redação

5 Estrutura do relatório
Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais

6

7 Elementos pré-textuais
Obs.: Geralmente é a ultima parte a ser escrita Capa Folha de rosto Resumo Sumário Listas (+ que 5 itens) Agradecimento/dedicatória... Obrigatório

8 Elementos pré-textuais
Resumo (é o ultimo item a ser escrito!) Função: fornecer ao leitor uma idéia sintetizada do que se trata o documento escrito Deve englobar de forma sintetizada: Objetivo Metodologia utilizada Resultados

9 Elementos Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão

10 Elementos Textuais Introdução: Deve responder basicamente 7 questões:
O que? Como? Quando? Por quê? Para quem? Quem? Onde? Onde geralmente ocorrem os problemas

11 Elementos Textuais Desenvolvimento:
É o corpo do trabalho em si. Aqui deve aparecer o conteúdo a ser relatado, com os detalhes do que se está relatando. Normalmente o redator se apega a detalhes desnecessários, como histórico da empresa, entre outros, e se esquece do principal: o que foi efetivamente realizado Outro problema comum é coesão do texto: normalmente falta conexão das diferentes partes do texto.

12 Elementos Textuais Desenvolvimento:
O trabalho deve trazer uma pequena revisão bibliográfica para contextualizar o problema Se for possível ter o “estado da arte” do assunto. Em seguida deve-se aproveitar a revisão para inserir o trabalho a ser abordado neste contexto Trazer o detalhamento das atividades, apresen- tando-as e discutindo-as quando necessário. Usar linguagem técnica impessoal

13 Elementos Textuais Desenvolvimento:
As siglas devem ser escritas por extenso na primeira vez em que aparecem, seguidas da abreviatura. Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico.

14 Elementos Textuais Conclusão:
Análise de como foi o trabalho desenvolvido; Resultado Orientação para o “passo seguinte”

15 Elementos Pós-Textuais
Referências Apêndices Anexos

16 Elementos Pós-Textuais
Referências: As referências consistem na listagem com as informações sobre todas as fontes/autores mencionados no texto. Sua elaboração deve seguir a norma da ABNT 6023:2002. A biblioteca universitária da UFSC disponibiliza uma ferramenta online de elaboração de referências: O site da bu da UFSC disponibiliza várias informações sobre formatação de trabalhos técnicos. Vale a pena conferir!!!

17 Elementos Pós-Textuais
Apêndices: São textos ou documentos elaborados pelo autor do trabalho em questão. Servem para complementar a argumentação. Os apêndices devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos

18 Elementos Pós-Textuais
Anexos: São textos ou documentos não elaborados pelo autor do trabalho em questão. Servem para fundamentação comprovação e/ou ilustração. Os anexos devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos


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