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1 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

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1 1 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS

2 2 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS OBJETIVO FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 3 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS ROTEIRO DE AULAS AULA 1 - Realidade de Mercado e a Cadeia de Mudança AULA 2 - A Empresa Voltada Para o Mercado AULA 3 - Princípios Norteadores: Missão, Valores e Objetivos AULA 4 - Ambiente Econômico AULA 5 - Ambiente Sócio-Cultural AULA 6 - Ambiente Político-Legislativo AULA 7 - Ambiente Tecnológico AULA 8 - Cenários Geral e Setorial AULA 9 - Ameaças e Oportunidades AULA 10 - Apresentação de trabalhos de grupo AULA 11 - SABADO - Prova Departamental

4 4 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AVALIAÇÃO PRODUTO: –Trabalho em Grupo - Cenários30% – Prova Departamental20% PROCESSO –Leituras, participação, artigos para aula, 50% construção do trabalho, trabalhos extra sala.

5 5 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

6 6 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

7 7 AMBIENTE DE NEGÓCIOS BIBLIOGRAFIA PARCIAL Dominando a Administração - Makron A Arte da Previsão - Peter Schwartz A Comunidade do Futuro - Futura Feitas para Durar - Porras Visão - Quigley The Art of the Long View :Planning for the Future in na Uncertain World - Peter Schwartz; Bold New World : The Essential Road Map to the Twenty-First Century - William Knoke; Trends 2000 : How to Prepare for and Profit from the Changes of the 21st Century - Gerald Celente;

8 8 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE NEGÓCIOS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO O PROGRAMA DA ESPM VAI ANALISAR COM VOCÊ O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E LOGO VOCÊ ESTARÁ QUALIFICADO PARA FAZER SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

9 9 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

10 10 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AMBIENTE DE MARKETING EMPRESA PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PREÇO PESQUISA PRODUTO DISTRIBUIÇÃO COMUNICAÇÃO MERCADO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC

11 11 AMBIENTE DE NEGÓCIOS CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS PLANO DE AÇÕES 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) AÇÕES ESTRATÉGICASORÇAMENTO ESTRATÉGICO 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS DIRETRIZESESTRATÉGIAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS VISÃO MISSÃO OBJETIVOSVALORES CORE BUSINESS CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

12 12 AMBIENTE DE NEGÓCIOS CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS PLANO DE AÇÕES 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) AÇÕES ESTRATÉGICASORÇAMENTO ESTRATÉGICO 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS DIRETRIZESESTRATÉGIAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS VISÃO MISSÃO OBJETIVOSVALORES CORE BUSINESS CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

13 13 AMBIENTE DE NEGÓCIOS OLHANDO PARA O MUNDO

14 14 AMBIENTE DE NEGÓCIOS SOCIEDADE FONTE DE CONHECIMENTO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) AGRICOLA PASSADO TERRA INDUSTRIAL PRESENTE CAPITAL DE INFORMAÇÃO FUTURO CONHECIMENTO EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES

15 15 AMBIENTE DE NEGÓCIOS A Cadeia de Mudanças do Mercado PASSADOPRESENTEFUTURO Merc.. CrescimentoMerc.. SaturadoMerc.. Misto ComoditiesSegmentaçãoNichos/Finches Prod. em SérieProd. c/ Valor Agreg.Prod. Virtual Foco no ProdutoFoco no ClienteFoco Cliente Ind.. ProdutividadeQualidade TotalQualidade Ideal Revol. IndustrialRevol. ServiçoRevol. Velocidade

16 16 AMBIENTE DE NEGÓCIOS O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

17 17 AMBIENTE DE NEGÓCIOS ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

18 18 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA TENDÊNCIA MEGATENDÊNCIA NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

19 19 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS (JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECO-NOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

20 20 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS (JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

21 21 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS (JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

22 22 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS (JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

23 23 AMBIENTE DE NEGÓCIOS ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

24 24 AMBIENTE DE NEGÓCIOS ENCASULAMENTO FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

25 25 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AVENTURA, MAS NÃO MUITO PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

26 26 AMBIENTE DE NEGÓCIOS PEQUENOS LUXOS CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

27 27 AMBIENTE DE NEGÓCIOS 1- Trazer artigos e material publicado sobre dados de mercados, tendências diferentes das vistas até agora em aula e que consideramos já instaladas. EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

28 28 AMBIENTE DE NEGÓCIOS 2- FORME COM SEUS COLEGAS UM GRUPO DE ATÉ 6 PESSOAS E ESCOLHA UMA EMPRESA REAL SOBRE A QUAL FARÃO O TRABALHO FINAL DO MÓDULO. EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

29 29 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 2 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

30 30 AMBIENTE DE NEGÓCIOS O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

