A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária"— Transcrição da apresentação:

1 Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária
O papel da pecuária na evolução da fronteira na região de São Felix do Xingu Ima Celia Guimaraes Vieira Jonas Veiga Marcelo Tales Roberto Araújo Maria do Carmo Americo (bolsista) Colaboradores Rene Poccard e Diogenes Alves XINGUARA-PA;15/03/05

2 Trecho da PA 279 AGUA AZUL DO NORTE 15/03/2005

3 DISTRIBUICAO DO REBANHO BOVINO EM 2003
Sistematizacao: R. Poccard (20005)

4

5 Fonte : IBGE, 2004 1997 – 2000 : 65,4% do aumento do abate nacional aconteceu na Amazônia Legal

6 O papel da pecuária na evolução da fronteira na região de São Felix do Xingu,Pará
Observamos: que não é apenas a atividade pecuárista que cresce, mas a cadeia produtiva bovina completa: indústrias de carne e leite, venda de insumos, serviços, transporte ... Observamos : que a pecuária é a principal forma de uso da terra, sendo assim o motor de um desmatamento acelerado na região. Observamos : que uma nova bacia de produção bovina está se estruturando, de Redenção até o Iriri, e que a tendência é a expansão dessa bacia. Como e porque ? Hipótese da pesquisa : A organização da cadeia produtiva bovina está controlando os mecanismos de expansão da fronteira. A frente pioneira está se tornando uma bacia de produção especializada na produção de matéria prima para a cadeia: gado para abate e leite. Metodologia da pesquisa : 1 Analise de dados estatísticos referentes às propriedades, ao comercio de gado, a atividade industrial, aos serviços prestados na cadeia. ` 3 Analise de imagens de sensoriamento remoto 2 Analise de estratégias dos atores

7

8 FORMA HEGEMONICA DE USO DA TERRA NA REGIAO DE SAO FELIX DO XINGU (SUL/SUDESTE DO ESTADO AO LONGO DA PA 279) PEAO EM AGUA AZUL DO NORTE PA 279- TRECHO EM SAO FELIX DO XINGU TRANSITO INTERMUNICPAL: TUCUMA-SFX

9 Metodologia Análise de dados estatísticos
Os dados estatísticos referentes às propriedades, ao comércio de gado, à atividade industrial, aos serviços prestados na cadeia como por exemplo, assistência técnica, transporte de gado etc. Objetivos: a)      Caracterizar a especialização sobre cria e recria ou engorda e leite; b)     Avaliar a taxa de desfrute; c)      Caracterizar o ritmo e as épocas de venda de gado; d)      Identificar os segmentos comerciais e de serviços ligados diretamente a expansão da pecuária e como se dá a correlação de sustentação mútua entre a expansão do rebanho e tais segmentos, como a venda de sementes forrageiras. e)      Explicar o funcionamento da bacia de produção em escala municipal identificando as especificidades da região e diferenças municipais.

10 Metodologia Análise das estratégias dos atores Objetivos:
a) Compreender a estratégia dos atores da cadeia da pecuária bovina. b) Caracterizar os mecanismos de organização e funcionamento das várias atividades das cadeia bovina. c)Identificar os principais impactos de cada segmento sobre os produtores locais e os elementos de atratividade para os atores exógenos. d) Identificar as especificidades do funcionamento da cadeia em cada município. e) Explicar a expansão da pecuária na região estudada. f) Explicar os fundamentos técnicos, econômicos, estratégicos da cadeia bovina na área.(Identificar por que a cadeia se expande nesta região.) g) Compreender o papel da cadeia bovina na estruturação do espaço na região sul do Pará (São Felix do Xingu, Tucumã, Água Azul do Norte, Ourilandia , Xinguara, Banach)

11 VIAGEM DE CAMPO A REGIAO :13/03-12/04

12 VIAGEM DE CAMPO À REGIÃO :13/03-12/04
II) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: ENTREVISTAS LEVANTAMENTO DE DADOS ESTATISTICOS REGISTRO FOTOGRÁFICO LOCALIZACAO (GPS) I) MUNICIPIOS VISITADOS: SAO FELIX DO XINGU TUCUMA. II) ATORES 1) Institituicoes locais visitadas: ADEPARA, EMATER, CEPLAC SAGRI”S PREFEITURAS 2) EMPRESAS laticinios, matadouros, frigorificos, lojas de produtos agropecuarios, empresas de comércio e transporte de bovinos e assistência tecnica.

