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Discentes: Celso R. F. Silva 080989 Euler Dias 085833
ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE ESCOAMENTO EM UMA VELA DE BARCO USANDO DINÂMICA COMPUTACIONAL DE FLUIDOS Discentes: Celso R. F. Silva Euler Dias
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Introdução A Industria Naval possui um alto consumo de combustíveis fósseis Muitos conceitos empregados no estudo das velas são oriundos da aeronáutica, o que por vezes traz conclusões precipitadas
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Introdução Qual vela?
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Metodologia A vela: S.J. Collie, 2006 c=123,1mm ymax=0,05*c xd=0,45*c
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Metodologia A malha: 100 Espessura da vela: 0,6185mm 100
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Metodologia Caracterização do escoamento
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Y+ , k-ε Low Reynolds
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Y+ , k-ε
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Resíduos k-ε low Reynolds k-ε Variável % Error P1 4.91E+00 1.10E-01 KE
EP 7.83E+01 UC1 7.43E+00 3.29E-01 VC1 7.23E+01 5.83E-01
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Ângulo de Ataque: 15º e 20º Gradiente de Pressão α = 20º α = 15º
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Ângulo de Ataque: 15º e 20º Linhas de corrente α = 15º α = 20º
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Ângulo de Ataque: 15º e 20º Coeficiente de pressão α = 15º α = 20º
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α = 25º Gradiente de pressão
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α = 25º
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α = 25º Linhas de corrente
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α = 25º Coeficiente de pressão
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Sustentação e Arrasto α = 15º 0,744 0,158 α = 20º 0,831 0,243 α = 25º
CL CD α = 15º 0,744 0,158 α = 20º 0,831 0,243 α = 25º 0,757 0,299
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Resultados Experimentais
Coeficiente de pressão Experimental CFD - PHOENICS
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Campo de Pressão: CFX e PHOENICS
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Comentários e Conclusão
Gradiente de velocidade na borda de fuga
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Comentários e Conclusão
Efeito do domínio
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Bibliografia [1] A. Sulisetyono & A. Nasirudin. “Wind sail analysis using computational fluid dynamics simulation”, MARTEC,2010 [2] I.M. Viola, R.GJ. Flay, “ON-WATER PRESSURE MEASUREMENTS ON A MODERN ASYMMETRIC SPINNAKER”, Amsterdam, The Netherlands, 2010 [3] I.M. Viola, E. Gauvain, R. G. J. Flay, Pressure Measurements on Full-Scle and Model-Scale Upwind Sails, Auckland, Nova Zelândia,
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