A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária Ima Celia Guimaraes Vieira Jonas Veiga Marcelo Tales Roberto Araújo Maria do Carmo Americo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária Ima Celia Guimaraes Vieira Jonas Veiga Marcelo Tales Roberto Araújo Maria do Carmo Americo."— Transcrição da apresentação:

1

2 Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária Ima Celia Guimaraes Vieira Jonas Veiga Marcelo Tales Roberto Araújo Maria do Carmo Americo (bolsista) Colaboradores Rene Poccard e Diogenes Alves XINGUARA-PA;15/03/05

3 Trecho da PA 279 AGUA AZUL DO NORTE 15/03/2005

4 DISTRIBUICAO DO REBANHO BOVINO EM 2003 Sistematizacao: R. Poccard (20005)

5

6 Fonte : IBGE, – 2000 : 65,4% do aumento do abate nacional aconteceu na Amazônia Legal

7 Observamos : que a pecuária é a principal forma de uso da terra, sendo assim o motor de um desmatamento acelerado na região. Observamos : que uma nova bacia de produção bovina está se estruturando, de Redenção até o Iriri, e que a tendência é a expansão dessa bacia. Como e porque ? Observamos: que não é apenas a atividade pecuárista que cresce, mas a cadeia produtiva bovina completa: indústrias de carne e leite, venda de insumos, serviços, transporte... Hipótese da pesquisa : A organização da cadeia produtiva bovina está controlando os mecanismos de expansão da fronteira. A frente pioneira está se tornando uma bacia de produção especializada na produção de matéria prima para a cadeia: gado para abate e leite. Metodologia da pesquisa : 1 Analise de dados estatísticos referentes às propriedades, ao comercio de gado, a atividade industrial, aos serviços prestados na cadeia. 3 Analise de imagens de sensoriamento remoto 2 Analise de estratégias dos atores `

8

9 FORMA HEGEMONICA DE USO DA TERRA NA REGIAO DE SAO FELIX DO XINGU (SUL/SUDESTE DO ESTADO AO LONGO DA PA 279) PEAO EM AGUA AZUL DO NORTEPA 279- TRECHO EM SAO FELIX DO XINGU TRANSITO INTERMUNICPAL: TUCUMA-SFX

10 Metodologia Análise de dados estatísticos Os dados estatísticos referentes às propriedades, ao comércio de gado, à atividade industrial, aos serviços prestados na cadeia como por exemplo, assistência técnica, transporte de gado etc. Objetivos: a) Caracterizar a especialização sobre cria e recria ou engorda e leite; b) Avaliar a taxa de desfrute; c) Caracterizar o ritmo e as épocas de venda de gado; d) Identificar os segmentos comerciais e de serviços ligados diretamente a expansão da pecuária e como se dá a correlação de sustentação mútua entre a expansão do rebanho e tais segmentos, como a venda de sementes forrageiras. e) Explicar o funcionamento da bacia de produção em escala municipal identificando as especificidades da região e diferenças municipais.

11 Metodologia Análise das estratégias dos atores Objetivos: a) Compreender a estratégia dos atores da cadeia da pecuária bovina. b) Caracterizar os mecanismos de organização e funcionamento das várias atividades das cadeia bovina. c)Identificar os principais impactos de cada segmento sobre os produtores locais e os elementos de atratividade para os atores exógenos. d) Identificar as especificidades do funcionamento da cadeia em cada município. e) Explicar a expansão da pecuária na região estudada. f) Explicar os fundamentos técnicos, econômicos, estratégicos da cadeia bovina na área.(Identificar por que a cadeia se expande nesta região.) g) Compreender o papel da cadeia bovina na estruturação do espaço na região sul do Pará (São Felix do Xingu, Tucumã, Água Azul do Norte, Ourilandia, Xinguara, Banach)

12 VIAGEM DE CAMPO A REGIAO :13/03-12/04

13 VIAGEM DE CAMPO À REGIÃO :13/03-12/04 I) MUNICIPIOS VISITADOS: 1.SAO FELIX DO XINGU 2. TUCUMA. II) ATORES 1) Institituicoes locais visitadas: a)ADEPARA, b) EMATER, c) CEPLAC d)SAGRIS e)PREFEITURAS 2) EMPRESAS laticinios, matadouros, frigorificos, lojas de produtos agropecuarios, empresas de comércio e transporte de bovinos e assistência tecnica. II) PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: ENTREVISTAS LEVANTAMENTO DE DADOS ESTATISTICOS REGISTRO FOTOGRÁFICO LOCALIZACAO (GPS)

14 Sistema de Produção agropecuário Comércio especializado e serviços laticínios frigoríficos curtumes Acesso a extensas terras públicas (apropriacao ilegal);características biofísicas apropriadas para formação de pastagens ;elevado grau de organizaçãoda cadeia produtiva da pecuária ; pastagens com boa produtividade e atuacao livre de qualquer ordenamento ou regulacao do Estado ENTENDER COMO FUNCIONA A CADEIA E POR QUE ELA SE EXPANDE couro e derivados leite e derivados carne e derivados Esquematizacao da cadeia Nosso desafio:

15

16 CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA DE PRODUÇÃO (DADOS 2003) GRUPOS: 1)AGUA AZUL DO NORTE; OURILANDIA DO NORTE; TUCUMÃ E SÃO FELIX DO XINGU : EXPANSÃO DO REBANHO. COMERCIALIZAÇÃO PRECOCE DOS ANIMAIS. 2) MARABÁ; REDENÇÃO E XINGUARA: ESTABILIZAÇÃO. A COMERCIALIZAÇÃO OCORRE EM IDADES MAIS AVANÇADAS.

