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1.1 © 2003 by Prentice Hall 1 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO Capítulo.

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1 1.1 © 2003 by Prentice Hall 1 1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA ADMINISTRAÇÃO Capítulo

2 1.2 © 2003 by Prentice Hall Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje?Qual é o papel dos sistemas de informação no ambiente de negócios competitivo existente hoje? O que é, exatamente, um sistema de informação? O que os gerentes precisam saber sobre os sistemas de informação?O que é, exatamente, um sistema de informação? O que os gerentes precisam saber sobre os sistemas de informação? Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração?Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração? Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 1 Administra,cão da Empresa Digital OBJETIVOS

3 1.3 © 2003 by Prentice Hall Como a Internet e a tecnologia de Internet transformaram as empresas?Como a Internet e a tecnologia de Internet transformaram as empresas? Quais são os maiores desafios que a administração enfrenta para montar e utilizar um sistema de informação?Quais são os maiores desafios que a administração enfrenta para montar e utilizar um sistema de informação? OBJETIVOS

4 1.4 © 2003 by Prentice Hall 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar arquitetura de informação que apóie os objetivos da organização DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

5 1.5 © 2003 by Prentice Hall 4. Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio 5. Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável DESAFIOS PARA AS EMPRESAS

6 1.6 © 2003 by Prentice Hall O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? Quatro grandes mudanças de âmbito mundial que alteraram o ambiente empresarial: 1.A emergência da economia global 2.A transformação das economias insdustriais 3.A transformação da empresa 4.A emergência da empresa digital

7 1.7 © 2003 by Prentice Hall A emergência da economia global Gestão e controle em um mercado globalGestão e controle em um mercado global Competição em mercados mundiaisCompetição em mercados mundiais Grupos de trabalho globaisGrupos de trabalho globais Sistemas de entrega globaisSistemas de entrega globais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

8 1.8 © 2003 by Prentice Hall A transformação das economias industriais Economias baseadas no conhecimento e na informaçãoEconomias baseadas no conhecimento e na informação ProdutividadeProdutividade Novos produtos e serviçosNovos produtos e serviços Conhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamentalConhecimento: um ativ produtivo e estratégico fundamental POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

9 1.9 © 2003 by Prentice Hall A transformação das economias industriais Concorrência baseada em tempoConcorrência baseada em tempo Produtos de vida mais curtaProdutos de vida mais curta Ambiente turbulentoAmbiente turbulento Base de conhecimento do funcionário limitadaBase de conhecimento do funcionário limitada POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

10 1.10 © 2003 by Prentice Hall Composição da força de trabalho POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

11 1.11 © 2003 by Prentice Hall Transformação da empresa AchatamentoAchatamento DescentralizaçãoDescentralização FlexibilidadeFlexibilidade Independência de localizaçãoIndependência de localização Baixos custos de transação e coordenaçãoBaixos custos de transação e coordenação EmpowermentEmpowerment Trabalho colaborativo e em equipeTrabalho colaborativo e em equipe POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

12 1.12 © 2003 by Prentice Hall A emergência da empresa digital Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionáriosRelacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitaisProcessos do negócio principal realizados via redes digitais Gestão digital dos principais ativos da empresaGestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientaisRapidez em sentir e responder a mudanças ambientais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O ambiente empresarial competitivo e a empresa digital emergente

13 1.13 © 2003 by Prentice Hall Um conjunto de componentes inter- relacionados que coleta (ou recupera), processa, armazena e distribui informações destinadas a apoiar a tomada de decisões e o controle em uma organização O que é um sistema de informação? POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

14 1.14 © 2003 by Prentice Hall Dados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciaisDados: Fluxos de fatos brutos que representam eventos, como transações comerciais Informações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisõesInformações: Conjuntos de dados significativos e úteis a seres humanos em processos como o se tomada de decisões POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

15 1.15 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-2 Dados e informações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO? O que é um sistema de informação?

16 1.16 © 2003 by Prentice Hall ENTRADA SAÍDA PROCES- SAMENTO FEEDBACK Atividades de um sistema de informação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

17 1.17 © 2003 by Prentice Hall Funções de um sistema de informação Figura 1-3 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

18 1.18 © 2003 by Prentice Hall Depende de hardware e software de computadorDepende de hardware e software de computador Interação com o mundo - Depende de pessoasInteração com o mundo - Depende de pessoas Processamento e disseminação de informaçõesProcessamento e disseminação de informações Sistemas de informação por computador (SIC) POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

19 1.19 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de informação ORGANIZAÇÕES TECNOLOGIA ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 1-4 POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

20 1.20 © 2003 by Prentice Hall Vendas e marketingVendas e marketing Fabricação e produçãoFabricação e produção FinançasFinanças ContabilidadeContabilidade Recursos humanosRecursos humanos Princiais funções empresariais POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

