A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim."— Transcrição da apresentação:

1 1 Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim Edson Vieira, Geraldo Reis de Godoy, Maria do Patrocínio Tenório Nunes. Centro de Desenvolvimento de Educação Médica Prof. Eduardo Marcondes. Faculdade de Medicina da USP, São Paulo, SP

2 2 Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) Conhecer o ambiente onde ocorrem ensino e aprendizagem são fundamentais. –GENN J.M. Medical Teacher, 2001, 23: 337–344. –HARDEN R.M. Medical Teacher, 2001, 23: 335–336. O questionário DREEM – Dundee Ready Educational Environment Measure foi desenvolvido como um instrumento genérico de medida do ambiente educacional. –ROFF S. e col. Medical Teacher, 1997, 19: 295–299. Pode(ria) detectar estudantes com melhor desempenho acadêmico entre outros com risco de baixo aproveitamento. –MAYYA S. e ROFF S. Education for Health, 2004, 17: 280–291. –SUN BAOZHI (2003). Masters University of Dundee

3 3 Aprendizado e Ambiente Princípios básicos da teoria de Vygotsky: –1) Desenvolvimento cognitivo é limitado a um certo alcance em qualquer idade. –Área atual de desenvolvimento envolvida pela área de futuro desenvolvimento. –2) Desempenho cognitivo pleno requer interação social. –O enigma de Kaspar Hauser »http://pt.wikipedia.org/wiki/Kaspar_Hauser –3) Pensamentos, ações e experiências são culturalmente mediados.

4 4 Questionário DREEM não diferencia candidatos à Residência Médica Objetivos: percepção de aprendizagem e ambiente de ensino entre candidatos à Residência Médica da FMUSP. Material e Métodos: Questionários (250) distribuídos aleatoriamente aos candidatos nas duas fases do exame em –DREEM: 50 questões Cinco domínios de percepção: –Aprendizado –Professores –Acadêmica –Ambiente –Social Própria –Reprovados na primeira fase (1fase) – prova teste e escrita. –Reprovados na segunda fase (2fase) – estações clínicas (OSCE) –Aprovados (APROV) – provas anteriores e análise de currículo. –Alunos de escolas médicas públicas VS privadas.

5 5 Retorno: Respostas não coincidentes entre 1fase e 2fase 83 candidatos = 1fase –Reprovados no processo 78 candidatos = 2fase –Aprovados na 1fase Reprovados no concurso 64 candidatos = APROV –Aprovados no concurso 65 representantes de cursos públicos comparados com 43 de escolas privadas –Questionários da primeira fase. Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Resultados

6 Percepções (percentil médio) discretamente maiores para APROV.

7 7 Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.517

8 8 Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.697

9 9 Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.364

10 10 Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.916

11 11 Kruskal-Wallis ANOVA, p=0.553

12 Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Resultados – IES públicas x IES privadas Aprendizado e Acadêmica maior para IES privadas. públicas Percepção Professores maior para IES públicas.

13 13 DREEM não diferenciou representantes dos desempenhos exigidos (fases) em exames de Residência Médica –Não diferenciou representantes de cursos de IES públicas ou privadas. O questionário não se mostrou sensível para distinguir entre os cursos freqüentados provavelmente por solicitar a revisão de um longo período de convivência e aprendizado. Questionário DREEM não diferencia candidatos RM Conclusões


Carregar ppt "1 Questionário de Aprendizado e Ambiente (DREEM) não diferencia candidatos à Residência Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Joaquim."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google