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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região.

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região - Resultados de T2 -

2 2 Sumário I – Introdução 03 II – Perfil do Público Alvo 14 III – Resultados do Projeto 24 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 36

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Gestor do Projeto Virginia Allgayer Coordenador Nacional Maria Regina Diniz de Oliveira Coordenador Estadual Edvaldo Pires Correa Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Cosméticos

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público-alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região. Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região.

8 8 Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Objetivo Geral do Projeto Elevar o patamar de competitividade das empresas participantes do projeto e consolidar a visão de Pólo do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Metropolitana.

9 9 Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Foco Estratégico do Projeto Aporte de inovação e tecnologia. Excelência empresarial e operacional. Acesso a novos mercados - interno e externo. Consolidação do núcleo empresarial.

10 10 Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Público Alvo do Projeto Empresas da cadeia produtiva do Setor de Cosméticos em Curitiba e Região.

11 11 Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 1 Aumentar em 10% a lucratividade das empresas participantes até dezembro de 2009 e mais 10% até dezembro de Resultado 1 Aumentar em 10% a lucratividade das empresas participantes até dezembro de 2009 e mais 10% até dezembro de Resultados Buscados pelo Projeto Resultado 2 Ampliar a capacidade de produção em média 10% até dezembro de 2009 e mais 10% até dezembro de Resultado 2 Ampliar a capacidade de produção em média 10% até dezembro de 2009 e mais 10% até dezembro de Resultado 3 Ampliar a carteira de clientes das empresas participantes do projeto, em média 15% até dezembro de 2009 e mais 15% até dezembro de Resultado 3 Ampliar a carteira de clientes das empresas participantes do projeto, em média 15% até dezembro de 2009 e mais 15% até dezembro de Resultado 4 Ter a Central de Negócios do setor de Cosméticos implantada e atuante até dezembro de Resultado 4 Ter a Central de Negócios do setor de Cosméticos implantada e atuante até dezembro de 2010.

12 12 Desenvolvimento do Setor de Cosméticos de Curitiba e Região Períodos de Análise T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2008 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2008 Este relatório traz os resultados de T2. T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2007 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2007 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2010 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2010 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2009 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2009

13 13 Metodologia de Coleta e Amostra Público Alvo Pesquisas respondidas Taxa de Sucesso % A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados. A coleta ocorreu entre os dias 15 de junho e 22 de junho de Os dados desta pesquisa referem-se a fase T2 do projeto.

14 Capítulo II – Perfil do Público Alvo Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas e Número de Pessoas que Trabalham na Empresa

15 15 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 13 anos Base: 18 Mediana: 13 anos Média Interna*: 13 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

16 16 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 18 Idade média é de 40 anos O entrevistado mais velho possui 55 anos O entrevistado mais novo possui 28 anos Mediana: 38 anos Média Interna: 40 anos

17 17 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 18

18 18 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 18

19 19 Mediana: 8 anos Média Interna: 9 anos Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 18 Tempo Médio de Atuação no Mercado 10 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 25 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 4 anos de experiência

20 20 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 18 Atividades Desenvolvidas Base: 15* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

21 21 Perfil do Público Alvo Total de Pessoas que Trabalhavam na Empresa – Dezembro de 2008 A empresa com maior número de pessoas trabalhando possui 162 pessoas ocupadas Base: 17* Média de 33 pessoas ocupadas * Um entrevistado não informou a quantidade de pessoas que trabalham na empresa. Sendo, em média 2 sócios 27 funcionários 1 estagiário 3 prestadores de serviços exclusivos Sendo, em média 2 sócios 27 funcionários 1 estagiário 3 prestadores de serviços exclusivos Mediana: 15 Média Interna: 26

22 22 Perfil do Público Alvo Total de Pessoas que Trabalhavam na Empresa – Dezembro de 2009 A empresa com maior número de pessoas trabalhando possui 222 pessoas ocupadas Base: 17* Média de 43 pessoas ocupadas Mediana: 20 Média Interna: 33 Sendo, em média 2 sócios 35 funcionários 1 estagiário 5 prestadores de serviços exclusivo Sendo, em média 2 sócios 35 funcionários 1 estagiário 5 prestadores de serviços exclusivo * Um entrevistado não informou a quantidade de pessoas que trabalham na empresa.

