A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACEC Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACEC Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó"— Transcrição da apresentação:

1 FACEC Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó
METODOLOGIA CIENTÍFICA e PROJETOS Profª.Ms. Flávia Rodrigues

2 METODOLOGIA CIENTÍFICA
Facilitar, organizar, sistematizar, normatizar, dar cientificidade e qualidade às pesquisas, aos eventos realizados pelos profissionais e estudantes/pesquisadores, na busca de novos conhecimentos e descobertas.

3 Plano de Disciplina EMENTA:
Trabalhos acadêmicos e científicos: tipos, características e composição estrutural. Apresentação gráfica. Normas da ABNT. Citações bibliográficas. Referências bibliográficas. Tipos de pesquisa. Divulgação de trabalhos acadêmicos e científicos. Produção do Artigo Científico.

4 OBJETIVOS GERAIS: Caracterizar a Ciência e Conhecimento; Caracterizar e aplicar a normalização básica do trabalho acadêmico-científico (ABNT); Produção do Artigo Científico.

5 CONTEÚDOS A CIÊNCIA E O MÉTODO CIENTÍFICO
Importância da pesquisa científica Tipos de Conhecimento Tipos de Pesquisa ESTRUTURA DOS TRABALHOS ACADÊMICOS E CIENTÍFICOS Organização estrutural do trabalho Normas de Citações Normalização de referências bibliográficas (ABNT)

6 CONTEÚDOS PRODUÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS
Organização da estrutura básica Elaboração de Apresentação Apresentação dos Artigos Científicos

7 BIBLIOGRAFIA CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Pearson Education: Prentice Hall, 2004. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização de referências bibliográficas: NBR 6023: Vitória: UFES, 2006. UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Biblioteca Central. Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos. Vitória: UFES, 2006.

8 informações informações informações informações

9 PESQUISA

10 PESQUISA CONCEITO: TEMA PROBLEMA MÉTODO CIENTÍFICO RESPOSTA

11 RESULTADOS DA PESQUISA
1) TRABALHO CIENTÍFICO ORIGINAL Pesquisador profissional: revelam novas conquistas para a ciência 2) RESUMO DE ASSUNTO Acadêmico: aprendizagem e treinamento científico

12 MÉTODOS E TÉCNICAS Processos do Método Científico: Propor um problema;
Efetuar observações e medidas; Registrar os dados observados; Elaborar explicações.

13 BIBLIOGRÁFICA DESCRITIVA EXPERIMENTAL
TIPOS DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DESCRITIVA EXPERIMENTAL

14 PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

15 PESQUISA DESCRITIVA

16 PESQUISA EXPERIMENTAL

17 FACEC Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó
ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS Profª.Ms. Flávia S. Rodrigues

18 COMO DEFINIR O TEMA? Conhecimento anterior do tema;
Pesquisas em andamento (internet); Literatura científica, pesquisa bibliográfica; Idéias do orientador e colegas; Idéias pessoais originais; Necessidades do mercado.

19 ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA NORMALIZAÇÃO
Internacional: ISO (International Organization for Standardization), Genebra • Nacional: ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), Rio de Janeiro

20 ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) 
NBR NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028 NBR e NBR

21 ESTRUTURA DO TRABALHO Elementos pré-textuais Elementos textuais
Elementos pós-textuais

22 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Capa Folha de rosto Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos Resumo em língua vernácula Resumo em língua estrangeira Sumário

23 ELEMENTOS TEXTUAIS INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO

24 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Referências Bibliográficas Anexos Glossários

25 Estrutura do Trabalho CAPA FOLHA DE ROSTO RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA
RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

26 FORMATAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS

27 FACEC – FACULDADE DE CIÊNCIA E EDUCAÇÃO DO CAPARAÓ
CURSO DE GESTÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA (letras maiúsculas, arial 12, centralizado, em negrito) BELTRANO DE TAL FULANO DE TAL (letras maiúsculas, arial 12, centralizado, em negrito, ordem alfabética) TÍTULO DO TRABALHO (letras maiúsculas, arial 14, centralizado, em negrito) VITÓRIA - ES 2015 (letras maiúsculas, arial 12, centralizado, sem negrito)

28 FOLHA DE ROSTO TÍTULO DO TRABALHO BELTRANO DE TAL FULANO DE TAL
(letras maiúsculas, arial 12, centralizado, em negrito, ordem alfabética) TÍTULO DO TRABALHO (letras maiúsculas, arial 14, centralizado, em negrito) Trabalho apresentado à disciplina Gestão de Pessoas do Curso de Gestão de Segurança Pública da como requisito para avaliação. Orientador(a): Profª. Flávia Rodrigues (arial 10, sem negrito, espaçamento simples com recuo 4 cm à esquerda) VITÓRIA - ES 2015 (letras maiúsculas, arial 12, centralizado, sem negrito)

