A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PATRIMONIO PÚBLICO PARA USO PÚBLICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PATRIMONIO PÚBLICO PARA USO PÚBLICO"— Transcrição da apresentação:

1 PATRIMONIO PÚBLICO PARA USO PÚBLICO
A destruição da Rampa do Calabouço uma história que não pode ser esquecida...

2 Vista aérea da rampa do Calabouço, antes de sua destruição, sob pretexto das obras do Pan, por volta de 2006.

3 Calabouço, meados dos anos 70

4 Regatas no Calabouço

5 A declividade da antiga rampa do Calabouço foi usada para escoar transito interno da Marina da Gloria até a av. Alm. Silvio de Noronha. A pista interna foi construída ilegalmente, sobre rochas, no contorno da enseada.

6 Pista interna para veículos, conectando a Marina da Gloria até a av
Pista interna para veículos, conectando a Marina da Gloria até a av. Alm. Silvio de Noronha, construída “na marra”, com o beneplácito da Prefeitura. DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS: Para os clubes náuticos, que historicamente solicitavam autorização para uso desta mesma área defronte às suas garagens, a “justificativa” pela negação dos pedidos era que “a área é tombada”...

7 A Marina da Gloria mantem ILEGALMENTE grades impedindo o acesso ao mar, na área da antiga rampa do Calabouço, como “reserva de mercado” para futuras expansões de seus negócios no local.

8 Prejuízos para os Clubes Náuticos do Calabouço:
Impedimento de lançar barcos ao mar; Impedimento de desenvolver novas atividades com outros esportes náuticos, tais como a canoagem, canoa havaiana, remo de mar (“coastal”), prancha a remo (“stand up paddle”), etc; Impedimento de oferecer novas opções náuticas de atividades ao ar livre , para uma população que poderia utilizar a ciclovia e vestiários dos clubes, antes de seguir para o trabalho no Centro. Prejuízos para a população: A rampa (pública!) do Calabouço poderia ser usada como suporte à atividades náuticas populares, permitindo fácil acesso ao mar de pequenos barcos ou pranchas, transportados no teto de veículos que poderiam ser estacionados nas proximidades; Impede que a população se “aproprie” e desenvolva um sentimento de pertença da Baia de Guanabara; Prejuízo para o desenvolvimento da indústria náutica de barcos de pequeno porte; Prejuízo para o desenvolvimento de uma “cultura náutica “ na população carioca.

9 Regata promovida pela Federação de Remo em 2010, após 30 anos sem competições no Calabouço

10 Ultima ameaça: novo projeto da Marina da Gloria (2014)
=> ocupação da área defronte aos clubes de remo do Calabouço

11 Ultima ameaça: novo projeto da Marina da Gloria (2014)
=> ocupação da área defronte aos clubes de remo do Calabouço

12 Rampa do Calabouço: Patrimônio Público para Uso Público!
Ação Civil Pública (MPF) – 5ª turma TRF2 Gab. 14 IPHAN – Protocolo nº / SPU – Processos: / (FRERJ) / (Internacional) / (MPF) / (FRERJ) Todos apensados ao processo: / do Clube de Regatas Vasco da Gama


Carregar ppt "PATRIMONIO PÚBLICO PARA USO PÚBLICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google