21 1.21 © 2003 by Prentice Hall Elementos-chave: Pessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviçosPessoas: Gerentes, trabalhadores do conhecimento, trabalhadores de dados, trabalhadores de produçãoou de serviços Estrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografiaEstrutura: Organograma, grupos de especialistas, produtos, geografia Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

22 1.22 © 2003 by Prentice Hall Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação)Procedimentos operacionais: Procedimentos operacionais padrão (POP, regras para a ação) Política: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitasPolítica: Poder para persuadir, para conseguir que as coisas sejam feitas Cultura: Comportamento habitualCultura: Comportamento habitual Organizações POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

23 1.23 © 2003 by Prentice Hall Níveis: Gerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviçosGerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços Gerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sêniorGerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sênior Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresaGerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa Administração POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

24 1.24 © 2003 by Prentice Hall Ferramentas que os gerentes usam para lidar com a mudança Hardware: Equipamento físicoHardware: Equipamento físico Software: Instruções detalhadas pré- programadasSoftware: Instruções detalhadas pré- programadas Armazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do softwareArmazenamento: Méios físicos para armazenamento dos dados e do software Tecnologia de computação POR QUE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO?

25 1.25 © 2003 by Prentice Hall Optimizar o desempenho de sistemas: Tecnologia e organizaçãoTecnologia e organização As organizações ajustam-se mutuamente uma à outra até que o ajuste seja satisfatórioAs organizações ajustam-se mutuamente uma à outra até que o ajuste seja satisfatório Sistemas socio-técnicos ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

26 1.26 © 2003 by Prentice Hall FONTE: Liker, et al, 1987 Figura 1-6 Sistemas socio-técnicos ABORDAGENS CONTEMPORÂNEAS AOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

27 1.27 © 2003 by Prentice Hall EM DIREÇÃO À EMPRESA DIGITAL A interdependência entre as organizações e os sistemas de informação Figura 1-7

28 1.28 © 2003 by Prentice Hall Década de 1950: Mudanças técnicasDécada de 1950: Mudanças técnicas Décadas de 60-70: Controles gerenciaisDécadas de 60-70: Controles gerenciais Décadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentaisDécadas de 80-90: Atividades institucionais fundamentais Importância crescente A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

29 1.29 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-8 A REVOLUÇÃO DAS REDES E A INTERNET A ampliação do escopo dos sistemas de informação

30 1.30 © 2003 by Prentice Hall Organizaçoes achatadasOrganizaçoes achatadas Separação do trabalho do local de trabalhoSeparação do trabalho do local de trabalho Reorganização de fluxos de trabalhoReorganização de fluxos de trabalho Flexibilidade crescenteFlexibilidade crescente Redefinição das fronteiras organizacionaisRedefinição das fronteiras organizacionais Novas opções para o desenho organizacional RUMO À EMPRESA DIGITAL

31 1.31 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-9 O achatamento das organizaçoes pelos sistemas de informação RUMO À EMPRESA DIGITAL

32 1.32 © 2003 by Prentice Hall Figura 1-10 Fluxo de trabalho replanejado para a subscrição de seguros RUMO À EMPRESA DIGITAL

33 1.33 © 2003 by Prentice Hall Arquitetura de informação e infra-estrutura de tecnologia da informação Figura 1-12 RUMO À EMPRESA DIGITAL

34 1.34 © 2003 by Prentice Hall 2 2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA Capítulo

35 1.35 © 2003 by Prentice Hall Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham?Quais são as principais aplicações de sistemas na empresa? Que papel eles desempenham? Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais: vendas e marketing, fabricação e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos?Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais: vendas e marketing, fabricação e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos? Por que os administradores devem prestar atenção nos processos de negócios?Por que os administradores devem prestar atenção nos processos de negócios? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

36 1.36 © 2003 by Prentice Hall Quais benefícios traz para a empresa a utilização de comércio colaborativo, redes setoriais privadas e sistemas integrados?Quais benefícios traz para a empresa a utilização de comércio colaborativo, redes setoriais privadas e sistemas integrados? Quais tipos de sistemas de informação são usados por empresas que operam internacionalmente?Quais tipos de sistemas de informação são usados por empresas que operam internacionalmente? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

37 1.37 © 2003 by Prentice Hall 1.Integração: Sistemas diferentes servem a uma variedade de funções, mas a conexão de diferentes níveis organizacionais pode ser difícil e dispendiosa 2.Ampliação do escopo da filosofia de administração: Grandes investimentos em sistemas e o longo tempo de desenvolvimento exigem que sejam orientados por objetivos comuns DESAFIOS PARA AS EMPRESAS Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

