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Agentes Inteligentes usados no Comércio Eletrônico Aluna: Lucy Guedes Professora: Flávia Barros.

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Apresentação em tema: "Agentes Inteligentes usados no Comércio Eletrônico Aluna: Lucy Guedes Professora: Flávia Barros."— Transcrição da apresentação:

1 Agentes Inteligentes usados no Comércio Eletrônico Aluna: Lucy Guedes Professora: Flávia Barros

2 Tópicos da aula zIntrodução zInteligência Artificial Distribuída zFunções de Agentes como mediadores zO processo de negociação zConsiderações Finais

3 Introdução zAgentes de Software tem-se tornado muito populares nos últimos seis anos zA WEB tem sido um importante canal para comércio e para transações business to business zO potencial da Internet ainda não foi realmente descoberto

4 Introdução zCrescimento exponencial da Web dificulta a localização de informações zTecnologia de agentes pode ser usada para automatizar várias etapas do comércio zÁrea de comércio eletrônico é promissora com a utilização de agentes yem destaque, a etapa de negociação

5 Inteligência Artificial Distribuída zA popularização das redes de computadores tornou mais comum e facilitada a resolução de problemas de natureza distribuída zA Inteligência Artificial Distribuída (IAD) forma uma sub-área da Inteligência Artificial tradicional

6 Inteligência Artificial Distribuída - Benefícios zAdaptabilidade zCusto zDesenvolvimento e Gerenciamento zEficiência e Velocidade zHistória zIsolamento/Autonomia zNaturalidade zConfiabilidade zLimitações de Recursos zEspecialização

7 Inteligência Artificial Distribuída zResolução distribuída de problemas (DPS) e sistemas multi-agentes (MAS) yDPS se caracteriza por ter como objeto principal o problema a ser resolvido yEm sistemas MAS, os agentes são a parte central, e devem cooperar e trocar conhecimento para obter a solução de problemas antes desconhecidos zExistem três visões diferentes da relação dos Sistemas Multi-Agentes com a Resolução Distribuída de Problemas

8 Funções de Agentes como Mediadores zModelos de Comportamento de Compra/Venda yModelo Nicosia yModelo Howard-Sheth yModelo Engel-Blackwell yModelo de processamento de informação Bettman yModelo Andreasen

9 Estágios fundamentais no processo de compra / venda zModelo de Comportamento de Compra/Venda yNecessidade de Identificação do produto yReconhecimento de produtos yReconhecimento de fornecedores yNegociação yCompra e entrega yServiços do produto e acompanhamento

10 Modelo do Comportamento de Compra / Venda Necessidade de Identificação do produto Reconhecimento de produtos Reconhecimento de fornecedores Negociação Compra e entrega Serviços do produto e acompanhamento Persona Logic Firefly Bargain Finder JangoKasbah Auction Bot

11 Necessidade de Identificação zTecnologia de agentes deve ajudar o comprador na busca de informação yUm bom exemplo: Monitores zAgentes de Monitoramento são abundantes em sites de e-commerce yUm bom exemplo: Eyes (http://www.amazon.com)

12 Reconhecimento de produtos zInformações para determinar o que comprar zSistema de agentes que recuperam informações sobre produtos yPersonaLogic - (http://www.personalogic.com) yFirefly - (http://www.firefly.com) yTete-a-Tete - (http://ecommerce.media.mit.edu/tete- a-tete)

13 Reconhecimento de produtos zTécnicas de reconhecimento yBaseada em necessidades yFiltragem colaborativa yRegras simples para personalizar produtos para consumidores individuais xex. Broadvision Inc yData-mining xdescobrir padrões de consumidores para oferecer outros itens que lhes interessarão zResultado Final yConjunto de produtos considerados

14 Reconhecimento de produtos Figura

15 Reconhecimento de fornecedores zCombina o conjunto em consideração com as informações específicas do primeiro estágio zComparação entre fornecedores zPrimeiro agente de comparações de preços online yAndersen Consultings BargainFinder (http://bf.cstar.ac.com/bf) zJango y(http://jango.excite.com), BargainFinder avançado

16 Reconhecimento de fornecedores zFuturamente... yXML (artigo - The XML Revolution) yTecnologias de agentes móveis (artigo - The Promise of Java-Based Mobile Agents ) zAgentes de compra mais yflexíveis yabertos (open-ended) yfáceis de implementar

17 Negociação zComo estabelecer os termos da transação zVaria em duração e complexidade dependendo do mercado zEm mercados tradicionais de revenda, preços e outros aspectos são fixos zEm outros mercados, os preços e outros aspectos são acordados integralmente no processo de compra Mais detalhes sobre este tópico no final !!!

