A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.1 © 2007 Eduardo Brião 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.1 © 2007 Eduardo Brião 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo."— Transcrição da apresentação:

1 1.1 © 2007 Eduardo Brião 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo

2 1.2 © 2007 Eduardo Brião Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje?Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje? O que é, exatamente, um sistema de informação? O que os gerentes precisam saber sobre os sistemas de informação?O que é, exatamente, um sistema de informação? O que os gerentes precisam saber sobre os sistemas de informação? Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração?Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS

3 1.3 © 2007 Eduardo Brião Como a Internet e a tecnologia de Internet transformaram as empresas?Como a Internet e a tecnologia de Internet transformaram as empresas? Quais são os maiores desafios que a administração enfrenta para montar e utilizar um sistema de informação?Quais são os maiores desafios que a administração enfrenta para montar e utilizar um sistema de informação? OBJETIVOS

4 1.4 © 2007 Eduardo Brião 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura de informação que apóie os objetivos da organização DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

5 1.5 © 2007 Eduardo Brião 4. Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio 5. Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

6 1.6 © 2007 Eduardo Brião O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? Quatro grandes mudanças de âmbito mundial que alteraram o ambiente empresarial: 1.A emergência da economia global 2.A transformação das economias insdustriais 3.A transformação da empresa 4.A emergência da empresa digital

7 1.7 © 2007 Eduardo Brião A emergência da economia global Gestão e controle em um mercado globalGestão e controle em um mercado global Competição em mercados mundiaisCompetição em mercados mundiais Grupos de trabalho globaisGrupos de trabalho globais Sistemas de entrega globaisSistemas de entrega globais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

8 1.8 © 2007 Eduardo Brião A transformação das economias industriais Economias baseadas no conhecimento e na informaçãoEconomias baseadas no conhecimento e na informação ProdutividadeProdutividade Novos produtos e serviçosNovos produtos e serviços Conhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamentalConhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamental POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

9 1.9 © 2007 Eduardo Brião A transformação das economias industriais Concorrência baseada em tempoConcorrência baseada em tempo Produtos de vida mais curtaProdutos de vida mais curta Ambiente turbulentoAmbiente turbulento Base de conhecimento do funcionário limitadaBase de conhecimento do funcionário limitada POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

10 1.10 © 2007 Eduardo Brião Composição da força de trabalho 1900-1999 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

11 1.11 © 2007 Eduardo Brião Transformação da empresa AchatamentoAchatamento DescentralizaçãoDescentralização FlexibilidadeFlexibilidade Independência de localizaçãoIndependência de localização Baixos custos de transação e coordenaçãoBaixos custos de transação e coordenação EmpowermentEmpowerment Trabalho colaborativo e em equipeTrabalho colaborativo e em equipe POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

12 1.12 © 2007 Eduardo Brião A emergência da empresa digital Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionáriosRelacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitaisProcessos do negócio principal realizados via redes digitais Gestão digital dos principais ativos da empresaGestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientaisRapidez em sentir e responder a mudanças ambientais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

13 1.13 © 2007 Eduardo Brião Um conjunto de componentes inter- relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização O que é um sistema de informação? POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

14 1.14 © 2007 Eduardo Brião Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciaisDados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisõesInformações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

15 1.15 © 2007 Eduardo Brião Figura 1-2 Dados e informações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

16 1.16 © 2007 Eduardo Brião ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK Atividades de um sistema de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

17 1.17 © 2007 Eduardo Brião Funções de um sistema de informação Figura 1-3 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

18 1.18 © 2007 Eduardo Brião Depende de hardware e software de computadorDepende de hardware e software de computador Processamento e disseminação de informaçõesProcessamento e disseminação de informações Sistemas de informação por computador (SIC) POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

19 1.19 © 2007 Eduardo Brião Definições fixas de dados, procedimentosDefinições fixas de dados, procedimentos Coleta, armazenamento, processamento, disseminação, usando dadosColeta, armazenamento, processamento, disseminação, usando dados Sistemas formais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

20 1.20 © 2007 Eduardo Brião Uma solução organizacional e administrativaUma solução organizacional e administrativa Baseada em tecnologia da informaçãoBaseada em tecnologia da informação A um desafio imposto pelo ambienteA um desafio imposto pelo ambiente Perspectiva empresarial sobre sistemas de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

21 1.21 © 2007 Eduardo Brião Sistemas de informação ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 1-4 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

22 1.22 © 2007 Eduardo Brião Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos sistemas de informação, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam sistemas de informação e conhecimentos técnicos sobre computadores.Capacitação em sistemas de informação: Compreensão ampla dos sistemas de informação, incluindo conhecimento comportamental sobre organizações e indivíduos que usam sistemas de informação e conhecimentos técnicos sobre computadores. Capacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computadorCapacitação em computadores: Conhecimento sobre tecnologia da informação, com foco na compreensão de como funcionam as tecnologias baseadas em computador Perspectiva empresarial sobre sistemas de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

23 1.23 © 2007 Eduardo Brião Vendas e marketingVendas e marketing Fabricação e produçãoFabricação e produção FinançasFinanças ContabilidadeContabilidade Recursos humanosRecursos humanos Princiais funções empresariais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

24 1.24 © 2007 Eduardo Brião Elementos-chave: Pessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviçosPessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviços Estrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografiaEstrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografia Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