38 1.38 © 2003 by Prentice Hall Tipos de sistemas de informação Figura 2-1 PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

39 1.39 © 2003 by Prentice Hall TIPOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Figura 2-2 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

40 1.40 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de processamento de transações (SPT): Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacionalSistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresaSistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

41 1.41 © 2003 by Prentice Hall Tipos de SPT Figura 2-4 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

42 1.42 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de informação gerenciais (SIG): Nível gerencial Entrada: Alto volume de dadosEntrada: Alto volume de dados Processamento : Modelos simplesProcessamento : Modelos simples Saída: Relatórios/ sumários executivosSaída: Relatórios/ sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médioUsuários: Gerentes de nível médio Exemplo: Orçamento anual Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

43 1.43 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-5 Sistemas de informação gerencial (SIG) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

44 1.44 © 2003 by Prentice Hall Decisões estruturadas e semi- estruturadasDecisões estruturadas e semi- estruturadas Orientados para o controle de relatóriosOrientados para o controle de relatórios Dados passados e presentesDados passados e presentes Orientação internaOrientação interna Processo de projeto demoradoProcesso de projeto demorado Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de informação gerencial (SIG)

45 1.45 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de apoio à decisão (SAD): Nível gerencial Entrada: Pequeno volume de dadosEntrada: Pequeno volume de dados Processamento: InterativoProcessamento: Interativo Saída: Análise de decisãoSaída: Análise de decisão Usuários: Profissionais, equipe internaUsuários: Profissionais, equipe interna Exemplo: Análise de custos de contratação Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

46 1.46 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-6 Sistemas de apoio à decisão (SAD) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

47 1.47 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-7 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES Sistemas de apoio à decisão (SAD)

48 1.48 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de apoio ao executivo (SAE): Nível estratégico Entrada: Dados agregadosEntrada: Dados agregados Processamento: InterativoProcessamento: Interativo Saída: ProjeçõesSaída: Projeções Usuários: Gerentes senioresUsuários: Gerentes seniores Exemplo: Plano operacional quinqüenal Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

49 1.49 © 2003 by Prentice Hall Sistema de apoio ao executivo (SAE) Figura 2-8 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

50 1.50 © 2003 by Prentice Hall Gerencia de alto nívelGerencia de alto nível Projetado para o indivíduoProjetado para o indivíduo Liga o presidente aos demais níveisLiga o presidente aos demais níveis Manutenção caraManutenção cara Grande equipe de apoioGrande equipe de apoio Sistemas de apoio ao executivo (SAE) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa PRINCIPAIS APLICAÇÕES DE SISTEMAS NAS ORGANIZAÇÕES

51 1.51 © 2003 by Prentice Hall INTER-RELACIONAMENTOS ENTRE SISTEMAS Figura 2-9 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa

52 1.52 © 2003 by Prentice Hall Maneira singulares de coordenar trabalho,Maneira singulares de coordenar trabalho, informação e conhecimento Maneiras como a gerência decide coordenar o trabalhoManeiras como a gerência decide coordenar o trabalho Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

53 1.53 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de informação ajudam as organizações a Alcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processosAlcançar grandes eficiências pela automatização de partes dos processos Repensar e aperfeiçoar processosRepensar e aperfeiçoar processos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

54 1.54 © 2003 by Prentice Hall Fabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compraFabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compra Vendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, vendaVendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, venda Exemplos de processos de negócios Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

55 1.55 © 2003 by Prentice Hall Finanças e contabilidade: Pagamento de credores, criação de demonstrativos financeiros, administração do movimento de caixaFinanças e contabilidade: Pagamento de credores, criação de demonstrativos financeiros, administração do movimento de caixa Recursos humanos: Contratação de funcionários, avaliação de desempenho, inscrição de funcionários em planos de benefíciosRecursos humanos: Contratação de funcionários, avaliação de desempenho, inscrição de funcionários em planos de benefícios Exemplos de processos de negócios Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

56 1.56 © 2003 by Prentice Hall Processos de negócios transfuncionais Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimentoTranscendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefaAgrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Exemplo: Processamento de pedidos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Processos de negócios e sistemas de informação

57 1.57 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-12 O processo de processamento de pedidos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

58 1.58 © 2003 by Prentice Hall Customer Relationship Management – Gerenciamento das relações com os clientes (CRM) Gerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciaisGerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciais Disciplina empresarial e tecnológicaDisciplina empresarial e tecnológica Usa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresaUsa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresa Customer Relationship Management (CRM) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

59 1.59 © 2003 by Prentice Hall Cuida do cliente de ponta a pontaCuida do cliente de ponta a ponta Permite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao clientePermite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao cliente Consolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntasConsolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntas Customer Relationship Management (CRM) Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

60 1.60 © 2003 by Prentice Hall Customer Relationship Management (CRM) Figura 2-13 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