18 Compra e entrega zSinaliza o término do estágio da negociação zFormas de pagamento e opções de entrega yPodem influenciar a escolha de produtos e fornecedores yApenas dinheiro !!! ??? yCartão de Crédito - Seguro ??? !!! yEntrega domiciliar - Frete $

19 Serviços do produto e acompanhamento zServiços dos produtos zServiços dos clientes zAcompanhamento da satisfação do cliente em toda experiência de decisão e compra

20 O processo de negociação A negociação dentro do comércio eletrônico é definida como um processo em que duas ou mais partes multilateralmente barganham recursos para um ganho mútuo, usando ferramentas e técnicas de comércio eletrônico. [Bean et al., 1996]

21 O processo de negociação zPreços e outros termos são sinalizados zEm revenda, é mais comum trabalhar com preços fixos zVantagem da negociação dinâmica yFornecedor não precisa colocar o preço do produto a priori zDesvantagem yOs protocolos de negociação podem se estender além das limitações das partes ou da paciência dos envolvidos => CUSTO!

22 O processo de negociação Felizmente, muitos dos impedimentos somem no mundo digital !!! zExemplos: yOnsale (http://www.onsale.com) yBays AuctionWeb (http://www.ebay.com/aw)

23 O processo de negociação zExigência de que os clientes tenham sua própria estratégia de negociação num período de tempo zOutros exemplos: yAuctionBot (http://auction.eecs.umich.edu) yKasbah (http://kasbah.media.mit.edu) yTete-a-Tete (http://ecommerce.media.mit.edu/tete- a-tete

24 O processo de negociação zTipos de problemas de negociação yNegociação cooperativa yNegociação não cooperativa ou competitiva

25 O processo de negociação zTipos de abordagens de negociação yFatores Humanos yEconomia e Teoria dos Jogos yCiência da Computação e Agentes Inteligentes xManeira mais adequada dentro do Comércio Eletrônico xCaracterísticas: regras de negociação, acesso à base de dados dos fornecedores e facilidade para encontrar fornecedores e clientes xTipos de agentes: os que aprendem com a interação com outros agentes e os que não aprendem

26 Um exemplo de arquitetura

27 zModelo do usuário representa a base de conhecimento contendo informações sobre os usuários do sistema zModelo do domínio representa a(s) base(s) de conhecimento contendo informações sobre o assunto sobre o qual o agente é capaz de conversar zInterface é a forma de comunicação entre o agente e o usuário zElemento de execução é o componente central de processamento

28 Considerações Finais zAgentes de Software estão auxiliando compradores e vendedores zHoje, a primeira geração de agentes mediadores de sistemas de comércio eletrônico já criou novos mercados, e começa a reduzir o custo numa variedade de processos de negócio

29 Considerações Finais zAgentes de software ainda irão crescer muito: yPadrões serão criados yServiços, clientes e fornecedores terão perfis não ambíguos universais yServiços terão seus valores adicionados yMecanismos de segurança de pagamento yFormas eletrônicas de fazer negócios

30 Considerações Finais zFuturo yagentes explorando novos tipos de transações ainda não previstas Na velocidade dos bits, agentes irão fechar contratos e crias parcerias dinâmicas de negócios. Mexer com a economia !!!

31 Referências zPARAISO, Emerson C. Concepção e Implementação de um Sistema Multi-Agentes para Monitonação e Controle de Processos Industriais. Curitiba: Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Inustrial - CEFET - PR, Dissertação de Mestrado. zBOND, A. H.; GASSER, L. Reading in Distributed Artificial Intelligence. Morgan Kaufmann, zFLEISCHHAUER, Luciana I. A. Uso da Tecnologia de Agentes na Integração da Programação da Produção. Florianópolis: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Dissertação de Mestrado. zOLIVEIRA, Flávio Moreira de. Measuring Agreement and Harmony in Multi-Agent Societies: A First Approach. Instituto de Informática da PUC-RS

32 Referências zCAZELLA, S. C. Uma Arquitetura para Coordenar a Interação de Agentes na Internet. Porto Alegre: Centro de Pós Graduação em Ciência da Computação - UFRGS, Dissertação de Mestrado. zDURFEE, E. H.; ROSENSCHEIN, J. S. Distribuited Problem Solving and Multi-Agent Systems: Comparation and Examples. In: International Workshop on Distributed Artificila Intelligence, zSTEVEN, J. Johnson; EDWARD M. Schreck. Eletronic Commerce: Seizing Opportunity in the Third Wave. Andersen Consulting, Web: zMIRANDA, Flávia Maria de. Comércio Eletrônico Web: zBEAM, Carrie, SEGEV, Arie. Electronic Catalogs and Negociations. Fisher Center for Information Technology & Management. University of California, Berkeley

33 Referências zNISSEN, Mark E. Knowledge-Based Reengineering: From Mysterious Art to Learnable Craft. Fischer Center for Information Technology and Management. University of California st Berkeley, Web: zORLANTA, Do; MARCH, Eric; RICH, Jennifer; WOLFF, Tara. Intelligent Agents & The Internet: Effects On Electronic Commerce and Marketing Web: zAOUN, Bassan. Robots And The Web: An Electronic Shopping Agent. IMAGE Technology Research Group. Curtin University of Technology. Perth, Western Australia z ABDU, David; BAR-NER Oren. Software Agents: A General Overview Web: techst02tchinion.ac.il/~s /agent.html

34 Acabou, vamos debater ???


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