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“Homem e Sociedade” - Aulas 3 e 4

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Apresentação em tema: "“Homem e Sociedade” - Aulas 3 e 4"— Transcrição da apresentação:

1 “Homem e Sociedade” - Aulas 3 e 4
Profa. Júlia F. Marcelo

2 Antropologia Difusionista
Características: Reação ao etnocentrismo; Substituem o termo “raça” pelo termo “cultural”; Elementos básicos Reconstituição histórica – do passado e do presente; Intenso trabalho de campo, com a coleta sistemática de dados primários, de dados colhidos em primeira mão. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

3 Antropologia Difusionista
Teoria: os diversos povos tomam de empréstimo aspectos culturais fundamentais de outros e os adaptam às suas particularidades , o que provoca a evolução da cultura e explica a diversidade das manifestações culturais. Os grupos humanos distintos absorvem “aspectos culturais “ de um outro grupo , como uma tendência humana. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

4 Antropologia da Escola Sociológica Francesa
Características: Definição dos fenômenos sociais como objetos de investigação socioantropológica e a definição das regras do método sociológico de investigação. “Fato Social”: constitui-se em qualquer forma de indução sobre os indivíduos que é tida como uma coisa exterior a eles, tendo uma existência independente e estabelecida em toda a sociedade, que é considerada então como caracterizada pelo conjunto de fatos sociais estabelecidos. Também se define o fato social como uma norma coletiva com independência e poder de coerção sobre o indivíduo. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

5 Antropologia Funcionalista
Características: Intensificação do trabalho de campo, com a adoção da observação participante, quando o pesquisador submerge no oceano cultural da população estudada; Desenvolvimento do modelo etnográfico clássico, a monografia, e estuda de forma sistematizada e global os conhecimentos de uma dada cultura. Ênfase: Ao estudo das instituições, formas de organizações sociais e culturais e das suas funções para a manutenção do conjunto cultural, da totalidade da cultura de um determinado povo. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

6 Principal Protagonista -Malinowski
Precursores do trabalho de campo, fora dos gabinetes, no fazer antropológico; Instaurou a observação participante (olhar de perto a cultura estudada); Estuda o homem a partir de sua dimensão social, psicológica e biológica; “Os argonautas do pacífico ocidental” (1922), é considerado o primeiro grande estudo etnográfico. Ao funcionalismo não interessa mais explicar o presente pelo passado, mas o passado pelo presente. Um outro ponto marcante desta escola e a vis~ao sistematica utilizada na analise da cultura, procurou explicar a maneira de ser de cada cultura, buscando as raz~oes n~ao mais nas origens. Os funcionalistas acreditavam ser possvel conhecer uma cultura sem estudar-lhe a historia.

7 Os argonautas do Pacífico
Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

8 Antropologia Culturalista Norte Americana
Características: Pesquisa de modo especial, a identificação dos padrões culturais. Teoria: Defende que as culturas, de maneira geral, são diversas, mas tem características comuns, padrões culturais. Esses padrões são resultado do agrupamento de complexos culturais. O padrão é uma norma regularizadora que estabelece os valores de aceitação e rejeição, dentro de uma nova determinada cultura. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

9 Principal protagonista - Franz Boas
A exemplo de Malinowski exerceu um intenso trabalho de campo; Deteve-se ao detalhe dos detalhes, para fazer uma transcrição meticulosa da realidade; Nega que as condições geográficas ou econômicas sejam determinantes da cultura, podem até estimulas as condições culturais mas não possuem força criativa. Defende uma antropologia que considere a cultura como uma totalidade, em todas as suas manifestações, como algo integrado e extrema- mente complexo, e portanto impossível de ser explicado por um conjunto de leis análogas às da física. Confucio, 4 seculos a.C. Herodoto, 5 seculos a.C.

10 Antropologia Estruturalista
Características: Analise sistemas em grande escala examinando as relações e as funções dos elementos que constituem tais sistemas, que são inúmeros, variando das línguas humanas e das práticas culturais aos contos folclóricos e aos textos literários. Teoria Por estrutura entende-se um sistema abstrato em que seus elementos são interdependentes e que permite, observando-se os fatos e relacionando diferenças, descrevê-los em sua ordenação e dinamismo. É um método que contraria o empirismo, que vê a realidade como sendo constituída de fatos isolados. Para o estruturalismo, ao contrário, não existem fatos isolados, mas partes de um todo maior. Possui um caráter de sistema, isto é, todo conjunto no qual um elemento não pode ser modificado sem acarretar uma modificação de todos os outros.

