A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO O LUGAR DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO O LUGAR DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1

2 AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO

3 O LUGAR DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO

4 UM PASTOR DE CONGREGAÇÃO USA MUITOS CHAPÉUS...

5 ... MAS O ALVO É MUITO BEM FOCALIZADO!

6 ALGUMAS VEZES O PASTOR DE CONGREGAÇÃO PODE SENTIR-SE ATOLADO

7 ... MAS O MINISTÉRIO DA CONGREGAÇÃO É TREMENDAMENTE RECOMPENSÁVEL!

8 O OBJETIVO DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO: A CADA ANO... Formar um auxiliar de pastor de congregação Formar um auxiliar de pastor de congregação Formar cinco novos auxiliares de supervisores Formar cinco novos auxiliares de supervisores Formar 25 novos auxiliares de líderes de células Formar 25 novos auxiliares de líderes de células Multiplicar 25 células por meio de conversões Multiplicar 25 células por meio de conversões Desafiar implantadores de igrejas em potencial Desafiar implantadores de igrejas em potencial Ver crianças sendo nutridas nas células Ver crianças sendo nutridas nas células

9 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ALCANÇA ESSES ALVOS SENDO... PASTOR PASTOR Cuidando do rebanho Cuidando do rebanho ADMINISTRADOR ADMINISTRADOR Liderando 25 líderes de célula Liderando 25 líderes de célula LÍDER LÍDER Compartilhando a visão do Reino Compartilhando a visão do Reino

10 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% PASTOR ADMINISTRADOR LÍDER

11 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LC PASTOR 80% ADMINISTRADOR 10% LÍDER 10%

12 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LC PASTOR 20% ADMINISTRADOR 70% LÍDER 10% S

13 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LCS PC PASTOR 40% ADMINISTRADOR 40% LÍDER 20%

14 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LCPDS PC PASTOR 20% ADMINISTRADOR 30% LÍDER 50%

15 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LCPDPGS PC PASTOR 20% ADMINISTRADOR 15% LÍDER 65%

16 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LCS PASTOR 20% ADMINISTRADOR 30% LÍDER 50% PG PARA UMA IGREJA EM CÉLUAS COM 25 CÉLULAS OU MENOS PC/

17 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% LCS PASTOR 40% ADMINISTRADOR 40% LÍDER 20% PD/PG PARA UMA IGREJA EM CÉLULAS COM CÉLULAS PC

18 QUALIFICAÇÕES Apto para ensinar (treinar, mentorear) Apto para ensinar (treinar, mentorear) Perfil DISC estudado: Perfil DISC estudado: I e S são ambos convenientes (veja pág. F-4). I e S são ambos convenientes (veja pág. F-4). Precisa mais de um telefone do que de uma mesa. Precisa mais de um telefone do que de uma mesa. Um peso pela salvação dos perdidos. Um peso pela salvação dos perdidos. Paciência para treinar outros. Paciência para treinar outros. Pronto para delegar tarefas. Pronto para delegar tarefas.

19 UMA TÍPICA AGENDA SEMANAL Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo MANHÃTARDENOITEMANHÃTARDENOITE LER RELATÓRIOS ADORAÇÃO COM OS OBREIROS ENCONTRO COM LÍDERES ADORAÇÃO COM OBREIROS ENCONTRO COM LÍDERES ACONSELHA- MENTO TREINA- MENTO DE LÍDERES LER RELATÓRIOS E ENCAMINHAR AÇÕES ENCONTRO DO DISTRITO ACONSELHA- MENTO ALMOÇO COM INCRÉDULO 1.º SAB: ENCONTRO COM SUPERVISORES 2.º SAB: ENCONTRO COM OS LÍDERES DE CÉLULA VISITAR OU PARTICIPAR DE UM GRUPO DE INTERESSE OU DE AMIZADE VISITAR UMA CÉLULA CULTO ENCONTRO COM PASTOR GERAL VISITAR UMA CÉLULA

20 RESUMO DAS ATIVIDADES Leitura dos relatórios e planejamento Leitura dos relatórios e planejamento Devocional com obreiros Devocional com obreiros Reunião com equipe pastoral Reunião com equipe pastoral Aconselhamento e visitas Aconselhamento e visitas Reuniões de liderança Reuniões de liderança Sacramentos Sacramentos Evangelismo e discipulado Evangelismo e discipulado

21 Para conversar... Para conversar... Na sua igreja, quanto o papel do pastor de congregação será diferente do que é atualmente? Por quê? Na sua igreja, quanto o papel do pastor de congregação será diferente do que é atualmente? Por quê? Se uma igreja tem 15 células, quantos supervisores deve haver? Essa igreja deve ter um pastor de congregação? Se uma igreja tem 15 células, quantos supervisores deve haver? Essa igreja deve ter um pastor de congregação?

