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ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional.

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1 ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA Educação a Distância Fundação Oswaldo Cruz Lucia Dupret Coordenação Geral Programa de Educação a Distância Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Fundação Oswaldo Cruz Ministério da Saúde BRASIL

2 Inserção Institucional CpqLMD CpqAM CpqGM DIREB CpqRR Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca Instituto Oswaldo Cruz Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde Instituto Fernandes Figueira Casa de Oswaldo Cruz Centro de Informação Científica e Tecnologia em Saúde Centro de Pesquisa dol Evandro Chagas Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio Bio-ManguinhosFar-Manguinhos Centro de Criação de Animais de Laboratório Unidades

3 Educação em saúde Strito sensu Pesquisadores Docentes Formação profissional em saúde pública novo contexto novo contexto novo profissional novo profissional novas exigências formativas novas exigências formativas Lato sensu

4 SUS Demandas Educacionais de um novo modelo Gestor Público de Saúde Modernização da Gestão Escala da clientela: grande quantidade de novos postosEscala da clientela: grande quantidade de novos postos de trabalho criados pela descentralização. de trabalho criados pela descentralização. Diversidade da clientela: interdisciplinaridade e daDiversidade da clientela: interdisciplinaridade e da intersetorialidade. intersetorialidade. Perfil profissional requerido: capacidades técnicas e políticas para solucionar capacidades técnicas e políticas para solucionar problemas complexos. problemas complexos.

5 Formação de trabalhadores da saúde Educação a Distância Estratégica de Implementação de Política Pública...

6 MELHORES PRÁTICAS MELHORES PRÁTICAS Modelo de desenvolvimento de cursos construtivismo Construção coletiva Redes de Colaboração participação competência Teoria/prática contextualidade Unidades de aprendizagem

7 Educação a Distância Objetivos  Acompanhar e coordenar o conjunto das iniciativas de EAD, já em andamento ou em fase de elaboração no interior da Fiocruz.  Mediar o provimento de suporte pedagógico e material à essas experiências.  Consolidar formas interativas, flexíveis e participativas do processo ensino- aprendizagem na FIOCRUZ.  Estabelecer relações com instituições nacionais e internacionais com experiência em EAD, visando e internacionais com experiência em EAD, visando tanto o intercâmbio de idéias e práticas. tanto o intercâmbio de idéias e práticas.  Preparar quadros capacitados para a gestão estratégica e operacional de sistemas, serviços, programas e organizações de saúde.  Produzir conhecimento adequado e passível de Ser imediatamente aplicado no desenvolvimento do sistema de saúde. do sistema de saúde.

8 CONTRIBUIÇÃO SOCIAL FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE Melhoria nos níveis de atenção à saúde Educação Permanente em Saúde Saúde do Trabalhador Negociação do Trabalho em Saúde Ativação de Processos de Mudança no Ensino Superior em Saúde Interiorização do Trabalho em Saúde Melhoria da qualidade de vida 1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 Contribuição Social Total de cidadãos atendidos ano 1683 2547 6790 14224 20462 25992 33234 39821 39821

9 CURSOS E PROJETOS Especialização = 14 Aperfeiçoamento = 15 Atualização = 7 Qualificação Profissional: 2 Demandas Institucionais = 29 Desenvolvimento = 19 Novos Projetos = 5 Cursos em Atividade=14 MÉTRICAS 40.417 alunos matriculados + 23.234 Conselheiros Municipais de Saúde = 63.65140.417 alunos matriculados + 23.234 Conselheiros Municipais de Saúde = 63.651 18.715 alunos formados + 23.234 Conselheiros Municipais de Saúde = 41.949 (até o momento)18.715 alunos formados + 23.234 Conselheiros Municipais de Saúde = 41.949 (até o momento) 1427 docentes em todo País - 27 Estados - Mais de 2.000 Municípios.1427 docentes em todo País - 27 Estados - Mais de 2.000 Municípios.

10 Participação no Sistema Universidade Aberta do Brasil 23 Pólos Municipais 3.000 vagas ofertadas em 2007 5 Cursos: –Vigilância Sanitária –Gestão em Saúde –Facilitadores de Educação Permanente em Saúde –Ativadores de Processos de Mudança na Formação Superior em Saúde –Gestão de Projetos de Investimentos em Saúde

11 Aprender a Aprender Aprender a Ensinar/Ensinar a aprender Aprender a Ensinar Permanentemente DESAFIOS Expansão da EAD com qualidade pedagógicaExpansão da EAD com qualidade pedagógica Acompanhamento e Avaliação dos Programas de FormaçãoAcompanhamento e Avaliação dos Programas de Formação Ampliação do Acesso / Inclusão DigitalAmpliação do Acesso / Inclusão Digital

12 Obrigada!!! www.ead.fiocruz.br Lúcia Dupret dupret@fiocruz.br www.ead.fiocruz.br


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