A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Daniel de Oliveira Felipe Barbosa Gabriela Mayer Luiz Felipe Fustaino 3º JO A.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Daniel de Oliveira Felipe Barbosa Gabriela Mayer Luiz Felipe Fustaino 3º JO A."— Transcrição da apresentação:

1 Daniel de Oliveira Felipe Barbosa Gabriela Mayer Luiz Felipe Fustaino 3º JO A

2 MERCADO O mercado das revistas semanais no Brasil e nos EUA Leituras instantâneas: Revista da Semana versus Metro e Destak

3 REVISTA SEMANAL DE INFORMAÇÃO Revista semanal de informação. Semelhantes: Veja (Abril), Época (Globo), Istoé (Três) e CartaCapital (Confiança) Diferencial: proposta de trazer mais informação em textos curtos. (Outras semanais  mais analíticas)

4 PANORAMA DO MERCADO REVISTAS EM GERAL Aumento do número de títulos Fonte: IVC e distribuidores

5 PANORAMA DO MERCADO REVISTAS EM GERAL Queda na circulação total Fonte: IVC e distribuidores

6 PANORAMA DO MERCADO REVISTAS EM GERAL Tendência: dedicar menos tempo à leitura de jornais e revistas Mudança de ênfase do consumo de informações: da massa para o nicho. Migrar de revistas de grande circulação para revistas especializadas > Philip Mayer: desmassificação dos meios > Chris Anderson: cauda longa

7 PANORAMA DO MERCADO SEMANAIS NORTEAMERICANAS Anúncio recente: U.S. News deixa de ser semanal em 2009. NYT aponta as 3 dificuldades das revistas semanais: 1.Proliferação de veículos que informam em-cima-da-hora 2.Migração de leitores e de anunciantes para a internet 3.Crescimento das britânicas The Week e The Economist no mercado americano REVISTAPÁGINAS RESERVADAS À PUBLICIDADE (entre janeiro e maio/2008) U.S. News & World Report- 33% Time- 27% Newsweek- 24%

8 PANORAMA DO MERCADO SEMANAIS DE INFORMAÇÃO Circulação: queda de 12% entre 2000 e 2007 (Dados: IVC; Fonte: M&M / Portal Imprensa) CIRCULAÇÃO MÉDIA (jan a dez/2007) CIRCULAÇÃO MÉDIA (jan a dez/2006) CIRCULAÇÃO 2007, em relação a 2006 1ºVeja1.094.0931.100.513- 0,58% 2ºÉpoca417.787433.573- 3,64% 3ºIstoé344.205351.203- 2% 4ºCartaCapital31.83631.749+ 0,27% Fonte: IVC

9 Como as revistas semanais lidam com as expectativas do leitor? Demandas do leitor por temas de interesse individual Saúde, dietas de emagrecimento, comportamento, temas da vida cotidiana... REVISTA DA SEMANA: notas curtas sobre dados científicos curiosos publicados ao longo da semana. Demandas do jornalismo por apurações de interesse coletivo Furos de reportagem: Waldomiro Diniz no jogo do bicho (Época), Escândalos no governo Lula (Veja), Caso Renan Calheiros (Veja e Época) REVISTA DA SEMANA: não tem nenhum repórter em seu expediente

10 PANORAMA DO MERCADO LEITURAS INSTANTÂNEAS Revista da Semana: leitura instantânea. Proposta semelhante a dos jornais gratuitos Metro e Destak. METRO & DESTAK REVISTA DA SEMANA PeriodicidadeDiáriaSemanal PreçoGrátisR$ 4,90 Tempo para ler toda a edição 20 min1 hora Quando são lidosDias úteisFim-de-semana

11 REVISTA DA SEMANA O que é? Objetivos

12 REVISTA DA SEMANA PeriodicidadeSemanal PreçoR$ 4,90 Número de páginas44 Número de páginas editoriais36 Tiragem Inicial140 mil exemplares Atual90 mil exemplares Tamanho21 x 27 cm (convencional) Custo por ediçãoR$ 0,56 Lançamento: agosto de 2007

13 Edição mais recente: nº 42

14 A CABEÇA DO LEITOR Pesquisa qualitativa: focus group encomendado por grande jornal brasileiro em 2003, com 13 grupos das classes A e B+. A REVISTA* É...A REVISTA NÃO É... CompanheiraBarata ResumidaAbrangente CondensadaAtual IlustradaNovidade PrazerosaPara qualquer pessoa (em razão do preço) Fácil de entender Fácil de manusear Agradável *revista, nesse caso, é revista semanal de informação

15 A CABEÇA DO LEITOR Por que escolher a revista? Leria bem devagar durante a semana, ao fim da tarde, em momentos relaxantes. Levaria a revista consigo em viagens. (Alguns mencionam que, ao viajarem, costumam comprar diversos títulos de revistas para ler, e não têm contato com outros meios de comunicação.) Caso escolhesse o jornal... Teria a notícia atualizada diariamente Não precisaria esperar o fim de semana para saber o que está acontecendo no mundo. Não teria o mesmo prazer que ao ler a revista.

