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PublicouGiovanni Cardoso Alterado mais de 9 anos atrás
1
Parâmetros Geométricos que Definem um Aerofólio
2
Aerofólio Descrição do Escoamento
Configuração para ângulo de ataque fixo
3
Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque = -2.15o
4
Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque = 0o
5
Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque = 5o
6
Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque = 10o
7
Projeto de Aerofólio Descrição do Escoamento
Evolução do escoamento com o ângulo de ataque = 15o
8
Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Sustentação Cl Clmax o Clmax *
9
Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Tipos de “Stall”
10
O ESTOL DO PERFIL baixo < estol > estol
11
Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Arrasto Cd *
12
Projeto de Aerofólio Forças e Momento sobre um Aerofólio
Coeficiente de Momento Polar de Arrasto
13
Aerofólio Efeito da Espessura Relativa (t/c)
Distribuição de Cp Incremento de t/c implica: Variação da velocidade na superfície do aerofólio Redução no pico de sucção Redução no gradiente adverso de pressão
14
Aerofólio Efeito da Espessura Relativa (t/c)
Coeficiente de Arrasto (Cd) Incremento de t/c implica: Aumento do Cd Redução do peso estrutural da asa Aumento do Clmax do Aerofólio Valores favoráveis [ 13 , 18% ]
15
Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Distribuição de Cp Incremento de h/c implica: Variação da velocidade no extradorso Variação da velocidade no intradorso Aumento do Cl Redução do gradiente de pressão no extradorso
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COEFICIENTE DE SUSTENTAÇÃO E ESTOL
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Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Coeficiente de Sustentação Incremento de h/c implica: Aumento do Cl Aumento do Clmax Redução do Cm
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Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Polar de Arrasto Incremento de h/c implica: Aumento do Cl/Cd Eficiência Aerodinâmica
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Aerofólio Efeito do Arqueamento Máximo (h/c)
Distribuição de Cp Para o mesmo valor de Cl: Menor pico de sucção - Menores velocidades Menor valor de Cd Menor ângulo de Incidência
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O PERFIL E A CAMADA LIMITE
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Projeto de Aerofólio Efeito do Número de Reynolds (Re)
Camada Limite Coeficiente de Fricção w Coeficiente de Arrasto
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Coeficiente de Fricção
Aerofólio Resultado Experimental Coeficiente de Fricção
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Aerofólio Resultado Experimental
24
Aerofólio Resultado Experimental
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PERFIS LAMINARES Cl X Cd X Cl
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Projeto de Aerofólio Efeito do Número de Reynolds (Re)
Descolamento da Camada Limite Escoamento p/ Clmax Incremento de Clmax Melhor desempenho em Pista
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Aerofólio Resultado Experimental
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Aerofólio Resultado Experimental
29
Aerofólio Resultado Experimental
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EFEITO DO FLAPE
31
EFEITO DO SLAT NACA 4412
32
PERFIL COM MECANISMOS DE HIPER-SUSTENTAÇÃO (1)
33
LINHAS DE CORRENTE (2)
34
Aerofólio Resultado Experimental
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