A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fatorial 1 Análise Combinatória Slides Xadrez - www.ser.com.brwww.ser.com.br Permutação com repetição Princípio fundamental da contagem Permutação simples.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fatorial 1 Análise Combinatória Slides Xadrez - www.ser.com.brwww.ser.com.br Permutação com repetição Princípio fundamental da contagem Permutação simples."— Transcrição da apresentação:

1 Fatorial 1 Análise Combinatória Slides Xadrez - Permutação com repetição Princípio fundamental da contagem Permutação simples Arranjos simples Combinações simples Números binomiais Triângulo de Pascal Binômio de Newton

2 Fatorial 2 Chama-se fatorial de n ou n fatorial o número n!, tal que: - Para n=0: 0!=1 - Para n=1: 1!=1 - Para n=2: 2!=21=2 - Para n=3: 3!=321=6 - Para n=4: 4!=4321=24 - Para n=5: 5!=54321=120 Generalizando: n! = n (n-1) (n-2) (n-3) , sendo n pertencente ao conjunto dos números naturais {0, 1, 2, 3...}.

3 3 Princípio fundamental da contagem ou princípio da multiplicação Acompanhe o raciocínio da resolução do problema a seguir: Uma pessoa vai a um restaurante e na promoção ela deve montar a sua refeição escolhendo uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. No cardápio constam 3 tipos de entradas, 5 tipos de pratos quentes e 4 tipos de sobremesa. De quantas formas diferentes essa pessoa pode montar a sua refeição? salada sopa patês bife massa torta frango peixe bolo fruta mousse pudim 3 possibilidades 5 possibilidades 4 possibilidades A quantidade de refeições é obtida multiplicando-se todas as possibilidades. Sendo assim: = 60 refeições

4 Permutação simples 4 Permutar é o mesmo que trocar. Nos problemas de permutação simples, a ideia que fica é de trocar ou embaralhar as posições de todos os elementos. Observe os exemplos: 1) Quantos números de 3 algarismos distintos podemos formar utilizando os algarismos 3, 5 e 7? Note o uso da palavra distintos, ou seja, sem repetir o mesmo algarismo. As possibilidades são: 357, 375, 537, 573, 735 e 753. Podemos representar também em um diagrama de árvore: Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos: = 6 possibilidades 3 possibilidades2 possibilidades1 possibilidade

5 5 Permutação simples 2) Quantos anagramas existem da palavra azul? Anagramas são todas as palavras formadas, com ou sem sentido, pelas letras da palavra dada, embaralhando a sua ordem. A maneira mais fácil de construir todas as possibilidades é pelo diagrama de árvores. Observe: ulzluzlaulzzuluzulalualzulaauluazlalzaluzlaazlzauzazuaulzuaazuzaulzluzlaulzzuluzulalualzulaauluazlalzaluzlaazlzauzazuaulzuaazuza Utilizando o princípio fundamental da contagem, temos: = 24 possibilidades Concluímos que para n termos a expressão ficaria: P n = n (n – 1) (n – 2) = n!

6 6 Permutação com repetição É a permutação onde aparecem elementos repetidos. Se trocarmos a ordem destes, não aparecerá mudanças na posição. Exemplo: Os anagramas da palavra matemática. Ao mudar as letras m com outra m aparentemente não houve mudança. O mesmo com as letras a ou t. Assim, seguimos o raciocínio: Onde P n é a permutação das dez letras da palavra matemática, P 1 é o número de letras m que são repetidas, P 2 é o número de letras a repetidas e P 3 é o número de letras t repetidas. Generalizando:

7 7 Arranjo simples Ocorre quando de n elementos desejamos pegar p, no qual a ordem destes importa. Assim temos a relação: Exemplo: Com as letras da palavra república, quantas palavras, com ou sem sentido, podemos formar utilizando 5 destas letras? 1º modo de resolver: 2º modo de resolver:

8 8 Combinações simples Ocorre quando de n elementos desejamos pegar p, no qual a ordem destes não importa. Assim temos a relação: Exemplo: Em uma empresa com nove funcionários, cinco serão chamados para uma reunião. De quantas formas diferentes poderá ser formado o grupo para a reunião?

9 9 Números binomiais Chama-se número binomial o número com tal que, (n é o numerador e p é a classe do número binomial). Números binomiais iguais: Se, então:

10 10 Triângulo de Pascal É uma forma de dispor números binomiais. Observe a sequência: ouonde + + De modo geral:

11 11 Triângulo de Pascal Observe a soma dos elementos de uma mesma linha no triângulo de Pascal: :

12 12 Triângulo de Pascal Outras propriedades :

13 13 Triângulo de Pascal + Outras propriedades: + + +

14 14 Binômio de Newton Toda potência da forma (x+y) n, sendo n um número natural, é conhecido como binômio de Newton. Abaixo temos alguns casos comuns. Para desenvolver estes binômios, podemos generalizar como segue: Exemplo:

15 15 Binômio de Newton Termo geral do binômio de Newton é o desenvolvimento de apenas um dos termos de todo o desenvolvimento. Assim...


Carregar ppt "Fatorial 1 Análise Combinatória Slides Xadrez - www.ser.com.brwww.ser.com.br Permutação com repetição Princípio fundamental da contagem Permutação simples."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google