17 GRUPO 1

18 GRUPO 2 QUANTO MAIOR É O AFASTAMENTO DA ÁREA DE FRONTEIRA MENOS PRECOCE É A COMERCIALIZAÇÃO DE ANIMAIS

19 Demonstrativo de propriedades por area (hectares) AGUA AZUL DO NORTE; OURILANDIA DO NORTE; TUCUMA; SAO FELIX DO XINGU

20

21

22 SAO FELIX DO XINGU: Elementos da cadeia EMPRESASFUNCIONANDO Ano todo Funcionando no so verao IMPLANTACAO MATADOUROS:0300 FRIGORIFICOS0001(OBRAS PARADAS) LATICINIOS :1200 EMPRESAS DE COMERCIO DE BOVINOS LOJAS DE PRODUTOS AGROPEPECUARIOS EMPRESAS DE TRANSPORTE DE BOVINOS: 0203 ASSITENCIA TECNICA0800 Propiedades rurais: 4203 Rebanho: 1.527,017

23

24 A FABRICA O SORO FORNECIDO AOS PRODUTORES A FABRICA SFX: LATICINIO VALE DO RIO XINGO (ILDA-TUCUMA)

25

26 NOVAS INDUSTRIAS ABASTECIMENTO LOCAL – LEITE E IOGURTE

27 Sao Felix do Xingu: industria carne/couro El:mentos gerais: Principal Cliente: o pequeno produtor local. Gado: fêmea, de raça nelore/mestiço. Produtos: a)Carne : abastecimento local atraves da venda em acougues ou casas de carne. b) Couro: venda para grandes empresas, geralmente em Xinguara. c) Sebo: venda local para produção artesanal de sabão e remédio caseiros. Possibilidade de expansão: Inexistente Possibilidade de Regulamentacao : A relacao com os orgaoas de fiscalizacao e de aconselhamento e nao de fiscalizacao. Obs: Segundo a Adepara Local em todas as localidades existe um matadouro- entao os dados apresentados refletem apenas o ABATE DA SEDE MUNICIPAL E NAO DO MUNICIPIO.

28 Sao Felix do Xingu: industria carne/couro

29 SEMENTES FORRAGEIRAS EM SAO FELIX DO XINGU OBJETIVO: FORMAR PASTAGENS A frente da loja O interior da loja O produto

30

31 USO DE SEMENTES TRADICIONAIS COM INTRODUCAO DE NOVAS ESPECIES COM MELHOR PRODUTIVIDADE

32

33 Tucuma : Elementos da cadeia EMPRESASFUNCIONANDO Ano todo Funcionando no so verao IMPLANTACAO MATADOUROS:0300 FRIGORIFICOS0002 (func-07/05) LATICINIOS :0300 EMPRESAS DE COMERCIO DE BOVINOS LOJAS DE PRODUTOS AGROPEPECUARIOS 16*?*0 EMPRESAS DE TRANSPORTE DE BOVINOS: ASSITENCIA TECNICA04*?*0 Propiedades rurais: Rebanho: *Levantamento em Andamento

34 A PRODUCAO DE LEITE DE SAO FELIX DO XINGU E ESCOADA PARA TUCUMA : 1) COMO LEITE: POSTOS DE RESFRIAMENTO 2) COMO QUEIJO: DE FORMA CLANDESTINA, COM NUMERO DE SIF (SISTEMA DE INSPECAO FEDERAL) DOS LATICINIOS DE TUCUMA. ISSO LEVA A UMA DISTORCAO NOS DADOS OFICIAIS.

35

36

37 ABERTURA DA MATA EM 92 PIMEIRO LOTE DE PECAS PRODUZIDO HEGEMONICA DURANTE QUASE UM DECADA, A EMPRESA PERDE ESPACO APARTIR DE 2000 COM A CHEGADA DE OUTRAS INDUSTRIAS.

38 A PLATAFORMA O ESPANTA CAO: VEICULO COMUM DEVIDO AS CONDICOES DAS ESTRADAS

39 DEPOSITO DE GAS DE COZINHA VISTA DO LATICINIO NATTA LATICINIO SOB INSPECAO FEDERAL LEITE NO LATAO ATE 2007

40 VISTA A PLATAFORMA DEPOSITO DE SAL VISTA


Carregar ppt "Rede Geoma Componente: Uso da Terra Estudos sobre Pecuária Ima Celia Guimaraes Vieira Jonas Veiga Marcelo Tales Roberto Araújo Maria do Carmo Americo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google