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1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de T0 -

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1 1 Elaborado para: Sebrae Por: Diferencial Pesquisa de Mercado Setembro de 2010 Projeto Geor Malhas de Imbituva - Resultados de T0 -

2 2 Sumário I – Introdução 04 II – Perfil do Público Alvo 14 III – Resultados do Projeto 22 IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto 38

3 3 Dados Técnicos do Projeto Projeto: Malhas de Imbituva Gestor do Projeto Gilberto Keserle Coordenador Nacional Francisca Pontes de C. Aquino Coordenador Estadual Edvaldo Pires Correa Coordenador Regional José Ricardo Castelo Campos Setor Econômico Têxtil e Confecções

4 Capítulo I - Introdução O Projeto, Objetivos, Resultados Buscados, Metodologia de Coleta

5 5 Gestão Orientada para Resultados - GEOR A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. A missão do Sebrae é promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Esta missão está longe de ser facilmente cumprida, dada a situação em que se encontram as micro e pequenas empresas, caracterizadas pela alta informalidade, alta mortalidade e baixa competitividade. Alta informalidade : A cada 13 empresas formalizadas no Paraná há mais 9 empresas que não estão formalizadas. Alta Mortalidade: Em 2005 a mortalidade das empresas no Brasil era de 22%. Na região Sul esse percentual sobe para 23,9% e no Paraná é de 25,2%. Baixa competitividade: Apenas 2,4% do total de exportações das empresas industriais provém das micro e pequenas empresas. Fonte: Sebrae, IBGE, Ministério do Trabalho (RAIS)

6 6 Gestão Orientada para Resultados - GEOR Para enfrentar este desafio, houve a necessidade de reorientar a atuação do Sistema Sebrae para resultados que ampliem a sobrevivência e a competitividade das micro e pequenas empresas. Esta mudança de orientação passa por demonstrar com clareza os resultados para a sociedade, público alvo da entidade, parceiros, governos e órgãos de controle externo. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação. Fortalece a necessidade da transformação da estratégia institucional em resultados concretos, a integração de ações e concentração de esforços, a intensificação de parcerias internas e externas em torno de uma agenda concreta de resultados, e o foco principal deste relatório: Criar bases consistentes e objetivas de controle e avaliação.

7 7 Gestão Orientada para Resultados - GEOR É uma metodologia de elaboração e gestão de projetos, adotada pelo Sebrae, que utiliza um método de gestão direcionado para transformações no público-alvo, com foco em resultados finalísticos e intensivos em gerenciamento. O Que é o GEOR Para concretizar este método é necessário a adoção de sistemas de levantamento de informações e resultados do público que compõe cada um dos projetos onde há atuação do Sebrae Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto APL de Malhas de Imbituva. Este relatório apresenta informações e resultados de T2 do Projeto APL de Malhas de Imbituva.

8 8 Malhas de Imbituva Objetivo Geral do Projeto O objetivo geral do projeto é resgatar a competitividade das empresas do APL, através da atualização técnica, da inovação, da profissionalização da gestão empresarial e da consolidação do APL.

9 9 Malhas de Imbituva Foco Estratégico do Projeto Consolidar o APL de malhas através de uma gestão profissional e efetivação da governança. Desenvolver a cultura empresarial e cooperação entre as empresas. Desenvolver gestão empresarial. Desenvolvimento de novas tipologias de produtos, baseados em criação, inovação, tecnologia, focados nas novas demandas do mercado.

10 10 Malhas de Imbituva Público Alvo do Projeto Micro e Pequenas Indústrias Integrantes do APL de Malhas da cidade de Imbituva – Paraná

11 11 Malhas de Imbituva Os resultados para o projeto foram definidos da seguinte forma: Resultado 1 Ter a imagem do Paraná reconhecida como pólo produtor de moda até Resultado 1 Ter a imagem do Paraná reconhecida como pólo produtor de moda até Resultados Buscados pelo Projeto Resultado 2 Aumentar em 10% o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar 2010, 15% em 2011 e 20% em Resultado 2 Aumentar em 10% o grau de competitividade das empresas participantes do projeto com base no Prosperar 2010, 15% em 2011 e 20% em Resultado 3 Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2010, 2011 e Resultado 3 Aumentar em 10% o faturamento das empresas em 2010, 2011 e Resultado 4 Aumentar em 5% o número de ocupações em 2010, 2011 e Resultado 4 Aumentar em 5% o número de ocupações em 2010, 2011 e Resultado 5 Ter 100% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação até Resultado 5 Ter 100% das empresas de marca própria utilizando laboratórios de criação até 2012.