22 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO PASTOR 1. Deve ter chamado. 2. Deve ter domínio da Bíblia. 3. Deve proteger as células de erros. 4. Deve criar estilos de vida do Reino. 5. Deve ter um foco definido, coerente. 6. Deve servir com o caráter de Deus. 7. Deve ser livre e irrepreensível. 8. Deve ser remunerado por seu ministério.

23 SER CHAMADO É UM PROCESSO Experiência anterior requerida: Experiência anterior requerida: Membro de célula, terminou o Ano de treinamento. Membro de célula, terminou o Ano de treinamento. Líder de célula, multiplicou ao menos uma vez. Líder de célula, multiplicou ao menos uma vez. Supervisor, multiplicou 1-2 vezes. Supervisor, multiplicou 1-2 vezes. O caráter de Deus é visível. O caráter de Deus é visível. Vida pessoal faz do ministério uma possibilidade óbvia (a esposa está de acordo). Vida pessoal faz do ministério uma possibilidade óbvia (a esposa está de acordo).

24 VIDA PESSOAL Caminhada com Deus Vida familiar Vida familiar Vida social Vida social

25 MINISTÉRIOS DE LIDERANÇA Levantando novos líderes. Levantando novos líderes. Situações de liderança. Situações de liderança. Modelando estratégias evangelísticas. Modelando estratégias evangelísticas. Cuidando dos líderes atuais. Cuidando dos líderes atuais.

26 O PROCESSO DE PREPARO Ano de treinamento 1 e 2. Ano de treinamento 1 e 2. Treinamento do auxiliar de líder de célula. Treinamento do auxiliar de líder de célula. Treinamento do auxiliar de supervisor. Treinamento do auxiliar de supervisor. Treinamento do auxiliar de pastor de congregação. Treinamento do auxiliar de pastor de congregação.

27 4 REGRAS PARA O PASTOR DE CONGREGAÇÃO 1. O sistema de células deve ser capaz de preparar as pessoas com menos habilidades para compartilharem a estratégia. 2. O sistema de células deve ser visto como uma estrutura impecável, descentralizada e controlada. 3. Todo o treinamento e operação do sistema de células está documentado em manuais. 4. O sistema de células deve prover um ministério prático para as pessoas que o recebem.

28 LISTA DE LIVROS RECOMENDADOS Será muito bom que sua igreja comece uma biblioteca de livros relacionados com a visão e os valores de células para os pastores de congregação. Será muito bom que sua igreja comece uma biblioteca de livros relacionados com a visão e os valores de células para os pastores de congregação. As apostilas dos módulos devem fazer parte constante das leituras e de consultas. As apostilas dos módulos devem fazer parte constante das leituras e de consultas.

29 LEVANTANDO NOVOS LÍDERES Na I.B.P., pouco ou nenhum esforço é feito para a necessidade de encontrar líderes em potencial. Na I.B.P., pouco ou nenhum esforço é feito para a necessidade de encontrar líderes em potencial. Então, o pastor de congregação em uma igreja em transição está em desvantagem! Nenhum modelo, nenhuma experiência... Então, o pastor de congregação em uma igreja em transição está em desvantagem! Nenhum modelo, nenhuma experiência... Por isso são importantes congressos como esse e assessoria para troca de experiências. Por isso são importantes congressos como esse e assessoria para troca de experiências.

30 LEVANTANDO NOVOS LÍDERES Cada líder de célula deve constantemente avaliar líderes em potencial e sugeri-los para o supervisor. Cada líder de célula deve constantemente avaliar líderes em potencial e sugeri-los para o supervisor. O pastor de congregação deve dar prioridade no seu trabalho à condução dessas pessoas. O pastor de congregação deve dar prioridade no seu trabalho à condução dessas pessoas. Use o teste D.I.S.C. para ajudá-lo na seleção de futuros líderes. Use o teste D.I.S.C. para ajudá-lo na seleção de futuros líderes. O teste DISC está preparado para ser usado pelas igrejas em células! O teste DISC está preparado para ser usado pelas igrejas em células!

31 MOSTRE E FALE EDIFICA LÍDERES MAIS RAPIDAMENTE! O pastor de congregação procura treinar pela demonstração – MODELO. O pastor de congregação procura treinar pela demonstração – MODELO. O lema do pastor de congregação: T.O.P.! O lema do pastor de congregação: T.O.P.! (Tempo para Outras Pessoas!) Ofereça o maior número possível de experiências para os membros das células, líderes e supervisores. Ofereça o maior número possível de experiências para os membros das células, líderes e supervisores.

