A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Industrialização da Construção e o Futuro da Pré-fabricação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Industrialização da Construção e o Futuro da Pré-fabricação"— Transcrição da apresentação:

1 A Industrialização da Construção e o Futuro da Pré-fabricação
5° COPAC - Congresso Paranaense do Ambiente Construído A Industrialização da Construção e o Futuro da Pré-fabricação Arq. Dr. Paulo Eduardo Fonseca de Campos

2 Um mercado em transformação
As crescentes necessidades de se construir com rapidez, qualidade e economia. As demandas hoje existentes (Centros Comerciais, Hotéis, Escolas, Edifícios Públicos etc. ). Indústria da Construção Civil: desafios, necessidades e novos paradigmas.

3 “Cápsulas de Morar” Comentar a dificuldade que os habitantes de um conjunto como este têm, até mesmo, para localizar o apartamento onde moram.

4 HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL NA CHINA

5

6

7 IMAGINEM AGORA UMA REUNIÃO DE CONDOMÍNIO !

8 Um teto para viver...na Bahia

9 Arquitetura e Industrialização
A arquitetura moderna resulta da ocorrência de múltiplas circunstâncias relacionadas com o desenvolvimento progressivo da pesquisa científica e tecnológica, além da radicalização da investigação artística e do confronto de modelos de controle do desenvolvimento urbano (BENEVOLO, 1985).

10 O desenvolvimento da pré-fabricação
A resposta dos pré-fabricados de concreto às necessidades de reconstrução da Europa após a II Guerra A "máquina de morar" de Le Corbusier Foi a partir das circunstâncias dramáticas e objetivas geradas pela II Guerra na Europa que os pré-fabricados de concreto consolidaram-se definitivamente como solução construtiva. Ou seja, uma carência extrema de habitações, escolas, edifícios industriais, destruídos pela guerra, combinada com uma falta de mão-de-obra para a construção. A “máquina de morar” de Le Corbusier ganha corpo com a reconstrução européia. Casas produzidas de forma semelhante aos carros da Ford.

11 A opção pelo "grande painel" pré-fabricado de concreto como solução técnica e econômica
O “grande painel” é o logotipo da reconstrução da Europa. Estruturas a base de lâminas resistentes de concreto.

12 A “primeira geração” (1950 a 1970)
As realizações massivas na área de habitação na Europa Uniformidade e rigidez na arquitetura e no urbanismo Condição sine qua non: milhares de unidades agrupadas Diminuição do número de elementos distintos Flexibilidade “zero” Para que se entenda melhor como os pré-fabricados de concreto chegaram ao estágio avançado atual em que se encontram, apresenta-se aqui uma divisão didática em três etapas de seu desenvolvimento.

13 “Primeira Geração” - FLEXIBILIDADE “ZERO”
Comentar a dificuldade que os habitantes de um conjunto como este têm, até mesmo, para localizar o apartamento onde moram.

14 “Primeira Geração”: utopia ou resignação?
La Grande Borne ou Le Labyrinthe (Grigny, Paris – 1971) Comentar a dificuldade que os habitantes de um conjunto como este têm, até mesmo, para localizar o apartamento onde moram.

15 Questionamento do modelo (1970 a 1980)
O acidente no Edifício "Ronan Point" (1968) A crise do petróleo (1973) Não às cidades-dormitório Na foto, o edifício “Ronan Point” após o colapso de parte da sua estrutura, provocado pelo deslocamento produzido pela explosão de um botijão de gás em uma das áreas de serviço. Este acidente obrigou a uma revisão nas juntas de solidarização entre painéis nos sistemas “clássicos” de grandes painéis. A crise do petróleo, por sua vez, obriga a uma revisão nos sistemas de juntas de vedação, visando uma maior economia de energia (calefação). Em 1968, inicia-se na França um forte movimento social de rejeição às cidades-dormitório produzidas no período de reconstrução. Proíbem-se após 1973 os conjuntos habitacionais com mais de 300 unidades. Os produtores de pré-fabricados estavam habituados, até então, a construir conjuntos com milhares de unidades ( ou até mais).

16 “Primeira Geração”: questionamento tardio
Killingworth Towers (Newcastle, Inglaterra – 1987) Comentar a dificuldade que os habitantes de um conjunto como este têm, até mesmo, para localizar o apartamento onde moram.

17 Alta densidade tecnológica (1980 até a atualidade)
O desenvolvimento crescente de produtos com um alto valor agregado A industrialização sutil à base de componentes pré-fabricados O CAD-Concreto de Alto Desempenho aplicado aos pré-fabricados de concreto Os materiais compostos Uma crescente sofisticação do produto. Flexibilização do produto e do processo industrial, visando atender cada vez mais as necessidades do usuário (comparação à indústria automobilística japonesa). Aumento do valor agregado dos pré-fabricados de concreto, através do desenvolvimento de materiais compostos a base de cimento (concreto armado com fibras de vidro, p. e.). A segunda grande revolução tecnológica no segmento dos pré-fabricados de concreto, que passa a ser possível com o desenvolvimento do CAD.

