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ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ESCOAMENTO EM UMA VELA DE BARCO USANDO DINÂMICA COMPUTACIONAL DE FLUIDOS Discentes: Celso R. F. Silva080989 Euler Dias085833.

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1 ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ESCOAMENTO EM UMA VELA DE BARCO USANDO DINÂMICA COMPUTACIONAL DE FLUIDOS Discentes: Celso R. F. Silva Euler Dias085833

2 Introdução A Industria Naval possui um alto consumo de combustíveis fósseis Muitos conceitos empregados no estudo das velas são oriundos da aeronáutica, o que por vezes traz conclusões precipitadas

3 Introdução Qual vela?

4 Metodologia A vela: S.J. Collie, 2006 c=123,1mm y max =0,05*c x d =0,45*c

5 Metodologia A malha: 100 Espessura da vela: 0,6185mm

6 Metodologia Caracterização do escoamento

7 Y+, k- ε Low Reynolds

8 Y+, k- ε

9 Resíduos k-ε low Reynoldsk-ε Variável% Error P14.91E E-01 KE5.82E E-01 EP7.83E E-01 UC17.43E E-01 VC17.23E E-01

10 Ângulo de Ataque: 15º e 20º Gradiente de Pressão α = 15º α = 20º

11 Ângulo de Ataque: 15º e 20º Linhas de corrente α = 15º α = 20º

12 Ângulo de Ataque: 15º e 20º Coeficiente de pressão α = 15ºα = 20º

13 α = 25º Gradiente de pressão

14 α = 25º

15 Linhas de corrente

16 α = 25º Coeficiente de pressão

17 Sustentação e Arrasto CLCD α = 15º 0,7440,158 α = 20º 0,8310,243 α = 25º 0,7570,299

18 Resultados Experimentais Coeficiente de pressão Experimental CFD - PHOENICS

19 Campo de Pressão: CFX e PHOENICS

20 Comentários e Conclusão Gradiente de velocidade na borda de fuga

21 Comentários e Conclusão Efeito do domínio

22 Bibliografia [1] A. Sulisetyono & A. Nasirudin. Wind sail analysis using computational fluid dynamics simulation, MARTEC,2010 [2] I.M. Viola, R.GJ. Flay, ON-WATER PRESSURE MEASUREMENTS ON A MODERN ASYMMETRIC SPINNAKER, Amsterdam, The Netherlands, 2010 [3] I.M. Viola, E. Gauvain, R. G. J. Flay, Pressure Measurements on Full-Scle and Model-Scale Upwind Sails, Auckland, Nova Zelândia, 2010.


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