13 Esquematizacao da cadeia
Acesso a extensas terras públicas (apropriacao ilegal);características biofísicas apropriadas para formação de pastagens ;elevado grau de organizaçãoda cadeia produtiva da pecuária ; pastagens com boa produtividade e atuacao livre de qualquer ordenamento ou regulacao do Estado Comércio especializado e serviços Sistema de Produção agropecuário Nosso desafio: laticínios frigoríficos curtumes carne e derivados couro e derivados leite e derivados ENTENDER COMO FUNCIONA A CADEIA E POR QUE ELA SE EXPANDE

14

15 CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO (DADOS 2003)
GRUPOS: 1)AGUA AZUL DO NORTE; OURILANDIA DO NORTE; TUCUMÃ E SÃO FELIX DO XINGU : EXPANSÃO DO REBANHO. COMERCIALIZAÇÃO PRECOCE DOS ANIMAIS. 2) MARABÁ; REDENÇÃO E XINGUARA: ESTABILIZAÇÃO. A COMERCIALIZAÇÃO OCORRE EM IDADES MAIS AVANÇADAS.

16 GRUPO 1

17 GRUPO 2 QUANTO MAIOR É O AFASTAMENTO DA ÁREA DE FRONTEIRA MENOS PRECOCE É A COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS

18 Demonstrativo de propriedades por area (hectares)
AGUA AZUL DO NORTE; OURILANDIA DO NORTE; TUCUMA; SAO FELIX DO XINGU

19

20

21 SAO FELIX DO XINGU: Elementos da cadeia
EMPRESAS FUNCIONANDO Ano todo Funcionando “no so verao” IMPLANTACAO MATADOUROS: 03 FRIGORIFICOS 01(OBRAS PARADAS) LATICINIOS : 12 EMPRESAS DE COMERCIO DE BOVINOS 02 LOJAS DE PRODUTOS AGROPEPECUARIOS 17 06 EMPRESAS DE TRANSPORTE DE BOVINOS: ASSITENCIA TECNICA 08 Propiedades rurais: Rebanho: 1.527,017 As empresas de assitencia tecnica sao orgaos governamentais, ong’s (CPT); ou cooperativa de tecnicos que tem como objetivo maior a relizacao de projetos para obtencao de recursos publicos. Assistencia tecnica de outra natureza, praticamente inexiste. SUPOE-SE, ENTAO QUE O PRINCIPAL INSUMO DA CADEIA SEJA MESMO O ESTOQUE DE RECURSOS NATURAIS. SEGUNDO INFORMANTES CHAVES A ASSISTENCIA TECNICA E DADA PELAS LOJAS DE PRODUTOS AGROPECUARIOS (SEMELHANTE A AUTO MEDICACAO REALIZADA EM FARMACIAS)

22

23 SFX: LATICINIO VALE DO RIO XINGO (ILDA-TUCUMA)
A FABRICA O SORO FORNECIDO AOS PRODUTORES A FABRICA

24 AS INDUSTRIAS LIGADAS A EMPRESA ILDA (TUCUMA) PRODUZEM QUEIJO QUE E “ESQUENTADO” E VENDIDO PARA AS CAPITAIS DO NORDESTE. As fabriquetas como Purissimo e Iogurt da Vaquinha estao voltadas ao abastecimento interno da cadeia.