18 Desafios da Pré-fabricação
Economia globalizada > rapidez - qualidade - economia Adequação da pré-fabricação à maior parte possível do edifício Conversão do canteiro de obras em local de montagem de partes pré-fabricadas > controle do cronograma e da produtividade Máxima racionalização da montagem (interfaces) Aumento da “densidade tecnológica” dos produtos Tecnologia dos materiais Desenvolvimento de produto Uma crescente sofisticação do produto. Flexibilização do produto e do processo industrial, visando atender cada vez mais as necessidades do usuário (comparação à indústria automobilística japonesa). Aumento do valor agregado dos pré-fabricados de concreto, através do desenvolvimento de materiais compostos a base de cimento (concreto armado com fibras de vidro, p. e.). A segunda grande revolução tecnológica no segmento dos pré-fabricados de concreto, que passa a ser possível com o desenvolvimento do CAD.

19 Desafios da Pré-fabricação
COMPONENTES

20 Passarela de Sherbrooke (Sherbrooke, Canadá)
Superfícies lisas: obtidas a partir de materiais não porosos, tais como o fiberglass, o aço, madeira selada, madeira revestida ou concreto selado. Passarela de Sherbrooke (Sherbrooke, Canadá)

21 Passarelas de pedestres (Salvador)
Hospital Sarah Kubtischek Fortaleza (1991) Escola municipal (Salvador, 1988) Fábrica do CEDEC/EMURB (1990)

22 MATRIZES DE ALTO DESEMPENHO
A substituição da quantidade pela qualidade > a protensão de Freyssinet e as estruturas laminares (anos 1930) O uso intensivo de aditivos redutores de água O emprego de materiais cimentícios suplementares (sílica ativa, cinza volante, metacaulin, pós reativos etc.) Elementos delgados de materiais compostos reforçados com fibras Componentes construtivos mais leves > transporte a larga distância, menor incidência de custos com equipamentos, diminuição no consumo de materiais e alívio de cargas nas estruturas dos edifícios

23 A substituição da quantidade pela qualidade
Pavilhão de Exposições de Turim (1948) peças de 38mm- vão de 95,10 m Palacete de Esportes de Roma (1957) peças de 25mm - diâmetro 60 m Hangares de Orly (1921) lâminas de 9 cm - vão de 88 m Frontón Recoletos (1935) lâmina de 9 cm - vão de 33 m

24 Ensaios de resistência
Prensa de 20 toneladas Prensa de 100 toneladas

25 2. TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
Resistência à compressão x tempo x relação a/a

26 Fotomicrografia Fck 60 MPa - aumento de 100 vezes
DURABILIDADE Fotomicrografia Fck 60 MPa - aumento de 100 vezes

27 Fotomicrografia Fck 115 MPa - aumento de 100 vezes
DURABILIDADE Fotomicrografia Fck 115 MPa - aumento de 100 vezes

28 TANQUE DECANTADOR SECUNDÁRIO

29 LINHA DE PRODUÇÃO DE BANHEIROS PRONTOS

30 Produção de monoblocos de GRC

31 BANHEIROS PRONTOS: TRANSPORTE

32 BANHEIROS PRONTOS: TRANSPORTE

33 Hotel “CAESAR BUSINESS Paulista” BANHEIROS PRONTOS

34 Materiais compostos – GRC (fibra-de-vidro)
Vila Nova Marriott – São Paulo

35 Painéis Arquitetônicos
Aceleram o fechamento dos edifícios, particularmente quando já vêm com os caixilhos incorporados Condições de ocupação dos edifícios em um tempo menor que os fechamentos convencionais Possibilitam uma ampla combinação de cores, texturas e formas

36 Desenvolvimento Tecnológico
Pigmentos e agregados > novas misturas de concreto Cores e texturas > concreto lavado, concreto jateado No Brasil a carência habitacional chega a quase 10 milhões de unidades, demanda que dificilmente será encarada sem o emprego de processos massivos de produção, como é a pré-fabricação.

37 Desenvolvimento Tecnológico
Moldes mais sofisticados No Brasil a carência habitacional chega a quase 10 milhões de unidades, demanda que dificilmente será encarada sem o emprego de processos massivos de produção, como é a pré-fabricação. Formas mais complexas

38 Acabamentos superficiais
texturas e relevos

39 relevos e superfície lisa
Acabamentos superficiais relevos e superfície lisa

40 texturas obtidas com retardador de pega
Acabamentos superficiais texturas obtidas com retardador de pega Retardação superficial: obtida através do uso de retardadores químicos de pega, aplicados na superfície dos moldes. Após a desforma, a pasta de cimento não endurecida da superfície do painel e removida com jatos de água ou escovamento, expondo desta forma os agregados que conferirão textura aos painéis.

