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PublicouKauany Hiza Alterado mais de 9 anos atrás
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Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
Instituto Federal de Santa Catarina Campus Florianópolis Departamento Acadêmico de Metal Mecânica Curso Técnico em Mecânica Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
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O que é um relatório? Documento técnico e/ou acadêmico no qual se descrevem fatos verificados mediante pesquisa ou para se “relatar” a execução de serviços ou experiências.
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Tipos Administrativo De viagem e de visita De estágio
De atividade prática Técnico-científico
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Fases Plano inicial Coleta e organização do material Redação
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Estrutura do relatório
Elementos pré-textuais Elementos textuais Elementos pós-textuais
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Elementos pré-textuais
Obs.: Geralmente é a ultima parte a ser escrita Capa Folha de rosto Resumo Sumário Listas (+ que 5 itens) Agradecimento/dedicatória... Obrigatório
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Elementos pré-textuais
Resumo (é o ultimo item a ser escrito!) Função: fornecer ao leitor uma idéia sintetizada do que se trata o documento escrito Deve englobar de forma sintetizada: Objetivo Metodologia utilizada Resultados
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Elementos Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão
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Elementos Textuais Introdução: Deve responder basicamente 7 questões:
O que? Como? Quando? Por quê? Para quem? Quem? Onde? Onde geralmente ocorrem os problemas
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Elementos Textuais Desenvolvimento:
É o corpo do trabalho em si. Aqui deve aparecer o conteúdo a ser relatado, com os detalhes do que se está relatando. Normalmente o redator se apega a detalhes desnecessários, como histórico da empresa, entre outros, e se esquece do principal: o que foi efetivamente realizado Outro problema comum é coesão do texto: normalmente falta conexão das diferentes partes do texto.
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Elementos Textuais Desenvolvimento:
O trabalho deve trazer uma pequena revisão bibliográfica para contextualizar o problema Se for possível ter o “estado da arte” do assunto. Em seguida deve-se aproveitar a revisão para inserir o trabalho a ser abordado neste contexto Trazer o detalhamento das atividades, apresen- tando-as e discutindo-as quando necessário. Usar linguagem técnica impessoal
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Elementos Textuais Desenvolvimento:
As siglas devem ser escritas por extenso na primeira vez em que aparecem, seguidas da abreviatura. Palavras de língua estrangeira devem ser escritas em itálico.
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Elementos Textuais Conclusão:
Análise de como foi o trabalho desenvolvido; Resultado Orientação para o “passo seguinte”
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Elementos Pós-Textuais
Referências Apêndices Anexos
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Elementos Pós-Textuais
Referências: As referências consistem na listagem com as informações sobre todas as fontes/autores mencionados no texto. Sua elaboração deve seguir a norma da ABNT 6023:2002. A biblioteca universitária da UFSC disponibiliza uma ferramenta online de elaboração de referências: O site da bu da UFSC disponibiliza várias informações sobre formatação de trabalhos técnicos. Vale a pena conferir!!!
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Elementos Pós-Textuais
Apêndices: São textos ou documentos elaborados pelo autor do trabalho em questão. Servem para complementar a argumentação. Os apêndices devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos
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Elementos Pós-Textuais
Anexos: São textos ou documentos não elaborados pelo autor do trabalho em questão. Servem para fundamentação comprovação e/ou ilustração. Os anexos devem ser identificados através de letras maiúsculas consecutivas e seus respectivos títulos
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