29 (letras maiúsculas, arial 14, justificado, em negrito)
RESUMO ABSTRACT TÍTULO DO TRABALHO (letras maiúsculas, arial 14, centralizado, em negrito) Beltrano de Tal¹ Fulano de Tal² (Arial 12, sem negrito, alinhar texto à direita) RESUMO (letras maiúsculas, arial 14, justificado, em negrito) ************************************************************************************************************************************************************* Palavras Chave: ABSTRACT **************************************************************************************************************************************************************** ¹Universidade Federal do Espírito Santo(UFES), Vitória/ES – Brasil ²Faculdade Pio XII, Cariacica/ES – Brasil (lArial 10, sem negrito, espaçamento simples)

30 SUMÁRIO CAPÍTULO SEÇÃO SUMÁRIO
SUBSEÇÃO SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 CIÊNCIA 2.1 Conceitos 2.2 características 3 CONHECIMENTO, NATUREZA E SEUS NÍVEIS 3.1 níveis do conhecimento 3.1.1 Conhecimento empírico 3.1.2 Conhecimento científico 4 CONCLUSÃO 5 REFERÊNCIAS

31 3 1 INTRODUÇÃO Consiste na apresentação do tema, assinalando a relevância, a importância do trabalho. Nesta parte o autor apresenta um breve histórico do assunto abordado, dissertando sobre o foco do problema.

32 4 2 DESENVOLVIMENTO Deverão ser utilizadas fundamentações sobre o tema do trabalho, baseadas em teorias reconhecidas (obras publicadas) para dar credibilidade ao trabalho acadêmico. Segundo Fulano (ANO) De acordo com Fulano (ANO)

33 16 3 CONCLUSÃO Fase final do trabalho de pesquisa, mas não somente um fim. A conclusão consiste no resumo completo, mas sintetizado, da argumentação dos dados e dos exemplos constantes nas duas primeiras partes do trabalho.

34 18 4 REFERÊNCIAS ANDRADE, Maria Margarida de. Como preparar trabalhos para cursos de pós-graduação. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 4. ed. São Paulo: Makron Books, 1996. DEMO, Pedro. Metodologia científica em ciências sociais. São Paulo: Atlas, 1981. ECO, Umberto. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1988. GALLIANO, Guilherme. O método científico: teoria e prática. São Paulo: Harbra,1979.

35 18 4 REFERÊNCIAS As referências, de acordo com as normas da ABNT (2002, p.2) é "o conjunto de elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material", utilizados como fonte de consulta e citados nos trabalhos elaborados.

36 USO DE CITAÇÕES CITAÇÃO INDIRETA: paráfrase
CITAÇÃO DIRETA: transcrição literal de palavras ou trechos de autores; CITAÇÃO INDIRETA: paráfrase CITAÇÃO DE CITAÇÃO: transcrição direta ou indireta de um texto a partir de outra fonte (apud)

37 CITAÇÃO DIRETA até 3 linhas: inserir no texto entre aspas
“Maria Ortiz, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou água fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta” (MOTT, 1988, p. 13). Segundo Mott (1988, p. 13) “Maria Ortiz, moradora da Ladeira do Pelourinho, em Salvador, que de sua janela jogou água fervendo nos invasores holandeses, incentivando os homens a continuarem a luta”.

38 CITAÇÃO DIRETA mais de 3 linhas: recuo de 4 cm da margem esquerda do texto, fonte arial 11, espaçamento entrelinhas simples Além disso, a qualidade do ensino fornecido era duvidosa, uma vez que as mulheres que o ministravam não estavam preparadas para exercer tal função.                  A maior dificuldade de aplicação da lei de residiu no provimento das cadeiras das escolas femininas. Não obstante sobressaírem as mulheres no ensino das prendas domésticas, as poucas que se apresentavam para reger uma classe dominavam tão mal aquilo que deveriam ensinar que não logravam êxito em transmitir seus exíguos conhecimentos (SAFFIOTI, 2006, p.193).

39 CITAÇÃO INDIRETA Somente em 15 de outubro de 1827, depois de longa luta, foi concedido às mulheres o direito à educação primária, mas mesmo assim, o ensino da aritmética nas escolas de meninas ficou restrito às quatro operações. Note-se que o ensino da geometria era limitado às escolas de meninos, caracterizando uma diferenciação curricular (COSENZA, 1993, p. 98). Segundo Alves (2000, p. 35) a tradição da panela de barro de Goiabeiras constitui-se em um dos principais símbolos da cultura popular do Espírito Santo.