11 Principal protagonista – Lévi -Strauss
Alguns fenômenos podem ser explicados não pelo que deixam à mostra, mas por uma estrutura subjacente. Os fatos possuem uma relação interna, de tal forma que não podem ser entendidos isoladamente, mas apenas em relação aos seus pares antagônicos. Utilizou os parâmetros da linguística de Saussure; O pensamento mítico não está no homem, mas o próprio homem é que é pensado nos mitos 1960

12 Antropologia Interpretativa
Características: A cultura como teia; Crítica ao uso desenfreado do conceito de cultura; “O conceito de cultura que eu defendo é essencialmente semiótico. Acreditando como Max Weber, que o homem é um animal amarrado à teias de significado que ele mesmo teceu, assumo a cultura como sendo estas teias e sua análise , portanto não como uma ciência experimental em busca de leis, mas como uma ciência interpretativa, à procura do significado” (GEERTZ, 1978, p.15). 1960

13 Antropologia Pós-Moderna
Características: Considera a cultura como um processo polissêmico (múltiplo), com diversas possibilidades de interpretação. A etnografia é uma representação polifônica – em várias direções – da polissemia cultural, instrumento da crítica cultural: a cultura não tem compreensões únicas, unilaterais, unívocas e lineares. 1960

14 Determinações Biológicas e Processos Culturais
Determinismo Determinações Biológicas e Processos Culturais Fenótipo – características, Ex. pele clara e olhos azuis; Genótipo – informações hereditárias de um organismo. Teoria ultrapassada: Durante muito tempo acreditava-se que cada raça correspondia uma cultura. Dessa perspectiva ultrapassada surgiram as teorias deterministas. 1960

15 Determinações Biológicas e Processos Culturais
Determinismo Determinações Biológicas e Processos Culturais Determinismo Biológico: Defendia que a herança genética seria responsável pelo comportamento diferenciado do ser humano dentro de cada cultura. Determinismo Geográfico: Defendia que o meio ambiente no qual essa ou aquela população se desenvolveu, também seria um fator determinante para a cultura ali desenvolvida. Portanto, populações de lugares com clima quente, ou muito frio teriam sofrido influências que somadas ao fator biológico, explicariam costumes, mentalidade, valores e tradições. 1960

16 Determinações Biológicas e Processos Culturais
Então a geografia não possui um papel importante no desenvolvimento da diversidade humana? Não existe uma determinação biológica/geográfica que sustente a explicação sobre a diversidade cultural. Esses fatores são importantes na relação do ser humano com o meio, seja para sobreviver, seja para se relacionarem com os outros, mas não são determinantes. 1960

17 Determinismo Reflexão
[...]Testes oficiais aplicados em estudantes no Brasil e em outros países do mundo mostram que meninos têm, em média, melhor desempenho em matemática, enquanto meninas têm notas melhores em português ou em sua língua materna[...] Quais justificativas vocês atribuem a esses testes? 1960

18 Cultura Endocultaração: É o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que se inicia com assimilação de valores e experiências a partir do nascimento de um indivíduo e que se completa com a morte. Este processo de aprendizagem é permanente, desde a infância até a idade adulta de um indivíduo.

19 Cultura Senso Comum O senso comum ou conhecimento espontâneo é a primeira compreensão do mundo resultante da herança do grupo a que pertencemos e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. Baseia-se em conhecimentos espontâneos e intuitivos, uma forma de conhecimento que fica no nível das crenças. 1960

20 Cultura Conhecimento científico: É produzido através da investigação científica, utilizando métodos que tornem possível a replicabildade. Permitindo a corroboração ou a refutação dos resultados. 1960

21 Cultura Herança Cultural:
Nossa sociedade nos deixa uma herança de valores, modos de agir e pensar, conhecimentos, e assim por diante. É parte do nosso patrimônio cultural, seja material ou imaterial. Influência da cultural em nossas vidas: Moral; Noções de Higiene Pessoal; Sentimentos; Hábitos alimentares; Critérios de beleza; Necessidades e o uso da tecnologia, etc. 1960