25 NOVAS “INDUSTRIAS” ABASTECIMENTO LOCAL – LEITE E IOGURTE

26 Sao Felix do Xingu: industria carne/couro
El:mentos gerais: Principal “Cliente”: o pequeno produtor local. Gado: fêmea, de raça nelore/mestiço. Produtos: a)Carne : abastecimento local atraves da venda em acougues ou casas de carne. b) Couro: venda para grandes empresas, geralmente em Xinguara. c) Sebo: venda local para produção artesanal de sabão e remédio caseiros. Possibilidade de expansão: Inexistente Possibilidade de Regulamentacao : A relacao com os orgaoas de fiscalizacao e de aconselhamento e nao de fiscalizacao. Obs: Segundo a Adepara Local em todas as localidades existe um matadouro- entao os dados apresentados refletem apenas o ABATE DA SEDE MUNICIPAL E NAO DO MUNICIPIO.

27 Sao Felix do Xingu: industria carne/couro

28 SEMENTES FORRAGEIRAS EM SAO FELIX DO XINGU OBJETIVO: FORMAR PASTAGENS
A frente da loja O interior da loja O produto

29 A CONCORRENCIA ACIRRADA REVELA-SE NA DISTRIBUICAO DAS VENDAS POR LOJAS
A CONCORRENCIA ACIRRADA REVELA-SE NA DISTRIBUICAO DAS VENDAS POR LOJAS. SUPOE-SE :COMERCIO RENTAVEL; ATRAI MUITOS COMERCIANTES DO PAIS INTEIRO.

30 NOTA: A MAIORIA DAS PROPRIEDADES DE SFX (2803) ESTAO REGISTRADAS EM TUCUMA O QUE NOS LEVA A SUPOR QUE ESTAS COMPRAM SEMENTES EM TUCUMA- A PESQUISA PRECISA DE MAIOR REFINAMENTO EM TUCUMA. USO DE SEMENTES TRADICIONAIS COM INTRODUCAO DE NOVAS ESPECIES COM MELHOR PRODUTIVIDADE

31 MESMA DINAMICA DO REBANHO E DO DESMATAMENTO

32 Tucuma : Elementos da cadeia
EMPRESAS FUNCIONANDO Ano todo Funcionando “no so verao” IMPLANTACAO MATADOUROS: 03 FRIGORIFICOS 02 (func-07/05) LATICINIOS : EMPRESAS DE COMERCIO DE BOVINOS 02 LOJAS DE PRODUTOS AGROPEPECUARIOS 16* ?* EMPRESAS DE TRANSPORTE DE BOVINOS: ASSITENCIA TECNICA 04* Propiedades rurais: Rebanho: *Levantamento em Andamento

33 A PRODUCAO DE LEITE DE SAO FELIX DO XINGU E ESCOADA PARA TUCUMA :
1) COMO LEITE: POSTOS DE RESFRIAMENTO 2) COMO QUEIJO: DE FORMA CLANDESTINA, COM NUMERO DE SIF (SISTEMA DE INSPECAO FEDERAL) DOS LATICINIOS DE TUCUMA. ISSO LEVA A UMA DISTORCAO NOS DADOS OFICIAIS.

34

35 ILDA: PIONERISMO

36 PIMEIRO LOTE DE PECAS PRODUZIDO
ABERTURA DA MATA EM 92 HEGEMONICA DURANTE QUASE UM DECADA, A EMPRESA PERDE ESPACO APARTIR DE 2000 COM A CHEGADA DE OUTRAS INDUSTRIAS.

37 O ESPANTA CAO: VEICULO COMUM DEVIDO AS CONDICOES DAS ESTRADAS
A PLATAFORMA

38 DEPOSITO DE GAS DE COZINHA LATICINIO SOB INSPECAO FEDERAL
NATTA DEPOSITO DE GAS DE COZINHA VISTA DO LATICINIO NATTA LATICINIO SOB INSPECAO FEDERAL LEITE NO LATAO ATE 2007

39 VISTA A PLATAFORMA TUCULEITE VISTA DEPOSITO DE SAL


Carregar ppt "Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google