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Parâmetros Geométricos que Definem um Aerofólio

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Apresentação em tema: "Parâmetros Geométricos que Definem um Aerofólio"— Transcrição da apresentação:

1 Parâmetros Geométricos que Definem um Aerofólio

2 Aerofólio Descrição do Escoamento
Configuração para ângulo de ataque fixo

3 Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = -2.15o

4 Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 0o

5 Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 5o

6 Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 10o

7 Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque  = 15o

8 Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Sustentação Cl Clmax o Clmax *

9 Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Tipos de “Stall”

10 O ESTOL DO PERFIL  baixo  < estol  > estol

11 Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Arrasto Cd *

12 Projeto de Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Momento Polar de Arrasto

13 Aerofólio Efeito da Espessura Relativa (t/c)
Distribuição de Cp Incremento de t/c implica: Variação da velocidade na superfície do aerofólio Redução no pico de sucção Redução no gradiente adverso de pressão

14 Aerofólio Efeito da Espessura Relativa (t/c)
Coeficiente de Arrasto (Cd) Incremento de t/c implica: Aumento do Cd Redução do peso estrutural da asa Aumento do Clmax do Aerofólio Valores favoráveis [ 13 , 18% ]

15 Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Distribuição de Cp Incremento de h/c implica: Variação da velocidade no extradorso Variação da velocidade no intradorso Aumento do Cl Redução do gradiente de pressão no extradorso

16 COEFICIENTE DE SUSTENTAÇÃO E ESTOL

17 Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Coeficiente de Sustentação Incremento de h/c implica: Aumento do Cl Aumento do Clmax Redução do Cm

18 Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Polar de Arrasto Incremento de h/c implica: Aumento do Cl/Cd Eficiência Aerodinâmica

19 Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Distribuição de Cp Para o mesmo valor de Cl: Menor pico de sucção - Menores velocidades Menor valor de Cd Menor ângulo de Incidência

20 O PERFIL E A CAMADA LIMITE

21 Projeto de Aerofólio Efeito do Número de Reynolds (Re)
Camada Limite Coeficiente de Fricção w Coeficiente de Arrasto

22 Coeficiente de Fricção
Aerofólio Resultado Experimental Coeficiente de Fricção

23 Aerofólio Resultado Experimental

24 Aerofólio Resultado Experimental

25 PERFIS LAMINARES Cl X  Cd X Cl

26 Projeto de Aerofólio Efeito do Número de Reynolds (Re)
Descolamento da Camada Limite Escoamento p/ Clmax Incremento de Clmax Melhor desempenho em Pista

27 Aerofólio Resultado Experimental

28 Aerofólio Resultado Experimental

29 Aerofólio Resultado Experimental

30 EFEITO DO FLAPE

31 EFEITO DO SLAT NACA 4412

32 PERFIL COM MECANISMOS DE HIPER-SUSTENTAÇÃO (1)

33 LINHAS DE CORRENTE (2)

34 Aerofólio Resultado Experimental


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