A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTICORPOS Funções biológicas NH 2 Extremidade amino-terminal (NH 2 ) Extremidade carboxi-terminal (COOH) DOMÍNIO VARIÁVEL DOMÍNIOS CONSTANTES REGIÃO DA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTICORPOS Funções biológicas NH 2 Extremidade amino-terminal (NH 2 ) Extremidade carboxi-terminal (COOH) DOMÍNIO VARIÁVEL DOMÍNIOS CONSTANTES REGIÃO DA."— Transcrição da apresentação:

1 ANTICORPOS Funções biológicas NH 2 Extremidade amino-terminal (NH 2 ) Extremidade carboxi-terminal (COOH) DOMÍNIO VARIÁVEL DOMÍNIOS CONSTANTES REGIÃO DA DOBRADIÇA SÍTIO DE LIGAÇÃO DO ANTÍGENO.

2 Revendo a estrutura Cadeias pesadas Cadeia leve Fc Fab Sítio de ligação do antígeno

3 Fragmento de ligação com o antígeno (Fab) As regiões variáveis das cadeias pesadas e leves são mostradas em azul e amarelo. As cadeias em vermelho compõem o sítio de ligação, evidenciando os resíduos de aminoácidos, nas regiões determinantes de complementariedade (CDR), que fazem contato com o antígeno.

4 As funções do Fab e algumas do Fc: RECEPTOR DE Fc Fab Fc MICRÓBIO 1 - SE LIGA AO ANTICORPO MICRÓBIO 2 - NÃO SE LIGA AO ANTICORPO LIGAÇÃO DO Fc AO FAGÓCITO LIGAÇÃO DO Fc AO COMPLEMENTO Ligação com o antígeno específico Outras atividades funcionais

5 Isotipos Alotipos Idiotipos

6 os anticorpos IgG - apresentam quatro subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4 - neutralizam toxinas (todos) - fazem opsonização (IgG1 e IgG3) - fixam complemento (IgG1, IgG2 e IgG3) - são os únicos que podem atravessar a placenta (IgG2)

7 os anticorpos da classe IgM - neutralizam toxinas - fixam o complemento -funcionam como receptor de antígenos na superfície dos linfócitosB

8 os anticorpos da classe IgA - neutralizam toxinas - bloqueiam a ligação de antígenos (microrganismos) nas superfícies mucosas

9 os anticorpos da classe IgD -funcionam como receptor de antígenos na superfícies dos linfócitos B

10 anticorpos da classe IgE -promovem a degranulação de mastócitos e basófilos, gerando inflamação.

11 ANTICORPOS A GERAÇÃO DA DIVERSIDADE

12 A hipótese de Dreyer e Bennett. o controle genético da produção da cadeia leve é feito por dois genes para o domínio variável e um gene para o domínio constante. Então, VLVL CLCL região codificada pelo gene V – existe entre uma e duas centenas de diferentes genes V. região codificada pelo gene J – existem entre cinco a dez diferentes genes J. região controlada pelo gene C – pode ser C ou C

13 veja como exemplo os genes que codificam a cadeia leve, no cromossomo 2 (humano): a configuração mostrada acima é a germinativa. Ao longo da maturação do linfócito B, este DNA sofrerá rearranjos até ser transcrito. O RNA primeiro trans- crito naturalmente sofrerá splicing, originando o RNAm, que será traduzido na cadeia. Veja a seguir:

14 DNA proteína

15 um mecanismo genético similar ocorre para as demais cadeias. Veja a configuração germinativa da região cro- mossômica onde estão onde estão os genes que codificam as cadeias pesadas (na espécie humana, cromossomo 14): aqui apareceu mais um gene para codificar o domínio variável (V H ): o gene D (for diversity). Observe a seguir, os rearranjos do DNA e o splicing do RNA, na formação das cadeias pesadas. Veja que As cadeias pesadas e são sempre as primeiras a serem produzidas:

16 veja que o trans- crito primário com- tem os genes C e C. O splicing originará o RNAm que traduzirá a cadeia ou.

17 fazendo um resumo dos principais mecanismos conhecidos atualmente: - a geração da diversidade de anticorpos depende:

18 finalmente, fazendo uma breve estimativa da quantidade de diferentes especificidades de anticorpos geradas: esta estimativa não está levando em conta alguns dos fatores de diversidade já comentados, como o que decorre das impreci- sões juncionais (V-J / V-D-J).

19 a resposta primária e secundária: a primeira resposta contra um antígeno é fraca e formada princi- palmente por anticorpos da classe IgM. A resposta secundária é bem mais intensa e composta por anticorpos das classes IgG, IgA ou IgE.

20 anticorpos da classe IgE -promovem a degranulação de mastócitos e basófilos, gerando inflamação.


Carregar ppt "ANTICORPOS Funções biológicas NH 2 Extremidade amino-terminal (NH 2 ) Extremidade carboxi-terminal (COOH) DOMÍNIO VARIÁVEL DOMÍNIOS CONSTANTES REGIÃO DA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google