A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Considerações Limnológicas dos Reservatórios de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Considerações Limnológicas dos Reservatórios de"— Transcrição da apresentação:

1 Considerações Limnológicas dos Reservatórios de
Paraibuna e Jaguari CESP Bacia Alto Paraíba 01 de Agosto de 2014

2 Histórico de Atividades
A CESP possui um monitoramento permanente dos parâmetros de qualidade de água dos seus reservatórios o que faz parte do Programa de Manejo pesqueiro da Companhia sendo intensificado desde A partir de 2012, a CESP realiza levantamentos bimestrais, nos Reservatórios da Bacia do Rio Paraíba do Sul, em parceria com a CETESB através de Termo de Cooperação Técnica, visando a ampliação da malha de amostragem, a otimização de recursos e a qualidade nas análises realizadas.

3 Os resultados dos anos de 2012 e 2013 podem ser visualizados no link:
No ano de 2014 três amostragens já foram realizadas, sendo que os resultados disponibilizados até o momento se encontram dentro da normalidade.

4 Reservatório de Paraibuna
Descrição e Localização das Estações de Amostragem de Qualidade de Água Reservatório de Paraibuna Estação Tipo Coordenadas Lat S/Long W Características Braço do Paraibuna IUNA 00950 Limno 23º25’06” S 45º34’17” W Corpo do Reservatório, próximo ao encontro dos rios da serra com o leito original do Rio Paraibuna: Ambiente lêntico com margens ocupadas por pastagens, ocupação imobiliária e pequenos fragmentos florestais. Braço do Paraitinga INGA 00850 23º21’56” S 45º36’45” W Corpo do Reservatório leito original do rio Paraitinga, próximo à antiga área de lazer da CESP; Ambiente lêntico com margens ocupadas por pastagens, ocupação imobiliária e pequenos fragmentos florestais. Rio Paraibuna PUNA 00800 23º25’17” S 45º17’19”W Ambiente lótico, a montante da régua de Hidrometria da CESP, com vegetação ciliar esparsa e localizada com trechos de pastagens e ocupação imobiliária na forma de vilarejo. Rio Paraitinga PTIN 00850 23º14’20” S 45º18’23” W Ambiente lótico, a montante da régua de Hidrometria da CESP, com rara vegetação ciliar, com predomínio de pastagens.

5 Distribuição das Estações de Amostragem Reservatório de Paraibuna

6 Reservatório de Jaguari
Descrição e Localização das Estações de Amostragem de Qualidade de Água Reservatório de Jaguari Estação Tipo Coordenadas Lat S/Long W Características Rio Jaguari - JAGI 00350 Limno 23º19’48” S 46º16’50” W Na régua da CESP a montante do reservatório, acima da cachoeira do Jaguaribe; Ambiente lótico com predomínio de pastagens e pouca vegetação ciliar. Res. Jaguari – JAGJ 00200 23º17’27” S 46º14’02” W Na Ponte da rodovia SP 056, que liga o Município de Santa Isabel e Igaratá; Ambiente lêntico com ocupação de chácaras e sob a influência dos efluentes do Município de Santa Isabel. JAGJ 00900 23º11’37” S 46º01’39” W Montante da barragem, na tomada d’água do Reservatório de Jaguari; Ambiente lêntico, com a margens recobertas por silvicultura, pastagens e fragmentos florestais.

7 Distribuição das Estações de Amostragem Reservatório de Jaguari

8 Utilização das Águas dos Reservatórios
Para o Reservatório de Paraibuna, podemos citar como principal indicador da qualidade da água do reservatório a Estação de Hidrobiologia e Aquicultura de Paraibuna, onde são mantidos Reprodutores das principais espécies de peixes ameaçadas de extinção da bacia do rio Paraíba do sul, sendo que a sua água de abastecimento deriva do conduto forçado que alimenta as unidades geradoras e sai à jusante da Usina. Nome Popular: Surubim do Paraíba Nome Científico: Steindachneridion parahybae Nome Popular: Piabanha Nome Científico: Brycon insignis

9 Utilização das Águas dos Reservatórios
Para o Reservatório de Jaguari, podemos citar a captação da AMBEV, logo a jusante da Usina, que utiliza a água para o seu processo de produção de cerveja.


Carregar ppt "Considerações Limnológicas dos Reservatórios de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google