A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTICORPOS Funções biológicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTICORPOS Funções biológicas"— Transcrição da apresentação:

1 ANTICORPOS Funções biológicas
NH2 Extremidade amino-terminal (NH2) carboxi-terminal (COOH) DOMÍNIO VARIÁVEL DOMÍNIOS CONSTANTES SÍTIO DE LIGAÇÃO DO ANTÍGENO. REGIÃO DA DOBRADIÇA

2 Revendo a estrutura Sítio de ligação do antígeno Cadeias pesadas
leve Fc Fab

3 Fragmento de ligação com o antígeno (Fab)
As regiões variáveis das cadeias pesadas e leves são mostradas em azul e amarelo. As cadeias em vermelho compõem o sítio de ligação, evidenciando os resíduos de aminoácidos, nas regiões determinantes de complementariedade (CDR), que fazem contato com o antígeno.

4 funções do Fab e algumas do Fc:
MICRÓBIO 1 - SE LIGA AO ANTICORPO MICRÓBIO 2 - NÃO SE LIGA AO ANTICORPO Ligação com o antígeno específico Fab Fc LIGAÇÃO DO Fc AO FAGÓCITO Outras atividades funcionais RECEPTOR DE Fc LIGAÇÃO DO Fc AO COMPLEMENTO

5 Isotipos Alotipos Idiotipos

6 os anticorpos IgG - apresentam quatro subclasses: IgG1, IgG2, IgG3 e IgG4 neutralizam toxinas (todos) fazem opsonização (IgG1 e IgG3) fixam complemento (IgG1, IgG2 e IgG3) são os únicos que podem atravessar a placenta (IgG2)

7 os anticorpos da classe IgM
- neutralizam toxinas fixam o complemento funcionam como receptor de antígenos na superfície dos linfócitosB

8 os anticorpos da classe IgA
- neutralizam toxinas bloqueiam a ligação de antígenos (microrganismos) nas superfícies mucosas

9 os anticorpos da classe IgD
funcionam como receptor de antígenos na superfícies dos linfócitos B

10 anticorpos da classe IgE
promovem a degranulação de mastócitos e basófilos, gerando inflamação.

11 ANTICORPOS A GERAÇÃO DA DIVERSIDADE

12 A hipótese de Dreyer e Bennett
. o controle genético da produção da cadeia leve é feito por dois genes para o domínio variável e um gene para o domínio constante. Então, região codificada pelo gene V – existe entre uma e duas centenas de diferentes genes V. VL região codificada pelo gene J – existem entre cinco a dez diferentes genes J. região controlada pelo gene C – pode ser Ck ou Cl. CL

13 veja como exemplo os genes que codificam
a cadeia leve k, no cromossomo 2 (humano): a configuração mostrada acima é a germinativa. Ao longo da maturação do linfócito B, este DNA sofrerá rearranjos até ser transcrito. O RNA “primeiro trans- crito” naturalmente sofrerá “splicing”, originando o RNAm, que será traduzido na cadeia k. Veja a seguir:

14 DNA proteína

15 um mecanismo genético similar ocorre para as demais
cadeias. Veja a configuração germinativa da região cro- mossômica onde estão onde estão os genes que codificam as cadeias pesadas (na espécie humana, cromossomo 14): aqui apareceu mais um gene para codificar o domínio variável (VH): o gene D (“for diversity”). Observe a seguir, os rearranjos do DNA e o ”splicing” do RNA, na formação das cadeias pesadas. Veja que As cadeias pesadas m e d são sempre as primeiras a serem produzidas:

16 veja que o trans- crito primário com- tem os genes Cm e Cd. O “splicing” originará o RNAm que traduzirá a cadeia m ou d.

17 fazendo um resumo dos principais mecanismos conhecidos atualmente:
- a geração da diversidade de anticorpos depende:

18 finalmente, fazendo uma breve estimativa
da quantidade de diferentes especificidades de anticorpos geradas: esta estimativa não está levando em conta alguns dos fatores de diversidade já comentados, como o que decorre das impreci- sões juncionais (V-J / V-D-J).

19 a resposta primária e secundária: a primeira resposta
contra um antígeno é fraca e formada princi- palmente por anticorpos da classe IgM. A resposta secundária é bem mais intensa e composta por anticorpos das classes IgG, IgA ou IgE.

20 anticorpos da classe IgE
promovem a degranulação de mastócitos e basófilos, gerando inflamação.


Carregar ppt "ANTICORPOS Funções biológicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google