32 CUIDADO PELOS LÍDERES ATUAIS O supervisor bem-sucedido nunca afasta um líder de célula do seu relacionamento. O supervisor bem-sucedido nunca afasta um líder de célula do seu relacionamento. Licença de descanso para líder de célula é o máximo. Licença de descanso para líder de célula é o máximo. Retiros de planejamento duas vezes por ano em um acampamento devem incluir famílias e atividades de recreação. Retiros de planejamento duas vezes por ano em um acampamento devem incluir famílias e atividades de recreação.

33 MOLDAR ESTRATÉGIAS DE EVANGELISMO PARA ALCANÇAR O PERDIDO Um pastor de congregação em treinamento fará bem em retornar a estas páginas toda terça de manhã para planejar a agenda e as atividades para a semana. Um pastor de congregação em treinamento fará bem em retornar a estas páginas toda terça de manhã para planejar a agenda e as atividades para a semana.

34 Para conversar... Para conversar... Compartilhe três novas dicas que você recebeu na apresentação do papel do pastor de congregação na... Compartilhe três novas dicas que você recebeu na apresentação do papel do pastor de congregação na... Vida pessoal Vida pessoal Responsabilidade de liderança Responsabilidade de liderança Tarefas de treinamento Tarefas de treinamento

35 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO ADMINISTRADOR Administrando supervisores Administrando supervisores Administrando líderes de célula Administrando líderes de célula Monitorando o crescimento das células Monitorando o crescimento das células Monitorando o crescimento das sub- congregações administradas pelos supervisores Monitorando o crescimento das sub- congregações administradas pelos supervisores Planejando e executando o calendário de atividades da congregação Planejando e executando o calendário de atividades da congregação

36 A IMPORTÂNCIA DOS GRÁFICOS DAS CÉLULAS Gráficos nas paredes são absolutamente necessários! Gráficos nas paredes são absolutamente necessários! Monitorar o crescimento deve ser diário, não mensal, examinados pelo pastor de congregação. Monitorar o crescimento deve ser diário, não mensal, examinados pelo pastor de congregação. Lembre-se: crescimento não é o OBJETIVO: é o RESULTADO de fazer muitas coisas da maneira certa! Lembre-se: crescimento não é o OBJETIVO: é o RESULTADO de fazer muitas coisas da maneira certa!

37 CUIDANDO DOS RELATÓRIOS 1. Relatório dos membros da célula 2. Relatório da célula 3. Relatório do supervisor 4. Relatório do pastor de congregação feito para o pastor de distrito e/ou geral 5. Uma secretária tipo C eficiente pode ajudar com os relatórios de cinco pastores de congregação.

38 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO AS CÉLULAS O crescimento nas células é monitorado de muitas maneiras: O crescimento nas células é monitorado de muitas maneiras: Por meio de visitas semanais Por meio de visitas semanais Por meio de relatórios semanais Por meio de relatórios semanais Por meio de relatórios gerais das células Por meio de relatórios gerais das células Por meio dos relatórios de visitas dos supervisores das células Por meio dos relatórios de visitas dos supervisores das células

39 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO OS LÍDERES Encontro mensal com os líderes de células & supervisores Encontro mensal com os líderes de células & supervisores Encontro de planejamento mensal com os supervisores, um a um Encontro de planejamento mensal com os supervisores, um a um Contatos pessoais com os líderes Contatos pessoais com os líderes Retiro anual de líderes Retiro anual de líderes Encontros quinzenais com os supervisores Encontros quinzenais com os supervisores

40 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO A CONGREGAÇÃO Por meio de um encontro mensal com os supervisores. Por meio de um encontro mensal com os supervisores. Por meio de um relatório mensal resumido apresentado para o pastor de distrito ou para o pastor geral. Por meio de um relatório mensal resumido apresentado para o pastor de distrito ou para o pastor geral. Por meio de um relatório trimestral apresentado para o pastor de distrito ou geral. Por meio de um relatório trimestral apresentado para o pastor de distrito ou geral. Por meio de retiros de planejamento anual com os supervisores. Por meio de retiros de planejamento anual com os supervisores.

41 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO ADMINISTRANDO O EVANGELISMO Evangelismo pessoal recebe alta prioridade. Evangelismo pessoal recebe alta prioridade. O evangelismo no nível da célula é guiado cuidadosamente. O evangelismo no nível da célula é guiado cuidadosamente. Supervisão dos grupos de amizade e interesse. Supervisão dos grupos de amizade e interesse. O culto de celebração evangelístico é preparado e executado pelo escritório do pastor de congregação. O culto de celebração evangelístico é preparado e executado pelo escritório do pastor de congregação.