12 12 Malhas de Imbituva Resultados Buscados pelo Projeto Períodos de Análise T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2010 T1 Período para qual normalmente são projetados os resultados do primeiro ano do projeto: Ano de 2010 Este relatório traz os resultados de T0. T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2009 T0 Período inicial sobre o qual são estabelecidas as metas de resultados: Ano de 2009 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2012 T3 Período para qual normalmente são projetados os resultados do terceiro ano do projeto: Ano de 2012 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2011 T2 Período para qual normalmente são projetados os resultados do segundo ano do projeto: Ano de 2011

13 13 Metodologia de Coleta e Amostra Público Alvo Pesquisas respondidas Taxa de Sucesso % A pesquisa foi realizada através da metodologia quantitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários estruturados, aplicados por telefone. A coleta ocorreu entre os dias 30 de junho e 29 de julho de Os dados desta pesquisa referem-se a fase T0 do projeto.

14 Capítulo II – Perfil do Público Alvo Ano de Fundação da Empresa, Idade, Sexo e Grau de Instrução dos Entrevistados, Tempo como Empresário, Outras Atividades Desenvolvidas e Número de Pessoas que Trabalham na Empresa

15 15 Perfil do Público Alvo Ano de Fundação das Empresas Idade média das Empresas 13 anos Base: 27 Mediana: 13 anos Média Interna*: 13 anos *Média interna considerando 80% dos casos. Refere-se ao cálculo da média obtida excluindo os valores extremos, sendo 10% dos valores mais altos e 10% dos valores mais baixos.

16 16 Perfil do Público Alvo Idade dos Entrevistados Base: 22* Idade média é de 41 anos O entrevistado mais velho possui 55 anos O entrevistado mais novo possui 27 anos Mediana: 42 anos Média Interna: 41 anos * Cinco entrevistados não informaram a idade.

17 17 Perfil do Público Alvo Gênero dos Entrevistados Base: 27

18 18 Perfil do Público Alvo Escolaridade dos Entrevistados Base: 27

19 19 Perfil do Público Alvo Tempo como Empresário Base: 26* Tempo Médio de Atuação no Mercado 12 anos O empresário com maior tempo de atuação no mercado possui 27 anos de experiência O empresário com menor tempo de atuação no mercado possui 1 ano de experiência * Um entrevistado não informou há quanto tempo atua no mercado. Mediana: 12 anos Média Interna: 12 anos

20 20 Clientes Atendidos em 2009 Base: 24* * Empresas que informaram a quantidade de clientes atendidos. Média de Clientes Atendidos 678 Mediana: 425 Média Interna: 512 Perfil do Público Alvo

21 21 Perfil do Público Alvo Outras Atividades Desenvolvidas Exercia Alguma Atividade Antes Desta? Base: 27 Atividades Desenvolvidas Base: 16* * Entrevistados que exerciam alguma atividade antes desta.

22 Capítulo III – Resultados do Projeto Carteira de Clientes, Novos Produtos, Aumento de Ocupações, Faturamento, Avaliação dos Atributos de Imagem do Sebrae, Utilização dos Laboratórios de Criação

23 23 Primeiro Resultado Ter a Imagem do Paraná Reconhecida como Pólo Produtos de Moda até Resultado não mensurado.

24 24 Segundo Resultado Aumentar em 10% o Grau de Competitividade das Empresas Participantes do Projeto com Base no Prosperar em 2010, 15% em 2011 e 20% em 2012 Resultado não mensurado.

25 25 Terceiro Resultado Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2010, 2011 e 2012 Medida Faturamento Ano 2009 (T0) Total R$ Média R$ Mediana R$ Desvio Padrão R$ Mínimo R$ Máximo R$ Total De Empresas Respondentes*24 Meta para T1 (2010) R$ * Empresas que informaram o faturamento em 2009.

26 26 Terceiro Resultado Faturamento (em R$) Meta T1 (Ano 2010) Resultado T0 (Ano 2009) Aumentar em 10% o Faturamento das Empresas em 2010, 2011 e 2012 Meta T2 (Ano 2011) Meta T3 (Ano 2012)

27 27 Distribuição de Frequência das Empresas pelo Faturamento em 2009 Terceiro Resultado Média R$ %de Empresas Faturamento (em R$) Base: 24* * Empresas que informaram o faturamento. Mediana R$

28 28 Quarto Resultado Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2010, 2011 e 2012 Medida Pessoas Ocupadas Ano 2009 (T0) Total298 Média11 Mediana8 Desvio Padrão9 Mínimo2 Máximo35 Total De Empresas Respondentes27 Meta para T1 (2010) Ter 313 pessoas ocupadas

29 29 Quarto Resultado Pessoas Ocupadas Aumentar em 5% o Número de Ocupações em 2010, 2011 e 2012 Meta T1 (Ano 2010) Resultado T0 (Ano 2009) Meta T2 (Ano 2011) Meta T3 (Ano 2012)