16 CONTEÚDO Nove editorias: Cultura, Brasil, Economia, Saúde, Ciência e Tecnologia, Mundo, Esportes, Viagem, Gente e Comportamento no Brasil. Média de 3 artigos de opinião por revista Textos pequenos: “O suficiente para o leitor entender o assunto e formar uma opinião” Formato de “quebra-cabeça” ou “recorte”

17 OBJETIVOS Leitura rápida no fim de semana: tempo estimado  uma hora Disputar leitores com outras revistas semanais e com os jornais gratuitos.

18 JUSTIFICATIVA Primeira publicação semanal com a proposta de trazer informações para uma leitura rápida. Leitores sentem que ganham tempo. Produto único no mercado + oferta de informação rápida = atenção do público

19 CARACTERÍSTICAS Distribuição Preços Publicidade

20 DISTRIBUIÇÃO Projeto inicial: distribuir a revista antes das similares REVISTADIA DE DISTRIBUIÇÃO Revista da Semana*Quinta-feira CartaCapitalSexta-feira VejaSábado ÉpocaSábado IstoéSábado *A partir da edição 40 (11/06/2008), passou a ser distribuída aos sábados, junto com Veja.

21 PÁGINAS A Revista da Semana apresenta resultado semelhante ao da revista CartaCapital: mais de 80% de páginas editoriais. REVISTANÚMERO DE PÁGINAS PÁGINAS EDITORIAIS % DE PÁGS. EDITORIAIS CartaCapital686088,23% Revista da Semana443681,81% Istoé1408560,71% Veja1608553,12% Época1728951,74% Revista da Semana, n. 40, 11/06/08 CartaCapital, n. 499, 11/06/08 Istoé, n. 2014, 11/06/08 Veja, n. 2064, 11/06/08 Época, n. 499, 09/06/08

22 PREÇOS O preço cobrado por página editorial é mais elevado do que o dos demais concorrentes. REVISTAPREÇO (em R$) PÁGINAS EDITORIAIS PREÇO POR PÁG. EDIT. (em R$) Revista da Semana4,90360,136 CartaCapital7,90600,132 Veja8,40850,098 Istoé8,40850,098 Época7,90890,088 Capa e páginas com anúncios localizados foram consideradas páginas editoriais.

23 PUBLICIDADE FORMATOSValores em R$ 1 página indeterminada41.300,00 1 página determinada49.600,00 1/2 pág horizontal24.800,00 1/2 pág vertical24.800,00 1/4 página12.400,00 2ª capa + página 3103.300,00 2ª capa53.700,00 3ª capa45.500,00 4ª capa60.000,00 Ilha simples37.100,00 Rodapé simples11.500,00 Rodapé duplo20.900,00 Patrocínio de seção19.900,00 Valores atualizados em 02/01/2008

24 PUBLICIDADE A Revista da Semana oferece para os anunciantes até 50% de desconto sobre o preço de tabela. Anúncios publicitáriosREVISTA DA SEMANAVEJA 1 página indeterminadaR$ 41.300,00R$ 198.200,00 ½ página horizontalR$ 24.800,00R$ 141.500,00

25 REFORMULAÇÃO O que mudou na Revista da Semana

26 DESEMPENHO Tiragem: Inicial – 140 mil exemplares Hoje – 90 mil exemplares Leitores: Assinantes – 26 mil Em bancas – 14 mil TOTAL: 40 mil Vendidas40 mil Estocadas50 mil

27 5 COISAS QUE A REVISTA DA SEMANA ESTÁ FAZENDO PARA TENTAR SOBREVIVER NAS BANCAS Mexendo em detalhes Reduzindo custos Oferecendo descontos Fazendo muita propaganda Enviando cartas

28 1. MEXENDO EM DETALHES Reposicionamento de elementos na capa Fim do slogan “Mais informação em menos tempo” sob o logotipo da revista Mais páginas com trechos de artigos opinativos Extinção de seções

29 2. REDUZINDO CUSTOS Idéia inicial: distribuição da revista às quintas-feiras. Alto custo – distribuição independente das demais revistas da Editora Abril (Distribuidora: Dinap) Agora: distribuída aos sábados, junto com Veja. (Região Nordeste: distribuída às segundas.)

30 3. OFERECENDO DESCONTOS Maior promoção de assinatura – é o maior desconto oferecido pelo catálogo da Editora Abril. REVISTAPREÇO AVULSO (em bancas) PREÇO AVULSO (assinatura 1 ano) DESCONTO Revista da SemanaR$ 4,90R$ 2,4550% ÉpocaR$ 7,90R$ 4,6042% CartaCapitalR$ 7,90R$ 5,9025% VejaR$ 8,40R$ 6,7020% Istoé*Política de descontos diferenciada: promoções

31 4. FAZENDO MUITA PROPAGANDA Março/2008 - Capa: “Grátis!” Distribuição gratuita na Grande SP, em 19 bancas e 3 unidades da Fnac. Flash-reads e outras campanhas publicitárias

32 4. FAZENDO MUITA PROPAGANDA Flash-read realizado na Praça Benedito Calixto, em São Paulo

33 5. ENVIANDO CARTAS


Carregar ppt "Daniel de Oliveira Felipe Barbosa Gabriela Mayer Luiz Felipe Fustaino 3º JO A."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google