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AMBIENTE DE NEGÓCIOS.

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Apresentação em tema: "AMBIENTE DE NEGÓCIOS."— Transcrição da apresentação:

1 AMBIENTE DE NEGÓCIOS

2 MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS OBJETIVO
FACILITAR A ORDENAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS, O ENTENDIMENTO DO QUE É UM AMBIENTE DE NEGÓCIOS E DE EMPRESAS E POSSIBILITAR O INICIO DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

3 MÓDULO: AMBIENTE DE NEGÓCIOS ROTEIRO DE AULAS
AULA 1 - Realidade de Mercado e a Cadeia de Mudança AULA 2 - A Empresa Voltada Para o Mercado AULA 3 - Princípios Norteadores: Missão, Valores e Objetivos AULA 4 - Ambiente Econômico AULA 5 - Ambiente Sócio-Cultural AULA 6 - Ambiente Político-Legislativo AULA 7 - Ambiente Tecnológico AULA 8 - Cenários Geral e Setorial AULA 9 - Ameaças e Oportunidades AULA 10 - Apresentação de trabalhos de grupo AULA 11 - SABADO - Prova Departamental

4 AVALIAÇÃO PRODUTO: PROCESSO Trabalho em Grupo - Cenários 30%
Prova Departamental 20% PROCESSO Leituras, participação, artigos para aula, 50% construção do trabalho, trabalhos extra sala.

5 TRABALHO ESCRITO Empresa Real
Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

6 TRABALHO ORAL Empresa Real
Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

7 BIBLIOGRAFIA PARCIAL Dominando a Administração - Makron
A Arte da Previsão - Peter Schwartz A Comunidade do Futuro - Futura Feitas para Durar - Porras Visão - Quigley The Art of the Long View :Planning for the Future in na Uncertain World - Peter Schwartz; Bold New World : The Essential Road Map to the Twenty-First Century - William Knoke; Trends 2000 : How to Prepare for and Profit from the Changes of the 21st Century - Gerald Celente;

8 O PROGRAMA DA ESPM VAI ANALISAR COM VOCÊ O AMBIENTE DE NEGÓCIOS E LOGO VOCÊ ESTARÁ QUALIFICADO PARA FAZER SEU PRÓPRIO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

9 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS
AULA 1 REALIDADE DE MERCADO E A CADEIA DE MUDANÇAS

10 AMBIENTE DE MARKETING EMPRESA MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO
PREÇO EMPRESA COMUNICAÇÃO MERCADO AMBIENTE SÓCIO ECONÔMICO CONSUMIDOR CONCORRENTE FORNECEDOR ÍNTERMEDIÁRIOS ECONOMIA LEGISLAÇÃO TECNOLOGIA CULTURA POLÍTICA GOVERNO ETC PRODUÇÃO COMERCIAL FINANÇAS RH ETC PESQUISA DISTRIBUIÇÃO PRODUTO

11 CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO
VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

12 CARACTERIZAÇÃO DO NEGÓCIO
VISÃO MISSÃO OBJETIVOS VALORES CORE BUSINESS VARIÁVEIS CRÍTICAS FATORES-CHAVE DE SUCESSO EXTERNAS INTERNAS 2. ANÁLISE ESTRATÉGICA ANÁLISE AMBIENTAL EXTERNA ANÁLISE AMBIENTAL INTERNA (COMPORTAMENTO DAS VARIÁVEIS) (SITUAÇÃO DAS VARIÁVEIS) CENÁRIO SETORIAL OPORTUNIDADES AMEAÇAS ANÁLISES COMPLEMENTARES Setor (industry) Concorrência Mercado CAPACITAÇÃO PONTOS FORTES PONTOS FRACOS 3. FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA OBJETIVOS ESTRATÉGIAS DIRETRIZES AÇÕES ESTRATÉGICAS ORÇAMENTO ESTRATÉGICO PLANO DE AÇÕES HORIZONTE DE PLANEJAMENTO

13 OLHANDO PARA O MUNDO

14 EVOLUÇÃO DAS SOCIEDADES
AGRICOLA INDUSTRIAL DE INFORMAÇÃO FONTE DE CONHECIMENTO PASSADO PRESENTE FUTURO RECURSO ESTRATÉGICO (PODER) TERRA CAPITAL CONHECIMENTO

15 A Cadeia de Mudanças do Mercado
PASSADO PRESENTE FUTURO Merc.. Crescimento Merc.. Saturado Merc.. Misto Comodities Segmentação Nichos/Finches Prod. em Série Prod. c/ Valor Agreg. Prod. Virtual Foco no Produto Foco no Cliente Foco Cliente Ind.. Produtividade Qualidade Total Qualidade Ideal Revol. Industrial Revol. Serviço Revol. Velocidade

16 O AGENTE DAS PROFUNDAS TRANSFORMAÇÕES: AS MEGATENDÊNCIAS

17 ENTENDENDO AS MEGATENDÊNCIA
SÃO AS MUDANÇAS SOCIAIS, ECONÔMICAS, POLÍTICAS E TECNOLÓGICAS QUE SE FORMAM LENTAMENTE E, UMA VEZ ESTABELECIDAS, NOS INFLUENCIAM POR ALGUM TEMPO ENTRE SETE E DEZ ANOS, OU ATÉ MAIS.