61 1.61 © 2003 by Prentice Hall Gerenciamento da cadeia de suprimentos Ligação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produtoLigação e coordenação estreitas das atividades envolvidas na compra, na fabricação e na movimentação de um produto Integra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientesIntegra fornecedores, fabricantes, distribuidores e clientes Reduz tempo, esforço redundante e custos de estoqueReduz tempo, esforço redundante e custos de estoque Gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

62 1.62 © 2003 by Prentice Hall Cadeia de suprimentos Rede de organizações e processos de negóciosRede de organizações e processos de negócios Ajuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabadosAjuda na compra de materiais e na transformação de matéria-prima em produtos semi-acabados e acabados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

63 1.63 © 2003 by Prentice Hall Ajuda na distribuição de produtos acabados aos clientesAjuda na distribuição de produtos acabados aos clientes Inclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedorInclui logística reversa – itens devolvidos fluem na direção contrária do comprador ao vendedor Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

64 1.64 © 2003 by Prentice Hall Figure 2-14 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

65 1.65 © 2003 by Prentice Hall Decidir quando e o que produzir, armazenar e movimentarDecidir quando e o que produzir, armazenar e movimentar Transmitir pedidos rapidamenteTransmitir pedidos rapidamente Comunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidosComunicar pedidos, acompanhar o andamento de pedidos Verificar a disponibilidade de estoques, monitorar níveisVerificar a disponibilidade de estoques, monitorar níveis Acompanhar embarquesAcompanhar embarques Planejar a produção com base na demanda realPlanejar a produção com base na demanda real Comunicar rapidamente as alterações no projeto do produtoComunicar rapidamente as alterações no projeto do produto Fornecer especificações de produtoFornecer especificações de produto Compartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluçõesCompartilhar informações sobre taxas de defeito, devoluções Como os SI podem facilitar o gerenciamento da cadeia de suprimentos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

66 1.66 © 2003 by Prentice Hall Limitações: Ineficiências podem representar até 25% das despesas operacionais da empresaIneficiências podem representar até 25% das despesas operacionais da empresa Efeito chicote: As informações sobre a demanda por um produto é distorcida ao passar de uma entidade para a outraEfeito chicote: As informações sobre a demanda por um produto é distorcida ao passar de uma entidade para a outra Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

67 1.67 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias- primas e de fabricação para aquele produtoSistemas de planejamento da cadeia de suprimentos: permitem a uma empresa gerar previsões de demanda para um produto e desenvolver planos de aquisição de matérias- primas e de fabricação para aquele produto Sistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitosSistemas de execução da cadeia de suprimentos: Gerenciam o fluxo de produtos através de centrais de distribuição e depósitos Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Gerenciamento da cadeia de suprimentos

68 1.68 © 2003 by Prentice Hall Dentro das empresas: Há funções, e cada uma tem seus usos para os sistemas de informaçãoDentro das empresas: Há funções, e cada uma tem seus usos para os sistemas de informação Além das fronteiras organizacionais: Há clientes e fornecedoresAlém das fronteiras organizacionais: Há clientes e fornecedores As funções tendem a trabalhar isoladamente Visão tradicional de sistemas Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

69 1.69 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-16 Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS Visão tradicional de sistemas

70 1.70 © 2003 by Prentice Hall Figura 2-17 Sistemas integrados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

71 1.71 © 2003 by Prentice Hall Estrutura e organização da empresa: Organização unificadaEstrutura e organização da empresa: Organização unificada Gerenciamento: Processos administrativos em toda a organização baseados em conhecimentoGerenciamento: Processos administrativos em toda a organização baseados em conhecimento Tecnologia: Plataforma unificadaTecnologia: Plataforma unificada Negócios: Operações mais eficientes e processos de negócios orientados para o clienteNegócios: Operações mais eficientes e processos de negócios orientados para o cliente Benefícios dos sistemas integrados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS

72 1.72 © 2003 by Prentice Hall Construção difícil: Requer mudanças fundamentais na maneira como a empresa operaConstrução difícil: Requer mudanças fundamentais na maneira como a empresa opera Tecnologia: Requer softwares complexos e umgrande investimento de tempo, dinheiro e capacidade técnicaTecnologia: Requer softwares complexos e umgrande investimento de tempo, dinheiro e capacidade técnica Coordenação e tomada de decisões organizacionais centralizadas: Não é a melhor maneira de operar uma empresaCoordenação e tomada de decisões organizacionais centralizadas: Não é a melhor maneira de operar uma empresa Desafios dos sistemas integrados Sistemas de Informação Gerencial Capítulo 2 Sistemas de Informação na Empresa INTEGRAÇÃO DE FUNÇÕES E PROCESSOS DE NEGÓCIOS


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