41 Acabamentos superficiais
concreto lavado

42 Acabamentos superficiais
baixos-relevos

43 Shopping Dom Pedro - Campinas
Baixos-relevos Shopping Dom Pedro - Campinas Temos uma obra na qual os painéis de fachada são todos em concreto com figuras em alto e baixo relevo e posteriormente pintados. É o maior shopping center da América Latina em área. O painel menor mostra o potencial de detalhes arquitetônicos em uma peça de concreto. O diferencial não é só a questão do detalhe mas sim, o fato de uma peça tão complicada e intrincada como essa ser feita em um esquema industrial.

44 Juntas de vedação Horizontais Verticais
Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

45 Ligações Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

46 Sistemas de içamento Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

47 Edifícios comerciais Edifício administrativo em Londres
No detalhe pode-se ver uma peça pré-fabricada de fachada com um alto grau de complexidade. Edifício administrativo em Londres

48 Centro Empresarial Nações Unidas - São Paulo
Falar sobre o CENU, cujas estruturas foram executadas com CAD e fechadas com painéis pré-fabricados de concreto revestidos com granito. Centro Empresarial Nações Unidas - São Paulo

49 Universal Fonográfica – São Paulo

50 Universal Fonográfica – São Paulo

51 Universal Fonográfica – São Paulo

52 IURD - Catedral de Jundiaí /SP
Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

53 IURD - Catedral de Jundiaí /SP
Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

54 Biblioteca – PUC Campinas /SP

55 Biblioteca – PUC Campinas /SP

56 Fisioterapia – PUC Campinas /SP

57 Biblioteca e Fisioterapia – PUC Campinas /SP

58 fabricação no canteiro de obras
Painéis portantes fabricação no canteiro de obras

59 Rampas pré-fabricadas para rebaixamentos de guias
Título da Palestra: Artefatos de cimento. Para os projetistas, sejam eles arquitetos ou engenheiros, a característica principal do concreto é a sua plasticidade inicial, que permite moldar um número ilimitado de formas e componentes construtivos, num igualmente ilimitado campo de aplicações. O emprego dos artefatos de cimento na indústria da construção civil permite antever uma nova organização da atividade de construir, baseada na composição ordenada de vários produtos de origem diversa, com um nível elevado de qualidade e um alto grau de acabamento.

60 Vista inferior em perspectiva
Título da Palestra: Artefatos de cimento. Para os projetistas, sejam eles arquitetos ou engenheiros, a característica principal do concreto é a sua plasticidade inicial, que permite moldar um número ilimitado de formas e componentes construtivos, num igualmente ilimitado campo de aplicações. O emprego dos artefatos de cimento na indústria da construção civil permite antever uma nova organização da atividade de construir, baseada na composição ordenada de vários produtos de origem diversa, com um nível elevado de qualidade e um alto grau de acabamento.

61 Revitalização de ruas comerciais em São Paulo e outras cidades

62

63 Módulos componíveis Título da Palestra: Artefatos de cimento.
Para os projetistas, sejam eles arquitetos ou engenheiros, a característica principal do concreto é a sua plasticidade inicial, que permite moldar um número ilimitado de formas e componentes construtivos, num igualmente ilimitado campo de aplicações. O emprego dos artefatos de cimento na indústria da construção civil permite antever uma nova organização da atividade de construir, baseada na composição ordenada de vários produtos de origem diversa, com um nível elevado de qualidade e um alto grau de acabamento.

64 Nos próximos slides estarão sendo apresentadas uma série de possibilidades com relação a textura, cor e pigmentação para os painéis de fachada, ressaltando as formas de obtenção das inúmeras possibilidades de acabamentos personalizados para os edifícios. Podemos perceber que os acabamentos diferenciados podem ocorrer em São Paulo da mesma forma criativa e de qualidade que em Londres. O único diferencial é que a obra de Londres é antiga e a Brasileira é recente (2 anos).

65 Outras aplicações Rebatedor - Balizador

66 Abrigo de passageiros

67 Lixeiras – coleta seletiva

68 Calçadas drenantes

69 Calçadas drenantes

70 CPR - Concreto de Pós Reativos (CAD) AÇO Concreto Protendido
A IMAGEM DO FUTURO QUE JÁ CHEGOU (perfis de resistência equivalente em CAD, aço, concreto protendido e armado)...FALA MAIS ALTO QUE MUITAS PALAVRAS! CPR - Concreto de Pós Reativos (CAD) AÇO Concreto Protendido Concreto Armado


Carregar ppt "A Industrialização da Construção e o Futuro da Pré-fabricação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google