18 FORMAÇÃO DA MEGATENDÊNCIA
NOVOS PARADIGMAS MUDANÇA INOVAÇÃO

19 MEGATENDÊNCIAS ECONÔMICAS
(JÁ INSTALADAS) GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA VIAGENS COMO A MAIOR INDÚSTRIA GLOBAL ÁSIA E AMÉRICAS COMO NOVAS ÁREAS DE OPORTUNIDADES PARADOXO GLOBAL: QUANTO MAIOR A ECO-NOMIA GLOBAL, MAIS PODEROSOS SERÃO OS SEUS PROTAGONISTAS

20 MEGATENDÊNCIAS SOCIAIS
(JÁ INSTALADAS) TRIUNFO DO INDIVÍDUO RENASCIMENTO DAS ARTES RENASCIMENTO RELIGIOSO DO 3º MILÊNIO ESTILO DE VIDA GLOBAL E NACIONALISMO CULTURAL E O NOVO TRIBALISMO

21 MEGATENDÊNCIAS POLÍTICAS
(JÁ INSTALADAS) A PRIVATIZAÇÃO DO WELFARE STATE A EMERGÊNCIA DE UM SOCIALISMO DE LIVRE MERCADO NOVOS CÓDIGOS DE CONDUTA PARA O SÉCULO 21 QUANTO MAIS DEMOCRÁTICO O MUNDO, MAIS PAÍSES SURGIRÃO

22 MEGATENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS
(JÁ INSTALADAS) ALTA TECNOLOGIA A ERA DA BIOLOGIA A REVOLUÇÃO DAS TELECOMUNICAÇÕES

23 ALGUMAS TENDÊNCIAS PARA OS PRÓXIMOS ANOS

24 ENCASULAMENTO GRUPOS CLÃS - FECHADOS
FAZER DA CASA UM NINHO PROTEGIDO DAS DUREZAS DO MUNDO LÁ FORA. GRUPOS CLÃS - FECHADOS VIDA SOCIAL LIMITADA A UM PUNHADO DE GENTE COM IDÉIAS SEMELHANTES.

25 AVENTURA, MAS NÃO MUITO VINGANÇA DO PRAZER
PARA DIMINUIR A TENSÃO, DIVERSÃO SEM RISCO, COMO REALIDADE VIRTUAL. VINGANÇA DO PRAZER A VOLTA DA COMIDA COM GORDURA, DOS CASACOS DE PELE E OUTROS FRUTOS PROIBIDOS.

26 PEQUENOS LUXOS APOIO NAS RAIZES
CARRO IMPORTADO, VIAGENS, UM BOM VINHO-CARO, MAS VIÁVEL APOIO NAS RAIZES VALORES ESPIRITUAIS DO PASSADO PARA SE FIRMAR NO FUTURO.

27 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
1- Trazer artigos e material publicado sobre dados de mercados, tendências diferentes das vistas até agora em aula e que consideramos já instaladas.

28 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
2- FORME COM SEUS COLEGAS UM GRUPO DE ATÉ 6 PESSOAS E ESCOLHA UMA EMPRESA REAL SOBRE A QUAL FARÃO O TRABALHO FINAL DO MÓDULO.

29 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO
AULA 2 A EMPRESA VOLTADA PARA O MERCADO

30 O QUE PODE ACONTECER COM OS MERCADOS NESTES PRÓXIMOS ANOS ?

31 MERCADOS DECLÍNIO DOS MERCADOS E DA PRODUÇÃO EM MASSA
FRAGMENTAÇÃO DO MERCADO EXPLOSÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS MAIS ESCOLHAS

32 MERCADOS DEMANDA POR QUALIDADE E POR RESPOSTAS RÁPIDAS
MAIOR COMPLEXIDADE EMPRESAS DE PEQUENO E MÉDIO PORTE UNIDADES ESTRATÉGICAS DE NEGÓCIOS

33 MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil e mundo) POLITIZADO CONSCIENTE
COM ESCALA DE VALORES DEFINIDA DEFESA LEGAL DO CONSUMIDOR