31 31 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

32 32 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

33 33 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil e mundo) POLITIZADO CONSCIENTE COM ESCALA DE VALORES DEFINIDA DEFESA LEGAL DO CONSUMIDOR

34 34 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

35 35 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

36 36 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição FABRICANTE ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTACONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE- GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA- CIONAIS

37 37 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

38 38 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

39 39 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

40 40 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão chegando, diferentes das vistas até agora. EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

41 41 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES

42 42 AMBIENTE DE NEGÓCIOS A VISÃO EMPRESARIAL

43 43 AMBIENTE DE NEGÓCIOS O CONJUNTO DESTES TRÊS ELEMENTOS FORMAM A VISÃO DE EMPRESA VALORES MISSÃO OBJETIVOS VISÃO

44 44 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MISSÃO É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O CORE BUSINESS OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

45 45 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MISSÃO ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA: ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

46 46 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MISSÃO ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender) O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

47 47 AMBIENTE DE NEGÓCIOS MISSÃO IMPORTANTE: INTERLIGUE SUA DEFINIÇÃO DE MISSÃO COM AS SUAS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS POR MEIO DE UM CONJUNTO DE OBJETIVOS QUE SEJAM, AO MESMO TEMPO, ESPECÍFICOS E DESAFIADORES VISÃO, JOSEPH V. QUIGLEY, MAKRON BOOKS.

48 48 AMBIENTE DE NEGÓCIOS OBJETIVOS DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

49 49 AMBIENTE DE NEGÓCIOS VALORES CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

50 50 AMBIENTE DE NEGÓCIOS ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO

51 51 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FATORES-CHAVE DE SUCESSO FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCSs)FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCSs) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios

52 52 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FATORES-CHAVE DE SUCESSO Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo

53 53 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FATORES-CHAVE DE SUCESSO Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: –Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ?

54 54 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FCSs : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor Industrial –Abastecimento De Matérias-primas –Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia –Reputação Da Empresa –Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities –Preços Competitivos Setor Financeiro –Credibilidade

55 55 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FCSs : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS Setor de Serviços –Agilidade Operacional –Suporte Técnico Setor de Bebidas –Distribuição Setores de Varejo e Atacado –Diversidade De Produtos –Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis –Localização

56 56 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FCSs NA ANÁLISE ESTRATÉGICA REDUZIDOO número de FCSs para uma empresa deve ser REDUZIDO CRIA FOCOA identificação dos FCSs facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCSs depende diretamente da definição da Visão da empresa

57 57 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA Pesquise algumas Missões e Visões de empresas conhecidas - Critique Re-escreva aquelas que merecem

58 58 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente econômico. EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

59 59 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 4 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO

60 60 AMBIENTE DE NEGÓCIOS CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem: –Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. –Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo –Construção da grande história (cenário)

61 61 AMBIENTE DE NEGÓCIOS SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: AmbientesEventos Econômico X. Sócio Cultural X. Político Legislativo Tecnológico X X.

62 62 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE ECONÔMICO

63 63 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente sócio- cultural. EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

64 64 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 5 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

65 65 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

66 66 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente político- legislativo EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

67 67 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 6 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO

68 68 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE POLÍTICO- LEGISLATIVO

69 69 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente tecnológico EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

70 70 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 7 AMBIENTE TECNOLÓGICO

71 71 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE TECNOLÓGICO

72 72 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRAGA UMA ANÁLISE DAS PREVISÕES FEITAS POR VOCÊ PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

73 73 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 8 A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL

74 74 AMBIENTE DE NEGÓCIOS CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

75 75 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE ECONÔMICO

76 76 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

77 77 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE POLÍTICO- LEGISLATIVO

78 78 AMBIENTE DE NEGÓCIOS EVENTOS SITUAÇÃO HOJE HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS AMBIENTE TECNOLÓGICO

79 79 AMBIENTE DE NEGÓCIOS CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

80 80 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRAGA UMA ANÁLISE DO SEU CENÁRIO FOCANDO PONTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS QUE ELE APRESENTA PARA O DESEMPENHO DA SUA EMPRESA EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

81 81 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 9 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

82 82 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !) AMEAÇA

83 83 AMBIENTE DE NEGÓCIOS Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso OPORTUNIDADE

84 84 AMBIENTE DE NEGÓCIOS FINALIZE O TRABALHO EM GRUPO PARA APRESENTAÇÃO EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA

85 85 AMBIENTE DE NEGÓCIOS AULA 10 Apresentação dos Trabalhos de Grupo AULA 10 Apresentação dos Trabalhos de Grupo

86 86 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRABALHO ESCRITO Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

87 87 AMBIENTE DE NEGÓCIOS TRABALHO ORAL Empresa Real Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades


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