A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO
ENERGIA CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO

2 Fontes de Energia Elementos que podem produzir ou multiplicar o trabalho: Músculos Sol Fogo Vento etc.

3 Descoberta do fogo Principal fonte de energia da humanidade
Homem passou a ter luz e calor, começou a afastar animais selvagens (proteção) e posteriormente a cozinhar seus alimentos.

4 Combustão Base do desenvolvimento tecnológico.
O desenvolvimento industrial depende do desenvolvimento das fontes de energia. As necessidades energéticas de um país dependem diretamente do seu grau de industrialização.

5 Reservas comprovadas Petróleo: 37 anos Gás natural: 61 anos
Carvão: 21 anos (fonte: Edson Eletric Institute)

6 É necessária a busca de novas fontes para substituição das fontes não renováveis atuais
Quais serão ? a energia das marés ? a solar ? a biomassa ? o hidrogênio ? A eólica ?

7 Fontes de energia alternativa
deve-se privilegiar as renováveis o custo é mais elevado os critérios de custos não incluem: - danos ambientais - danos à saúde (em 1973, somente nos EUA, gastos de U$ 70 bilhões com saúde para mineiros de carvão)

8

9

10 Recursos renováveis

11 Fontes renováveis Fontes renováveis utilizam direta ou indiretamente a energia solar. O uso de fontes renováveis que produzam energia limpa é uma das formas de amenizar os impactos ambientais. A participação ainda é pequena ( cerca de 1% da geração mundial), se não for considerada a energia hidrelétrica de grande porte.

12 Energia das Marés (usinas maremotrizes) Produção de energia elétrica com o aproveitamento das variações do nível das marés

13

14 Como funcionam? 1 – QUANDO A MARÉ COMEÇA A SUBIR ABREM-SE AS COMPORTAS, QUE SERÃO FECHADAS QUANDO A MARÉ ATINGIR O NÍVEL MÁXIMO.

15 2 – AS COMPORTAS PERMANECEM FECHADAS ATÉ QUE A MARÉ CHEGUE AO NÍVEL MÍNIMO..

16

17 QUANDO A MARÉ CHEGA AO NÍVEL MÍNIMO, AS COMPORTAS SÃO ABERTAS OCORRENDO O ESCOAMENTO DA ÁGUA COM O ACIONAMENTO DA TURBINA

18 Geotérmica Energia dos materiais em fusão no interior da Terra. Aproveitamento do calor em regiões vulcânicas. Utilização de “águas quentes” em fontes termais, cozimento de alimentos, conversão em eletricidade, evitando-se o uso dos combustíveis fósseis

19

20

21

22

23 Energia Solar É a energia emitida pelo Sol devido à reações atômicas que ocorrem em seu interior.

24

25

26

27

28 Biogás Mistura gasosa combustível, resultante da fermentação anaeróbica da matéria orgânica, essencialmente constituída por CH, com valores médios na ordem de 55 a 65% em volume, e CO, com aproximadamente 35 a 45% de sua composição.

29

30 A produção de biogás é naturalmente encontrada em pântanos,aterros e esgotos entre outros.
Existem duas situações possíveis para o aproveitamento do biogás: queima direta (aquecedores, fogões, caldeiras). conversão em eletricidade.

31

32 Biomassa Conjunto de organismos que podem ser aproveitados como fontes de energia: -cana-de-açúcar -eucalipto -beterraba (das quais se extrai álcool) -diversos tipos de árvores (lenha e carvão vegetal) -alguns óleos vegetais (mamona, amendoim, soja,dendê) -etc...

33 Álcool

34

35

36

37

38

39

40 Biodiesel

41

42

43

44 EÓLICA A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em muitos lugares. A utilização desta fonte para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos.

45

46

47 Hidrogênio O uso como combustível passou a ser cogitado a partir da década de 1970 (crise do petróleo e níveis de poluição ambiental) Extraível facilmente da água dos oceanos (fonte inesgotável) Libera grande quantidade de energia e não polui. Forma água na reação.


Carregar ppt "CAPACIDADE DE REALIZAR TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google