23 23 Perfil do Público Alvo Total de Ocupações nas Empresas Em 2008 Em 2009 Em média 33 pessoas ocupadas Em média 43 pessoas ocupadas O número de ocupações cresceu 30% De 2008 para 2009

24 Capítulo III – Resultados do Projeto Lucratividade, Produtividade, Carteira de Clientes, Atuação das Empresas no Pólo de Cosméticos

25 25 Primeiro Resultado Aumentar em 10% a Lucratividade das Empresas Participantes até Dezembro de 2009 e Mais 10% até Dezembro de 2010 Meta para T3 (2010) R$ Medida Lucro (em R$) Ano 2007 (T0) Ano 2008 (T1) Ano 2009 (T2) TotalR$ ,27 R$ R$ MédiaR$ ,23 R$ R$ MedianaR$ ,00 R$ R$ Desvio PadrãoR$ ,16 R$ R$ Mínimo-R$ 7.085,55 R$ R$ MáximoR$ ,00 R$ R$ Total De Empresas Respondentes* 10 * Empresas que informaram o lucro nos três anos consecutivos. Meta para T2 (2009) R$

26 26 Primeiro Resultado Lucro (em R$) Resultado T1 (Ano 2008) Resultado T2 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2009) Meta T3 (Ano 2010) Resultado T0 (Ano 2007) Aumentar em 10% a Lucratividade das Empresas Participantes até Dezembro de 2009 e Mais 10% até Dezembro de 2010

27 27 Média R$ Mediana R$ Primeiro Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Lucro em 2009 Quantidade de Empresas Lucro (em R$) Base: 10* * Empresas que informaram o lucro. Valores expressos em números absolutos.

28 28 Segundo Resultado Ampliar a capacidade de Produção em Pelo Menos 10% até dezembro de 2009 e Mais 10% até Dezembro de 2010 Meta para T2 (2009) Produzir 1.391,8 toneladas Medida Produção Física (em toneladas) Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (T2) Total 1.851,81.265,31.857,4 Média 168,3115,0168,9 Mediana 66,053,064,0 Desvio Padrão 302,5154,6293,3 Mínimo 0,01,21,0 Máximo 1.032,0500,01.000,0 Total De Empresas Respondentes* 11 * Empresas que possuem produção física e informaram o total da produção. Só foram consideradas as que responderam nos três anos consecutivos. Meta para T3 (2010) Produzir 1.531,0 toneladas

29 29 Segundo Resultado Produção Física (em toneladas) Resultado T1 (Ano 2008) Resultado T2 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2009) Meta T3 (Ano 2010) Ampliar a capacidade de Produção em Pelo Menos 10% até dezembro de 2009 e Mais 10% até Dezembro de 2010 Resultado T0 (Ano 2007)

30 30 Média 168,9t Mediana 64,0t Distribuição de Frequência das Empresas pela Produção em 2009 Quantidade de Empresas Produção Física (em toneladas) Base: 11* * Empresas que possuem produção física e informaram o total da produção. Segundo Resultado

31 31 Terceiro Resultado Ampliar a Carteira de Clientes das Indústrias Participantes do Projeto, em Média 15% até Dezembro de 2009 e Mais 15% até Dezembro de 2010 Meta para T2 (2009) Atender clientes Medida Carteira de Clientes Ano 2007 (T0)Ano 2008 (T1)Ano 2009 (T2) Total Média Mediana Desvio Padrão Mínimo Máximo Total De Empresas Respondentes* 14 * Empresas que informaram a quantidade de clientes atendidos nos três anos consecutivos. Meta para T3 (2010) Atender clientes

32 32 Terceiro Resultado Carteira de Clientes Resultado T1 (Ano 2008) Resultado T2 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2009) Meta T3 (Ano 2010) Resultado T0 (Ano 2007) Ampliar a Carteira de Clientes das Indústrias Participantes do Projeto, em Média 15% até Dezembro de 2009 e Mais 15% até Dezembro de 2010

33 33 Média 467 Mediana 175 Distribuição de Frequência das Empresas pela Carteira de Clientes em 2009 Quantidade de Empresas Quantidade de Clientes Base: 14* * Empresas que informaram a quantidade de clientes na carteira. Terceiro Resultado

34 34 Quarto Resultado Ter a Central de negócios do Setor de cosméticos implantada e atuante até dezembro de 2010 Resultado não mensurado NOTA: Este resultado não pode ser calculado pois não é obtido com entrevistas com as empresas do setor.