42 Para conversar... Para conversar... Esse é um ótimo período de conversa e reflexão para você e seu grupo. Esse é um ótimo período de conversa e reflexão para você e seu grupo. Completem a página 33. Completem a página 33. Conversem a respeito das atividades de um pastor de congregação, a sua agenda semanal, e como você pode começar a aplicar o que você aprendeu. Conversem a respeito das atividades de um pastor de congregação, a sua agenda semanal, e como você pode começar a aplicar o que você aprendeu.

43 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO LÍDER Visionário Visionário Motivador Motivador Representante da igreja Representante da igreja Tem a visão da igreja Tem a visão da igreja Oferece retorno para o PD/PG a respeito da congregação Oferece retorno para o PD/PG a respeito da congregação Toma as decisões pela vida da congregação Toma as decisões pela vida da congregação Fala em nome da igreja em relação a situações de dúvida Fala em nome da igreja em relação a situações de dúvida

44 AQUELE QUE TOMA AS DECISÕES PARA A CONGREGAÇÃO Quando multiplicar células Quando multiplicar células Quando fechar células Quando fechar células Como lidar com os problemas das células Como lidar com os problemas das células Designa líderes de células e supervisores Designa líderes de células e supervisores Trata rebeldia e pecado na congregação após o trabalho do líder ou supervisor. Trata rebeldia e pecado na congregação após o trabalho do líder ou supervisor.

45 ORIENTADOR DOS INTERESSES DA IGREJA Questionamentos bíblicas Questionamentos bíblicas Questões éticas Questões éticas Preparação de noivos Preparação de noivos Questões de divórcio Questões de divórcio Membresia Membresia Divulgação das informações a respeito das atividades do calendário da igreja Divulgação das informações a respeito das atividades do calendário da igreja

46 Para conversar... Para conversar... A sua igreja tem padrões definidos a respeito de como unir a igreja, questões de divórcio, ética etc.? Como o pastor de congregação deve ser orientado nesses assuntos? A sua igreja tem padrões definidos a respeito de como unir a igreja, questões de divórcio, ética etc.? Como o pastor de congregação deve ser orientado nesses assuntos?

47 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO UM LÍDER VISIONÁRIO Planejando objetivos e fazendo projeções Planejando objetivos e fazendo projeções Estudo e pesquisa Estudo e pesquisa História & Demografia da congregação História & Demografia da congregação Reconhecimento das fortalezas espirituais na congregação e oração de batalha contra elas Reconhecimento das fortalezas espirituais na congregação e oração de batalha contra elas

48 O PASTOR DE CONGREGAÇÃO COMO MOTIVADOR Auto-motivado, não precisa de supervisão muito próxima Auto-motivado, não precisa de supervisão muito próxima Controla a responsabilidade da congregação Controla a responsabilidade da congregação É um marca-passo: lidera fazendo É um marca-passo: lidera fazendo É orientado a pessoas, está com as pessoas, ama as pessoas, ora pelas pessoas. É orientado a pessoas, está com as pessoas, ama as pessoas, ora pelas pessoas.

49 Para conversar... Para conversar... Gaste alguns minutos para pensar a respeito de maneiras específicas que o Senhor está mostrando para você alcançar os objetivos de seu próprio ministério como um... Gaste alguns minutos para pensar a respeito de maneiras específicas que o Senhor está mostrando para você alcançar os objetivos de seu próprio ministério como um... Visionário Visionário Motivador Motivador

50 Para conversar... Para conversar... Você é um pastor de congregação. Uma de suas responsabilidades é assegurar que os membros de suas células sejam treinados pelo Ano de treinamento. Você é um pastor de congregação. Uma de suas responsabilidades é assegurar que os membros de suas células sejam treinados pelo Ano de treinamento. Para cada estação, identifique 2 problemas comuns encontrados pelos membros das células e pelos líderes das células. Para cada estação, identifique 2 problemas comuns encontrados pelos membros das células e pelos líderes das células. O que você diria para um líder de célula se ele perguntasse a respeito desses problemas? O que você diria para um líder de célula se ele perguntasse a respeito desses problemas?

51 LEMBRE-SE... É SÁBIO O HOMEM QUE DÁ O QUE NÃO PODE GUARDAR PARA GANHAR O QUE NÃO PODE PERDER!

52 INTERVALO


Carregar ppt "AT 4 PASTOR DE CONGREGAÇÃO O LUGAR DO PASTOR DE CONGREGAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google