22 Como identificamos indivíduos de outras culturas?
1960

23 Cultura Como identificamos indivíduos de outras culturas? NZ Maori haka v Ireland A.mp4 La danza Maori de los All Blacks,llamada HAKA.mp4 1960

24 Cultura A cultura e o plano biológico Plano Biológico é composto por nossa forma física, saúde e aparência corporal. A cultura interfere no nosso plano biológico? 1960

25 Cultura 1960

26 O processo evolutivo do homem segundo Kroeber
Cultura O processo evolutivo do homem segundo Kroeber Graças a cultura a humanidade se distanciou do mundo animal; O homem passou a ser considerado um ser que está acima de suas limitações orgânicas; O homem é um ser predominantemente cultural; O comportamento do homem não é biologicamente determinado; Todos os atos do ser humano dependem inteiramente de um processo de aprendizagem; 1960

27 Cultura Caso 1: Ex: Os répteis buscaram o refúgio dos ares para superar as difíceis condições de competição existentes no solo. Para isto, tiveram que se submeter a intensas modificações biológicas, através de numerosas gerações. Perderam escamas e ganharam penas; trocaram um par de membros por um par de asas; um sistema de sangue frio por um de sangue quente. E assim ganharam a locomoção aérea, afinal se transforam em aves. (LARAIA, 2009, p.39) 1960

28 Cultura Caso 2: A baleia não é só um mamífero de sangue quente, mas é reconhecida como o descendente remoto dos animais terrestres carnívoros. Em alguns milhões de anos...esse animal perdeu suas pernas para correr, suas garras para segurar e dilacerar, seu pelo original e as orelhas externas que, no mínimo nenhuma utilidade teriam na água, e adquiriu nadadeiras e cauda, um corpo cilíndrico, uma camada de banha e a faculdade de reter a respiração. E assim ganhou o poder de percorrer indefinidamente o ocenao. (LARAIA, 2009, p. 40) 1960

29 Considerando os casos 1 e 2, o homem obteve o mesmo resultado????
Cultura Considerando os casos 1 e 2, o homem obteve o mesmo resultado???? 1960

30 Cultura O homem criou seu próprio processo evolutivo. No decorrer de sua história, sem se submeter a modificações biológicas radicais, ele tem sobrevivido a numerosas espécies, adaptando-se às mais diferentes condições mesológicas. Kroeber mostrou que, superando o orgânico, o homem de certa forma libertou-se da natureza. Tal fato possibilitou a expansão da espécie por todos os recantos da Terra. Nenhum outro animal tem toda a Terra como seu hábitat, apenas o homem conseguiu esta proeza. 1960

31 De norte a sul, de leste a oeste
Cultura De norte a sul, de leste a oeste 1960

32 Cultura Crenças nas qualidades adquiridas através da genética: Exemplos: “Tenho a física no sangue” – disse uma aluna que pretendia mudar a sua opção de ciências sociais para a de física. “Meu filho tem muito jeito para a música, herdou essa qualidade do avô” 1960

33 Cultura A teoria de Cesare Lombroso A principal idéia de Lombroso foi parcialmente inspirada pelos estudos genéticos e evolutivos no final do século IX, e propõe que certos criminosos têm evidências físicas de um "atavismo" (reaparição de características que foram apresentadas somente em ascendentes distantes) de tipo hereditário, reminiscente de estágios mais primitivos da evolução humana. Estas anomalias, denominadas de estigmas por Lombroso, poderiam ser expressadas em termos de formas anormais ou dimensões do crânio e mandíbula, assimetrias na face, etc, mas também de outras partes do corpo. 1960

34 Cultura Imagine um cachorro convivendo desde o seu nascimento com os gatos... As Meninas Lobo.mp4 1960

35 Contribuições de Kroeber para a ampliação do conceito de cultura:
A cultura determina o comportamento do homem; O homem age de acordo com seus padrões culturais. Seus instintos foram anulados ao longo do processo evolutivo; A cultura é meio de adaptação aos diferentes ambientes ecológicos; O homem rompeu barreiras e transformou toda a Terra em seu hábitat; Adquirindo cultura, o homem ficou muito mais dependente do aprendizado; A endoculturação é que determina seu comportamento e a sua capacidade artística ou profissional; A cultura é um processo acumulativo, resultante de toda a experiência histórica das gerações anteriores. 1960


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