34 MERCADOS CONCORRÊNCIA ÁGIL / DINÂMICA INTENSA INTERNACIONAL
IMPOSSÍVEL MANTER VANTAGEM COMPETITIVA

35 MERCADOS FORNECEDOR NOVO PARCEIRO PEÇA CHAVE DA CADEIA DE PRODUÇÃO

36 MERCADOS FABRICANTE/INTERMEDIÁRIO Canal de Distribuição
ATACADISTA DISTRIBUIDOR VAREJISTA CONSUMIDOR O PODER NO CANAL SE DESLOCA DO FABRICANTE PARA O VAREJISTA SURGIMENTO DE COOPERAÇÃO E PARCERIA AGRE-GANDO VALOR PARA O CONSUMIDOR SURGIMENTO DE NOVAS TECNOLOGIAS INTERNA-CIONAIS

37 MERCADOS CONSUMIDOR (Brasil) BAIXO NÍVEL DE ESCOLARIDADE BAIXA RENDA
TORNANDO-SE MAIS VELHO EDUCADO PELA GLOBALIZAÇÃO E NO PLANO REAL TORNA-SE CONSICENTE DE SEUS DIREITOS ADQUIRE NOÇÃO DO VALOR DO DINHEIRO MAIS INFORMADO E EXIGENTE (QUALIDADE/CUSTO)

38 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES
AMBIENTAIS NO FUTURO CRESCIMENTO MAIS LENTO DO MERCADO INTENSIFICAÇÃO DA CONCORRÊNCIA LOCAL E INTERNACIONAL INTENSIFICAÇÃO DA PERCEPÇÃO DE PRODUTOS ANÁLOGOS REDUÇÃO DO CICLO DE VIDA DE PRODUTOS

39 AS PRINCIPAIS QUESTÕES E AS PRESSÕES
AMBIENTAIS NO FUTURO MAIOR ATAQUE AOS NICHOS PELOS CONCORRENTES MAIOR SOFISTICAÇÃO DO CLIENTE E SENSIBILIDADE A PREÇOS E SERVIÇOS FORTE PRESSÃO PARA REBAIXAMENTO DE PREÇOS

40 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão chegando, diferentes das vistas até agora.

41 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES
AULA 3 PRINCÍPIOS NORTEADORES: MISSÃO, OBJETIVOS E VALORES

42 A VISÃO EMPRESARIAL

43 O CONJUNTO DESTES TRÊS ELEMENTOS FORMAM A VISÃO DE EMPRESA
VALORES MISSÃO OBJETIVOS

44 “MISSÃO” É A MANEIRA PELA QUAL A EMPRESA EXERCE O “CORE BUSINESS” OU SEJA, O QUE ELA É HOJE E O QUE DESEJA SER, NO FUTURO, A PARTIR DE AGORA.

45 “MISSÃO” ELA É DIRETIVA E NÃO LIMITADORA E INDICA:
ONDE CONCENTRAR RECURSOS ONDE PROCURAR POR NOVAS OPORTUNIDADES ONDE CONSTRUIR O SUCESSO DA EMPRESA

46 “MISSÃO” ELA CONTÉM: O negócio da empresa (necessidades a atender)
O cliente da empresa e o que é valor para o mesmo (segmentos de mercado) As competências básicas da empresa e a forma de atuação do negócio (conhecimentos e tecnologias a empregar)

47 “MISSÃO” IMPORTANTE: “INTERLIGUE SUA DEFINIÇÃO DE MISSÃO COM AS SUAS ESTRATÉGIAS E TÁTICAS POR MEIO DE UM CONJUNTO DE OBJETIVOS QUE SEJAM, AO MESMO TEMPO, ESPECÍFICOS E DESAFIADORES” “VISÃO”, JOSEPH V. QUIGLEY, MAKRON BOOKS.

48 “OBJETIVOS” DETERMINAM O RUMO A SER SEGUIDO PELA EMPRESA
IDENTIFICAM O QUE SE DESEJA REALIZAR SÃO ATEMPORAIS E INDICAM GRANDEZAS, SEM QUANTIFICAÇÃO

49 “VALORES” CONVICÇÕES CLARAS E FUNDAMENTAIS QUE A EMPRESA DEFENDE E ADOTA COMO GUIA DE GESTÃO DO SEU NEGÓCIO E DEVEM SER REAIS

50 FATORES - CHAVE DE SUCESSO
ANÁLISE DOS FATORES - CHAVE DE SUCESSO 24 24 24

51 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
FATORES-CHAVE DE SUCESSO (FCS’s) são aquelas condições julgadas necessárias (ainda que não suficientes) para que uma empresa tenha sucesso em determinado ramo de negócios 25 25 25

52 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
Pode-se afirmar que a empresa deverá ter um desempenho no mínimo satisfatório com relação a estas condições para ser bem sucedida em seu ramo 25 25 25

53 FATORES-CHAVE DE SUCESSO
Avaliando as empresas-líderes no setor em que nossa empresa atua (ou atuará), podemos nos perguntar: Quais seriam as razões comuns que determinam a liderança destas empresas no mercado ? 25 25 25