40 CITAÇÃO DE CITAÇÃO De acordo com Gomes (apud SILVEIRA, 2005, p. 44) o Espírito Santo é responsável por cerca de 80% da produção nacional de pedras ornamentais, sendo que o município de Cachoeiro de Itapemirim responde por cerca de 90% da produção capixaba, sendo este setor a principal atividade econômica da região, responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos. “Fichamento é o instrumento de trabalho com o qual o investigador manipula o material bibliográfico” (TEIXEIRA, apud SANTOS, 2003, p. 39). A expressão latina apud que significa: citado por, conforme, segundo é utilizada quando se faz referência a uma fonte secundária.

41 CITAÇÃO DE CITAÇÃO De acordo com Gomes citado por Silveira (2005, p. 44) o Espírito Santo é responsável por cerca de 80% da produção nacional de pedras ornamentais, sendo que o município de Cachoeiro de Itapemirim responde por cerca de 90% da produção capixaba, sendo este setor a principal atividade econômica da região, responsável pela geração de milhares de empregos diretos e indiretos.

42 PAGINAÇÃO Todas as folhas do trabalho, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, mas não numeradas. A numeração é colocada, a partir da primeira folha da parte textual, em algarismos no canto superior direito da folha. Se o trabalho tiver mais de um volume, deve ser mantida uma única numeração das folhas, do primeiro ao último volume. Os anexos devem ter suas folhas numeradas de maneira contínua, seguindo a paginação do texto principal.

43 ESPACEJAMENTO Todo texto deve ser digitado, com 1,5 de entrelinhas.
As citações longas, as notas de rodapé, as referências e os resumos em vernáculo e em língua estrangeira deverão ser digitados em espaço simples.

44 RESUMO EM LÍNGUA VERNÁCULA
É a condensação do trabalho, enfatizando seus pontos mais relevantes de modo a passar ao leitor uma idéia completa do teor do trabalho. Deve ser desenvolvido, apresentando de forma clara, concisa e objetiva. O título RESUMO poderá estar centralizado, letras maiúsculas, fonte 14, em negrito. O texto será apresentado três espaços abaixo do título, em espaço simples entrelinhas, sem parágrafo. O resumo deverá conter entre 200 e 500 palavras.

45 RESUMO EM LÍNGUA ESTRANGEIRA
O resumo deve ser, necessariamente, apresentado em pelo menos, mais um idioma além do original utilizado na língua vernácula. Deste modo, temos: em inglês ABSTRACT.

46 ANEXO Elemento opcional, não elaborado pelo autor, que documenta, esclarece, prova ou confirma as idéias expressas no texto. Os anexos são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos, devem ser enumerados, identificados e referenciados no texto. Exemplo: Anexo A - Plano de Carreira da Empresa.

47 GLOSSÁRIO Elemento opcional que deverá ser empregado sempre que for necessário relacionar (em ordem alfabética) as palavras de uso específico (termos técnicos ou jargão da área), devidamente acompanhado de suas definições de modo a garantir a compreensão exata da sua utilização no texto.

48 ARTIGO CIENTÍFICO Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que segue as normas editoriais do periódico a que se destina.

49 ARTIGO CIENTÍFICO Pode ser uma síntese de uma monografia, dissertação ou tese; Pode ser uma síntese de uma pesquisa acadêmica; Pode ser escrito pelo acadêmico de graduação ou pós-graduação com um grupo de colegas ou em conjunto com o seu professor orientador.

50 FORMATAÇÃO DO ARTIGO Título do Artigo Nome do Autor
Resumo - Palavras Chave (04 à 05) Abstract - Keywords Introdução Desenvolvimento Conclusões Referências Bibliográficas

51 PROJETO DE PESQUISA ARTIGO CIENTÍFICO ELABORAÇÃO

52 FUNDAMENTOS A elaboração de um projeto de pesquisa/artigo científico é um processo em que, a partir de uma necessidade, se escolhe um tema e, gradativamente define-se um problema e as formas de solucioná-lo.

53 FUNDAMENTOS NECESSIDADE TEMA PROBLEMA SOLUÇÃO

54 DEVE-SE AMPLIAR AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES:
FASES DA ELABORAÇÃ0 O quê ? Como ? Quando ? Com que ? DEVE-SE AMPLIAR AS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES:

55 O QUÊ? Qual a idéia geral ? Qual o tema da pesquisa ?
Qual o problema ou dificuldade a solucionar ? Qual a pergunta a responder ?

56 COMO? O que será feito para solucionar o problema ?
Como se obter as informações ? Como serão trabalhados e analisados os dados ?

57 QUANDO? Qual o tempo total a ser utilizado na pesquisa ?
Qual o tempo que disponho ? Qual o tempo reservado a cada uma das etapas ?

58 COM QUÊ? Que recursos serão necessários ?
Que materiais serão utilizados ? Que pessoas serão empregadas ?

59 Prof.ª Ms. Flávia S. Rodrigues


Carregar ppt "FACEC Faculdade de Ciência e Educação do Caparaó"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google