A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Se você é daqueles que gosta de histórias infantis, ler gibis, usar a criatividade, e se divertir de montão; então prepare-se para descobrir o o prazer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Se você é daqueles que gosta de histórias infantis, ler gibis, usar a criatividade, e se divertir de montão; então prepare-se para descobrir o o prazer."— Transcrição da apresentação:

1 Se você é daqueles que gosta de histórias infantis, ler gibis, usar a criatividade, e se divertir de montão; então prepare-se para descobrir o o prazer de ler Na Sala de Leitura Josué de Castro! Conhecendo a Sala Nosso objetivo Os mais lidos Acervo Literatura infanto-juvenil Acervo Pioneiros da literatura juvenil Histórico Atividades Fotos Josué de Castro

2 Nosso objetivo é... Minimizar o stress causado pelo tratamento do câncer infantil, através de um espaço voltado para a democratização e o prazer da leitura.

3 Você sabe como nós surgimos? A sala de leitura Josué de Castro, localizada no Nacc, faz parte do projeto Sala de Leitura, idealizado pela empresa Oldemburg Marketing Cultural em parceria com o Grupo Editorial Record. Através de reuniões com a Presidente do Nacc, Arli Melo Pedrosa, o projeto foi deferido e implantado na instituição. A Companhia Elétrica de Pernambuco, patrocinou a aquisição das obras e o Centro de Hematologia e Oncologia Pediátrica e o Instituto Ronald McDonalds foram os patrocinadores para a aquisição de mesas, cadeiras e estantes. A sala conta com um acervo de 500 títulos (1.000 volumes), que abrange todas classes do conhecimento (Filosofia, Psicologia, Educação, Saúde, Literatura, Geografia, Biografias etc.) de autores nacionais e estrangeiros. O espaço foi inaugurado em 26 de novembro de 2004 e recebeu o nome de Sala de Leitura Josué de Castro, por uma justa homenagem. Tem como coordenador Hélio Monteiro Junior, Bibliotecário e o apoio de voluntários do curso de Biblioteconomia para a realização de atividades de estímulo ao prazer de ler.

4 Josué de Castro Médico, professor, geógrafo, sociólogo e político, Josué de Castro fez da luta contra a fome a sua maior bandeira. Pernambucano nascido em 1908, Josué de Castro foi autor de grandes obras, que apresentavam idéias inovadoras para a época, como os primeiros conceitos sobre o desenvolvimento sustentável. Foi um homem que estudou profundamente as causas da miséria no Brasil e no mundo, e afirmava que ambas eram frutos de uma sociedade injusta. Suas idéias o levaram a ser admirado em todo o mundo e a ter seus livros traduzidos em mais de 25 idiomas e duas indicações para o Prêmio Nobel da Paz.Após 30 anos de sua morte, em Paris, o Brasil volta a discutir o problema social da fome e relembra seus artigos, ensaios, palestras e trabalhos científicos. Fazendo assim um resgate da vida e obra deste grande brasileiro defensor da paz, do meio ambiente, de sua gente e que deixou uma história de luta a ser seguida e admirada pelas gerações futuras.

5 Amizade: O Rei Leão; União e fraternidade: Os três porquinhos; João e Maria; Medo: Abaixo o bicho papão; O fantasma da fazenda; Educativos: Chapeuzinho vermelho; Pinóquio; O patinho feio(respeitando as diferenças). Câncer infantil e saúde: Quando o seu colega na escola tem câncer; A flor da raiz vermelha (Tathyane Lisiere); A operaçao de Lili (Rubens Alves). Perda e saudade. Feliz por um triz, de Célia Chueire, 2000. Amor: A bela e a fera; A dama e o vagabundo; A pequena sereia; Aladim; Entretenimento: Onde está Wally; Mil cores, entre outros. Natureza: O Curupira; Os mais lidos... Na Sala de Leitura as crianças se divertem com livros de temas diversos, como:

6 Literatura infanto Juvenil Embora considerada por alguns como arte menor por ter sua designação voltada para a criança, a literatura infanto-juvenil começa a viver uma nova etapa em sua história. A palavra literatura significa arte e deleite; sendo assim, o termo infantil associado à literatura não significa que ela tenha sido feita necessariamente para crianças. Na verdade, a literatura infantil acaba sendo aquela que corresponde, de alguma forma, aos anseios do leitor e que se identifique com ele.

7 Conhecendo nosso Acervo... Constituído de grande variedade de livros sobre os assuntos: literatura brasileira e estrangeira, artes, auto-ajuda, religião, psicologia, filosofia e literatura infanto-juvenil. Com os livros de literatura infanto-juvenil, é possível levar as crianças a construir relações entre o imaginário e a realidade. Também poderão se divertir e aprender com livros encantadores, modernos e clássicos, como O menino do dedo verde de Maurice Druon e o clássico Branca de Neve e os Sete Anões.

8 Os Pioneiros da literatura infanto-juvenil Fabulista grego, nascido pelo ano de 620 a.C. tornou-se célebre por suas fábulas, chegando a ser conhecido em todas as literaturas. Levanta-se a possibilidade de sua obra ser uma compilação de fábulas ditadas pela sabedoria popular da antiga Grécia. As primeiras versões escritas das fábulas de Esopo datam do séc. III d. C. e muitas traduções foram feitas para várias línguas, não existindo uma versão que possa afirmar ser mais próxima da primordial. Antes do advento da impressão, as fábulas de Esopo eram ilustradas em louça, em manuscritos e até em tecidos. Charles Perrault (1628-1703) Perrault entra para a História Literária Universal, como autor de uma literatura popular, desvalorizada pela estética de seu tempo e que, apesar disso, se transforma em um dos maiores sucessos da literatura, para a infância, por volta de 1671. Esopo (+/- 620 a.C.)