25 1.25 © 2007 Eduardo Brião Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação)Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação) Política: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitasPolítica: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitas Cultura: Comportamento habitualCultura: Comportamento habitual Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

26 1.26 © 2007 Eduardo Brião Níveis: Gerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviçosGerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços Gerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sêniorGerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sênior Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresaGerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa Administração POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

27 1.27 © 2007 Eduardo Brião Ferramentas que os gerentes usam para lidar com a mudança Hardware: Equipamento físicoHardware: Equipamento físico Software: Instruções detalhadas pré- programadasSoftware: Instruções detalhadas pré- programadas Armazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do softwareArmazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do software Tecnologia de computação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

28 1.28 © 2007 Eduardo Brião Tecnologia de comunicações: transfere dados de uma localização física para outraTecnologia de comunicações: transfere dados de uma localização física para outra Redes: liga computadores para compartilhar dados ou recursosRedes: liga computadores para compartilhar dados ou recursos Tecnologia de computação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

29 1.29 © 2007 Eduardo Brião ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SOCIOLOGIA ECONOMIA PSICOLOGIA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PESQUISA OPERACIONAL CIÊNCIA DA ADMINISTRAÇÃO ABORDAGENS TÉCNICAS MIS ABORDAGENS COMPORTAMENTAIS Figura 1-5

30 1.30 © 2007 Eduardo Brião Optimizar o desempenho de sistemas: Tecnologia e organizaçãoTecnologia e organização As organizações ajustam-se mutuamente uma à outra até que o ajuste seja satisfatórioAs organizações ajustam-se mutuamente uma à outra até que o ajuste seja satisfatório Sistemas socio-técnicos ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

31 1.31 © 2007 Eduardo Brião FONTE: Liker, et al, 1987 Figura 1-6 Sistemas socio-técnicos ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

32 1.32 © 2007 Eduardo Brião EM DIREÇÃO À EMPRESA DIGITAL A interdependência entre as organizações e os sistemas de informação Figura 1-7

33 1.33 © 2007 Eduardo Brião Década de 1950: Mudanças técnicasDécada de 1950: Mudanças técnicas Décadas de 60-70: Controles gerenciaisDécadas de 60-70: Controles gerenciais Décadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentaisDécadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentais Importância crescente A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

34 1.34 © 2007 Eduardo Brião Figura 1-8 A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

35 1.35 © 2007 Eduardo Brião Comunicar e colaborarComunicar e colaborar Accessar informaçõesAccessar informações Participar de discussõesParticipar de discussões Fornecer informaçõesFornecer informações Divertir-seDivertir-se Realizar transações de negóciosRealizar transações de negócios RUMO À EMPRESA DIGITAL O que você pode fazer na Internet

36 1.36 © 2007 Eduardo Brião Organizaçoes achatadasOrganizaçoes achatadas Separação do trabalho do local de trabalhoSeparação do trabalho do local de trabalho Reorganização de fluxos de trabalhoReorganização de fluxos de trabalho Flexibilidade crescenteFlexibilidade crescente Redefinição das fronteiras organizacionaisRedefinição das fronteiras organizacionais Novas opções para o desenho organizacional RUMO À EMPRESA DIGITAL

37 1.37 © 2007 Eduardo Brião Figura 1-9 O achatamento das organizaçoes pelos sistemas de informação RUMO À EMPRESA DIGITAL

38 1.38 © 2007 Eduardo Brião Figura 1-10 Fluxo de trabalho replanejado para a subscrição de seguros RUMO À EMPRESA DIGITAL

39 1.39 © 2007 Eduardo Brião Comércio eletrônicoComércio eletrônico E-businessE-business Mercado eletrônico: O sistema de informações coloca compradores e vendedores em contato para trocar informações, produtos, serviços, pagamentosMercado eletrônico: O sistema de informações coloca compradores e vendedores em contato para trocar informações, produtos, serviços, pagamentos A empresa digital RUMO À EMPRESA DIGITAL

40 1.40 © 2007 Eduardo Brião Figura 1-11 RUMO À EMPRESA DIGITAL

41 1.41 © 2007 Eduardo Brião A Internet liga compradores e vendedoresA Internet liga compradores e vendedores Custos de transação mais baixosCustos de transação mais baixos Bens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundoBens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundo Crescimento das transações Business- to-businessCrescimento das transações Business- to-business Comércio eletrônico RUMO À EMPRESA DIGITAL

42 1.42 © 2007 Eduardo Brião Internet: As empresas constroem redes privadas e segurasInternet: As empresas constroem redes privadas e seguras E-mail, documentos da Web, software em grupo: Amplia a comunicação e o controle efetivosE-mail, documentos da Web, software em grupo: Amplia a comunicação e o controle efetivos Extranet: Extensão da intranet para usuários externos autorizadosExtranet: Extensão da intranet para usuários externos autorizados E-Business RUMO À EMPRESA DIGITAL

43 1.43 © 2007 Eduardo Brião Arquitetura de informação e infra-estrutura de tecnologia da informação Figura 1-12 RUMO À EMPRESA DIGITAL

44 1.44 © 2007 Eduardo Brião 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo


Carregar ppt "1.1 © 2007 Eduardo Brião 1 1 ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL Capítulo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google