30 30 Mediana 8 Média 11 % de Empresas Número de Pessoas Ocupadas Base: 27 Quarto Resultado Distribuição de Frequência das Empresas pelo Número de Pessoas Ocupadas em 2009

31 31 Quinto Resultado Ter 100% das Empresas da marca Própria Utilizando Laboratórios de Criação até 2012 Medida Utilização de Laboratórios de Criação Ano 2009 (T0) Percentual de empresas com marca própria que utilizam laboratório de criação* 22% Total De Empresas Respondentes 27 * Considerando as empresas que fazem consultoria externa e/ ou possuem estilista próprio

32 32 Quinto Resultado Utilização de Laboratórios de Criação Meta T3 (Ano 2012) Resultado T0 (Ano 2009) Ter 100% das Empresas da marca Própria Utilizando Laboratórios de Criação até 2012

33 33 Resultados Resultado T0 1º Imagem do Paraná Reconhecida como Pólo de Moda Resultado não mensurado 2ºGrau de Competitividade Resultado não mensurado 3ºFaturamentoR$ ºNúmero de Ocupações 298 5º Percentual de Empresas de Marca Própria que Utilizam Laboratórios de criação 22% Resumo dos Resultados

34 Capítulo IV – Dados Adicionais Sobre o Público do Projeto Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas, Realização de Parceiras, Atividades Promovidas, Imagem e Atuação do Sebrae, Investimentos etc.

35 35 Informações Adicionais Participação de Entidades de Classe ou Atividades Associativas Todas as empresas afirmaram participar da Associação das Malharias de Imbituva e uma delas também participa da Associação Comercial Industrial e Agrícola de Imbituva. A Empresa Participa de Entidades de Classe ou Atividades Associativas?

36 36 Informações Adicionais Base: 27 Realização de Parceiras Base: 6* Com Quem a Empresa Realiza Parcerias? Em 2009, Sua Empresa ou o Senhor Manteve Parcerias? * Total de empresas que realizam parcerias, sendo que duas contaram com duas formas de parcerias. Valores expressos em números absolutos.

37 37 Informações Adicionais Base: 6* Realização de Parceiras Base: 6** Que Tipo de Parcerias Realizou? Essas Empresas com as Quais Manteve Parcerias, Pertenciam ao projeto de Confecção do Qual o Senhor faz Parte? *Total de empresas que realizam parcerias. ** Total de empresas que realizaram parcerias e informaram as ações realizadas, sendo que uma realizou dois tipos. Valores expressos em números absolutos. Sim, algumas 1 citação Não 2 citações Sim, todas 3 citações

38 38 Informações Adicionais Atividades Promovidas pelo Sebrae Quais Atividades Promovidas pelo Sebrae e pelos Parceiros do Projeto que a Empresa Participou em 2009? Base: 27

39 39 Informações Adicionais Investimentos Seu Estabelecimento Realizou Investimento no Ano de 2009? Base: 27 Qual foi o Investimento Feito no Ano de 2009? Em Média: R$ Mediana: R$ Média Interna: R$ Base: 13* *Empresas que realizaram investimento em Seis não informaram o valor.

40 40 Informações Adicionais Quais Foram as Principais Destinações Destes Investimentos? Base: 19* *Empresas que realizaram investimento em Aquisição de Equipamentos 68% Reformas, melhorias 21% Ampliação do negócio 16% Investimentos Abertura do negócio 5%

41 41 Novos Produtos Informações Adicionais Entre o Rol de Produtos Fabricados por Sua Empresa, em 2009 foi Gerado Algum Novo Produto ou Utilizado Algum Novo Material? Base: 27

42 42 Informações Adicionais Quais Foram os Principais Diferenciais da Empresa em 2009? Base: 27 Diferenciais da Empresa

43 43 Base: *Média dos atributos. Informações Adicionais Imagem e Atuação do Sebrae

44 44 Informações Adicionais MédiaDesvio PadrãoMedianaMínimoMáximo Credibilidade 9,31,110,05,010,0 Qualidade De Suporte Técnico 9,31,110,05,010,0 Comunicação 9,31,310,05,010,0 Liderança De Mercado 9,21,110,05,010,0 Qualidade No Atendimento Ao Cliente 9,11,210,05,010,0 Qualidade Nas Relações Interpessoais 9,11,19,05,010,0 Eficácia Dos Conteúdos Oferecidos 8,91,29,05,010,0 Oferta De Produtos 8,81,39,05,010,0 Preços Competitivos, Bons Preços 8,31,79,03,010,0 Índice de Avaliação dos Atributos de Imagem 9,00,210,03,010,0 Base24-27 Imagem e Atuação do Sebrae


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