A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Professora Cristiane C. Camargo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Professora Cristiane C. Camargo."— Transcrição da apresentação:

1 ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Professora Cristiane C. Camargo

2 Objetivos  Estágios: para quê?

3 Bases Legais  Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008: estágio de estudantes  termo de compromisso  orientado com aprovação do relatório final de estágio  seguro  relatórios semestrais  acompanhamento de professor supervisor  6 horas diárias e 30 semanais

4 Bases Legais  Resolução CNE/CP 1, de 18 de Fevereiro de 2002.  Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena.

5 Bases legais  Artigo 13. § 3º O estágio curricular supervisionado, definido por lei, a ser realizado em escola de educação básica, e respeitado o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, deve ser desenvolvido a partir do início da segunda metade do curso e ser avaliado conjuntamente pela escola formadora e a escola campo de estágio.

6 Bases Legais  Normatização do IFSULDEMINAS – Resolução 059/2010  Artigo 7º- É de responsabilidade do estudante conseguir oportunidade de estágio, o mesmo deverá pesquisar e entrar em contato com instituições públicas ou privadas, porém, em qualquer situação, antes de iniciar o estágio, deverá comunicar- se com a Coordenação do Curso, e dirigir-se a Seção de Estágio da Coordenadoria de Integração Escola Comunidade - CIEC para celebrar o Termo de Compromisso(obrigatório).

7 Bases Legais  Normatização do IFSULDEMINAS – Resolução 059/2010  Artigo 8º - Para a realização do Estágio, o estudante deverá obedecer aos seguintes requisitos: I - Declaração de matricula e frequência; II – Celebrar termo de compromisso entre o estudante e a empresa com a interveniência do Instituto, por meio da Seção de Estágio, através Coordenadoria de Integração Escola Comunidade. III – Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas dentro de sua área de formação, de acordo com o disposto no Art. 3º da Lei nº. 11.788/08. Parágrafo único. O estagiário poderá desenvolver suas atividades de estágios em empresas e ou instituições dirigidas por parentes de 1º grau, desde que não exista nenhum grau de parentesco com o responsável (supervisor) que irá acompanhar o estagiário na empresa.

8 Bases legais  Artigo 9º - O Estágio deverá ser realizado junto às pessoas jurídicas de direito privado e os órgãos da administração pública direta, autarquia e fundacional de qualquer dos poderes da união, dos estados, do Distrito Federal e dos Municípios.  Artigo 12 - os estudantes que exerçam atividade docente regular na educação básica poderão ter redução da carga horária do estágio curricular supervisionado até o máximo de 200 horas conforme parágrafo único do Art. 1º da Resolução CNE/CP nº 02 de 19 de fevereiro de 2002.

9 Bases legais  Artigo 19 - III – A aprovação final do relatório de estágio está condicionada à entrega de uma cópia digitalizada da Pasta de Estágios pelo estudante à Seção de estágios da Coordenadoria de Integração Escola Comunidade-CIEC.  Artigo 21 - É de responsabilidade da Seção de Estágio da Coordenadoria de Integração Escola Comunidade - CIEC o arquivamento da documentação de estágio, bem como o envio dos dados necessários à Seção de Registros Escolares (SRE) para o preenchimento dos dados referentes a estágio no certificado de conclusão dos cursos.

10 Estágio no PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  O estágio curricular obrigatório será realizado nos últimos quatro períodos do curso, por meio das disciplinas Estágio Supervisionado (I, II, III e IV), totalizando 400 horas distribuídas entre os semestres, integradas entre si. Os alunos deverão prioritariamente diversificar suas experiências de estágio, atuando nos diversos níveis, ensino de Ciências e ensino de Biologia e nas diversas modalidades, ensino integrado, educação de jovens e adultos, dentre outras. Aqueles alunos que atuarem no ensino fundamental deverão estagiar nas séries finais deste em consonância com sua possibilidade de atuação profissional quando formados.

11 Estágio no PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  Este componente curricular consiste em atividades de observação, análise crítica, intervenção pedagógica e avaliação que permitam a formação para o exercício profissional em processos formais e não formais de ensino e aprendizagem. Está organizado sob a ótica de integração entre o IFSULDEMINAS e as instituições de ensino. (...). Além disso, o aluno poderá aplicar os conhecimentos adquiridos nas diferentes disciplinas para auxiliar os educadores das instituições de ensino na elaboração de instrumentos didáticos e na implementação de metodologias de ensino. Assim, o estágio tem como objetivo uma formação permanente que envolva parceria entre o futuro educador e aqueles professores em exercício profissional.

12 Estágio no PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  As disciplinas de Estágio Supervisionado poderão envolver as seguintes atividades:  1. Concepção, realização, análise e avaliação das situações didáticas, mediando o processo de aprendizagem dos alunos nas diferentes situações de ensino-aprendizagem  2. Visitas, entrevistas, pesquisas e análise de dados da realidade escolar;  3. Participação/acompanhamento da elaboração do projeto pedagógico institucional, de planos de aula, de propostas de trabalho com seleção e preparação de conteúdos, definição de metodologia, formas de instrumentos de avaliação, organização de materiais;  4. Participação em reuniões de professores e reuniões com a comunidade;  5. Participação, organização ou acompanhamento de atividades extras como feira cultural, feira de ciências, gincana, olimpíadas;  6. Orientação de atividades dos alunos dentro ou fora de sala de aula;  7. Execução de aulas com alunos de Ensino Fundamental de Ensino Médio;

13 Estágio no PPC do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas  As atividades dos Estágios Supervisionados são coordenadas, acompanhadas e avaliadas pelo Professor Supervisor/ Orientador e pelo Coordenador de Curso, através de:  1. reuniões gerais, de orientação para cada etapa de desenvolvimento do estágio;  2. orientações individuais e/ou a pequenos grupos;  3. seminários para análise e avaliação das diferentes etapas;  4. acompanhamento direto através de visitas e/ou entrevistas;  5. análise do desempenho;  6. análise dos documentos comprobatórios

14 Ementa da disciplina  Aplicação de uma prática docente reflexiva, interventiva e formadora no campo do Estágio em Ciências no Ensino Fundamental visando a construção própria de um modelo didático em sintonia com as demandas educacionais- políticas, sociais e culturais vigentes.

15 Carga horária  Aulas presenciais: 33 (2 aulas semanais)  Atividades de estágio na escola ou relativas às atividades da escola: 67 horas, assim distribuídas  36 horas (observação, auxílio ao professor)  16 horas (Projeto de Estágio)  15 horas (redação Relatório Final de Estágio)

16 Documentos  Acessar página da CIEC http://www.ifs.ifsuldeminas.edu.br/index.php/deptosetore s/ciec  Documentos disponibilizados na intranet  ifs.ifsuldeminas.edu.br/~cristiane. camargo  Plano de Ensino da Disciplina  Cronograma da disciplina  Ficha de frequência do Projeto de Estágio  Relatório Final de Estágio  Registro de Observação no Estágio (diário)


Carregar ppt "ESTÁGIO SUPERVISIONADO 1 Professora Cristiane C. Camargo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google