35 35 Resumo dos Resultados Resultados Resultado T0Resultado T1Resultado T2 1ºLucratividade (lucro em R$)R$ ,27 R$ R$ ºProdução (em toneladas) 1.851,81.265,31.857,4 3ºCarteira de Clientes ºParticipação no Pólo de Cosméticos Não Mensurado* *NOTA: Este resultado não pode ser calculado pois não é obtido com entrevistas com as empresas do setor.

36 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parcerias, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae

37 37 Informações Adicionais Base: 18 Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas? De Quais Associações Participa? Base: 11* * Total de empresas que participam de associações. Conselho Regional de Farmácia 2 citações Associação Comercial do Paraná 4 citações Sindicato dos Farmacêuticos 2 citações Associação Comercial de São José dos Pinhais 2 citações Associação Comercial de Pinhais 1 citação Tem interesse em participar? Sim 4 citações Não 6 citações Associação Comercial de Maringá 1 citação

38 38 Informações Adicionais Base: 18 Realização de Parcerias Base: 11* Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que realizam parcerias. Valores expressos em números absolutos.

39 39 Informações Adicionais Base: 11* Realização de Parcerias Base: 10** Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao Projeto de Cosméticos do Qual o Senhor faz Parte? *Total de empresas que realizam parcerias. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas. Valores expressos em números absolutos. Sim, todas 3 citações Sim, algumas 6 citações Não 2 citações

40 40 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 18

41 41 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 18 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 13* *Empresas que realizaram investimento em Uma não informou o valor.

42 42 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 14* *Empresas que realizaram investimento em Aquisição de equipamentos 7 citações Reformas, melhorias 3 citações Ampliação do negócio 4 citações Investimentos

43 43 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 15* *Empresas que tiveram algum diferencial em Diferenciais da Empresa O Selo visa identificar e divulgar as iniciativas que produzem com pouco ou nenhum impacto ambiental. Pode ser usado nas embalagens, correspondências, material impresso, tornando-se uma ferramenta de marketing institucional. Sua Empresa ou seu Negócio Apresentou Algum Diferencial no ano de 2009? Base: 18

44 44 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae Base: 18 *Média dos indicadores.

45 45 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade 9,20,79,08,010,0 Preços competitivos, bons preços 8,90,89,08,010,0 Qualidade nas relações interpessoais 8,90,89,07,010,0 Liderança de mercado 8,80,89,07,010,0 Qualidade de suporte técnico 8,80,89,08,010,0 Comunicação 8,71,09,07,010,0 Qualidade no atendimento ao cliente 8,70,79,08,010,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,21,38,06,010,0 Oferta de produtos 8,01,58,04,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,70,39,04,010,0 Base18

46 46 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae – Evolução 2007 a 2009 MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimo Qualidade no atendimento ao cliente 8,88,98,71,31,10,79,0 6,07,08,0 Liderança de mercado8,58,48,81,51,80,89,0 5,02,07,0 Preços competitivos, bons preços 8,59,08,91,31,20,88,59,0 5,0 8,0 Eficácia dos conteúdos oferecidos 8,18,38,21,81,41,38,08,58,02,05,06,0 Qualidade nas relações interpessoais 9,19,58,91,10,70,89,010,09,05,08,07,0 Oferta de produtos7,58,38,02,41,5 8,0 0,05,04,0 Credibilidade9,29,69,20,90,7 10,0 9,06,08,0 Qualidade de suporte técnico 8,68,78,81,31,40,89,0 5,04,08,0 Comunicação8,68,7 1,4 1,09,0 5,0 7,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 8,58,88,70,40,3 9,0 0,02,04,0

47 47 Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae – Evolução 2007 a Qualidade no atendimento ao cliente Liderança de mercado Preços competitivos/ bons preços Eficácia dos conteúdos oferecidos Qualidade nas relações interpessoaisOferta de produtos Credibilidade Qualidade de suporte técnico Comunicação


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