54 FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS
Setor Industrial Abastecimento De Matérias-primas Qualidade, Performance E Confiabilidade Dos Produtos Setores de Alta Tecnologia Reputação Da Empresa Capacidade E Velocidade De Inovação Commodities Preços Competitivos Setor Financeiro Credibilidade 26 26 26

55 FCS’s : EXEMPLOS SETORIAIS GENÉRICOS
Setor de Serviços Agilidade Operacional Suporte Técnico Setor de Bebidas Distribuição Setores de Varejo e Atacado Diversidade De Produtos Disponibilidade De Produtos Setor de Varejo de Combustíveis Localização 27 27

56 FCS’s NA ANÁLISE ESTRATÉGICA
O número de FCS’s para uma empresa deve ser REDUZIDO A identificação dos FCS’s facilita e CRIA FOCO na análise de variáveis ambientais críticas de natureza externa e interna ao empreendimento A determinação dos FCS’s depende diretamente da definição da Visão da empresa 28 28 28

57 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Pesquise algumas Missões e Visões de empresas conhecidas - Critique Re-escreva aquelas que merecem

58 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente econômico.

59 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO
AULA 4 CONSTRUINDO CENÁRIOS AMBIENTE ECONÔMICO

60 CONSTRUINDO CENÁRIOS Seqüência de Montagem:
Seleção dos eventos que interfiram com os fatores chaves de sucesso e com a missão da empresa. Construção dos ambientes (econômico, sócio-cultural, político-legislativo e tecnológico) de hoje e sua evolução no tempo Construção da grande história (cenário)

61 SELEÇÃO DE EVENTOS Missão: FCS: Ambientes Eventos Econômico
1. 2. 3. X. Sócio Cultural 1. 2. 3. X. Político Legislativo 1. 2. 3. X. Tecnológico 1. 2. 3. X.

62 AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

63 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente sócio-cultural.

64 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
AULA 5 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL

65 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

66 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente político-legislativo

67 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
AULA 6 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO

68 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

69 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
Trazer artigos e material publicado sobre as mudanças que estão ocorrendo no ambiente tecnológico

70 AULA 7 AMBIENTE TECNOLÓGICO

71 AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

72 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
TRAGA UMA ANÁLISE DAS PREVISÕES FEITAS POR VOCÊ PARA OS PRÓXIMOS 3 ANOS

73 A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL
AULA 8 A GRANDE ESTÓRIA: CENÁRIO GERAL E SETORIAL

74 CONSTRUINDO CENÁRIOS O CENÁRIO É O CRUZAMENTO DOS EVENTOS PREVISTOS PARA O FUTURO, NOS AMBIENTES REGISTRE OS EFEITOS DOS CRUZAMENTOS E NÃO OS EVENTOS CRUZADOS

75 AMBIENTE ECONÔMICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

76 AMBIENTE SÓCIO-CULTURAL
SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

77 AMBIENTE POLÍTICO-LEGISLATIVO
SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

78 AMBIENTE TECNOLÓGICO SITUAÇÃO HOJE SITUAÇÃO PARA 3 ANOS EVENTOS

79 CONSTRUINDO CENÁRIOS CONTE NUMA GRANDE ESTÓRIA, COMO SERÁ O MUNDO PARA SUA EMPRESA (AMBIENTE DE NEGÓCIOS), NOS PRÓXIMOS 3 ANOS.

80 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
TRAGA UMA ANÁLISE DO SEU CENÁRIO FOCANDO PONTOS FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS QUE ELE APRESENTA PARA O DESEMPENHO DA SUA EMPRESA

81 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES
AULA 9 AMEAÇAS E OPORTUNIDADES

82 AMEAÇA Antevisão de uma situação futura potencialmente desfavorável que, dada sua relevância e grande probabilidade de ocorrência poderá enfraquecer a posição competitiva da empresa e restringir sua capacidade de realizar sua visão (se nada for feito a respeito, é claro !) 26 60 26 60 35 36 36 36 26

83 OPORTUNIDADE Antevisão de uma situação futura potencialmente favorável à empresa, cujo aproveitamento poderá contribuir de forma significativa para a realização de sua visão, tendo em vista sua grande probabilidade de sucesso 25 59 25 59 34 35 35 35 25

84 EXERCÍCIO PARA A PRÓXIMA AULA
FINALIZE O TRABALHO EM GRUPO PARA APRESENTAÇÃO

85 AULA 10 Apresentação dos Trabalhos de Grupo

86 TRABALHO ESCRITO Empresa Real
Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os 4 ambientes Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades

87 TRABALHO ORAL Empresa Real
Princípios Norteadores (missão, objetivos e valores) Fatores Chaves de Sucesso Os cenários (geral e setorial) Ameaças e Oportunidades


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