9 Perrault foi também responsável pela introdução dos desprivilegiados nos salões, em contos cujas personagens são mais estereotipadas: a madrasta, o lobo e os irmãos mais velhos são sempre maus. Os irmãos Grimm- Jacob e Wilhelm (1785-1863) Inseridos num contexto histórico alemão de resistência às conquistas Napoleônicas, os Irmãos Grimm recolhem, diretamente da memória popular, as antigas narrativas, lendas ou sagas germânicas, conservadas por tradição oral. Buscando encontrar as origens da realidade histórica germânica, os pesquisadores encontram a fantasia, o fantástico, o mítico em temas comuns da época medieval. A partir daí, uma grande Literatura Infantil surge para encantar crianças de todo o mundo. Hans Christian Andersen (1805-1875) É considerado o precursor da literatura infantil mundial. Era pobre, meio desajeitado e alto demais para sua idade quando criança. Há a hipótese de que, ao escrever O patinho feio o autor tenha se inspirado em sua própria infância.

10 Embora entre suas histórias haja muitas que se desenrolam no mundo fantástico da imaginação, a maioria está presa ao cotidiano. Andersen teve a oportunidade de conhecer bem os contrastes da abundância organizada, ao lado da miséria sem horizontes. Ele mesmo pertenceu a essa faixa social. Monteiro Lobato (1882-1948) Foi Lobato que, fazendo a herança do passado submergir no presente, encontrou o novo caminho criador de que a Literatura Infantil brasileira estava necessitando. Seu sucesso imediato entre os pequenos leitores ocorreu graças ao fato dele escrever a realidade comum e familiar à criança em seu cotidiano com naturalidade. Com o crescimento e enriquecimento do fabuloso mundo de suas personagens, o maravilhoso passa a ser o elemento integrante do real. Assim é que personagens "reais" (Lúcia, Pedrinho, D. Benta, Tia Nastácia, etc.) têm o mesmo valor das personagens "inventadas" (Emília, Visconde de Sabugosa e todas as personagens que povoam o universo literário lobatiano). Nas adaptações, Lobato preocupou-se em mostrar às crianças o conhecimento da radição, e também questionar, com elas, os valores e não-valores que o tempo cristalizou que podem ser renovados. Os autores brasileiros entram em cena...

11 Ziraldo (1932- A obra de Ziraldo mescla palavras e imagens de forma harmônica e convida o leitor à reflexão sobre a realidade. Por vezes, o olhar é conduzido para simples partes do corpo como O Umbigo Rolim e O Joelho Juvenal que se tornaram personagens principais de estórias. A proposta principal é que uma parte do corpo, por menor que seja, pode sozinha não parecer tão importante, mas no conjunto do funcionamento ela se torna fundamental. Com certeza, manifesta-se nessa perspectiva o posicionamento político e democrático que marca a obra desse escritor. Ana Maria Machado (1942- Ana Maria Machado, é uma escritora que hoje vive da e para a literatura. A produção de textos que o público infantil também pode ler foi a origem da fama dessa escritora. A versatilidade da atual ocupante da cadeira de número 1 da Academia Brasileira de Letras revela-se em seus romances e textos teóricos. No ano de 2000, Ana Maria Machado recebeu, pelo conjunto de sua obra, o prêmio internacional Hans Christian Andersen, considerado Nobel da literatura para crianças e jovens. Os prêmios multiplicam-se e retratam a sua qualidade literária, não restrita a literatura infantil.

12 Conheça Nossas Atividades! Contação de histórias; Jogos (quebra-cabeça, monta e desmonta); Leitura de gibis; Desenho livre, pintura, recorte e colagem;

13 COMO COLABORAR COM O NOSSO TRABALHO !! Através de doações de livros de literatura infanto-juvenil e outros materiais como gibis, fitas de vídeo, DVD'S; Inscrevendo-se no NACC para ser voluntário da Sala de Leitura.

14 Fotos - Inauguração da sala - Atividades realizadas em 2005:.comemoração do Dia das Crianças (14/10). participação dos voluntários da Sala de Leitura Josué de Castro na reinauguração do Espaço Ciência (21/10). atividades de contação de histórias no CHEOPE(24 à 28/10). palestra e comemoração do 1º ano da Sala (-- /11). participação na festa de Natal do NACC (20/12), com a distribuição de livros e revistinhas para as crianças. Obs.: O internauta ao clicar na parte de seu interesse visualizaria as fotos.

15 Se desejarmos formar seres criativos, críticos e aptos para tomar decisões um dos requisitos é o enriquecimento do cotidiano infantil com a inserção de contos, lendas, brinquedos e brincadeiras. Tizuko Morchida Kishimoto Professora Titular da Faculdade de Educação da USP


Carregar ppt "Se você é daqueles que gosta de histórias infantis, ler gibis, usar a criatividade, e se divertir de montão; então prepare-se para descobrir o o prazer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google