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NOVOS MODELOS DE EMPRESAS

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Apresentação em tema: "NOVOS MODELOS DE EMPRESAS"— Transcrição da apresentação:

1 NOVOS MODELOS DE EMPRESAS
BARES E RESTAURANTES Nosso trabalho é sobre a industria gastronômica. Escolhemos a Companhia Tradicional de Comércio. Pra quem ainda não sabe, a Companhia Tradicional de Comércio é uma empresa de entretenimento gastronômico, que administra essas casas.

2 CENÁRIO SLOW FOOD Elementos pré-determinados Incertezas
Aumento da conscientização ambiental Pessoas irão buscar cada vez mais empresas que se preocupam com sustentabilidade Leis ambientais mais rígidas Cada vez mais pessoas usando a internet Crescimento do acesso à rede via celular (pessoas 24hs conectadas) Convergência para mídia única Maior troca de informações (redes sociais, fóruns etc) entre usuários da rede Crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho (menos tempo para cuidar da casa e cozinhar) Aumento do preço dos alimentos (principalmente carne) Tendência à manutenção do cenário político atual Aumento da idade média da população Incertezas Crescimento do movimento slow food  Status relacionado a ir em bons restaurantes Difusão da cultura gastronômica Tendência de maior preocupação com alimentação saudável Crescimento econômico (distribuição de renda) Aumento do poder aquisitivo da população, porém este aumento não será proporcional à inflação nos preços dos alimentos Pessoas saindo mais de casa Para a concepção dos cenários, consideramos um período de 05 anos. Chegamos a alguns fatores pré-determinados, comuns aos dois cenários escolhidos para estudo. - Com o aumento da conscientização ambiental, as pessoas irão buscar cada vez mais empresas que se preocupem com a sustentabilidade, além disso, surgirão leis ambientais mais rígidas. - Cada vez mais as pessoas estão usando a internet e o seu acesso via celular está cada vez mais comum, o que faz com que as pessoas fiquem 24hs por dia conectadas e ocorra maior troca de informações entre os usuários. - Com o crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho, elas têm cada vez menos tempo para cuidar da casa e para cozinhar. Aumento do preço dos alimentos, principalmente da carne. Na política não esperamos grandes mudanças no cenário. Aumento da idade média da população. O primeiro cenário que desenhamos, que chamamos de Slow Food, tem as seguintes características: Crescimento do movimento Slow Food A questão do status relacionada a frequentar bons restaurantes Difusão da cultura gastronômica Crescimento da preocupação com alimentação saudável Crescimento econômico (com distribuição de renda) Aumento do poder aquisitivo da população, porém este aumento não é proporcional à inflação no preço dos alimentos Pessoas saindo mais de casa

3 CENÁRIO SLOW FOOD OPORTUNIDADES Operações de delivery
Aumento do número de clientes Turismo gastronômico no Brasil Cardápios mais elaborados e diversificados (incluir ítens mais "saudáveis") Operações diferentes das existentes AMEAÇAS Grande aumento no número de estabelecimentos que ofereçam serviços semelhantes (concorrência) Aumento do turismo gastronômico fora do Brasil Como possíveis oportunidades deste cenário Slow Food, temos: Ampliação e aprimoramento das operações de delivery Aumento do número de clientes Pessoas fazendo turismo gastronômico no Brasil Criação de cardápios mais elaborados e diversificados, incluindo itens mais saudáveis para atender à nova demanda Operações diferentes das existentes As ameaças que vimos neste cenário são: Com o aumento do número de pessoas saindo para comer, podem surgir muito estabelecimentos novos oferecendo serviços semelhantes, aumentando a concorrência ja existente Aumento do turismo gastronômico fora do Brasil, fazendo com que as pessoas gastem o dinheiro com comida lá fora ao invés de gastar aqui

4 CENÁRIO FAST FOOD Elementos pré-determinados Incertezas
Aumento da conscientização ambiental Pessoas irão buscar cada vez mais empresas que se preocupam com sustentabilidade Leis ambientais mais rígidas Cada vez mais pessoas usando a internet Crescimento do acesso à rede via celular (pessoas 24hs conectadas) Convergência para mídia única Maior troca de informações (redes sociais, fóruns etc) entre usuários da rede Tendência à manutenção do cenário político atual Crescimento da participação da mulher no mercado de trabalho (menos tempo para cuidar da casa e cozinhar) Aumento da idade média da população Aumento do preço dos alimentos (principalmente carne) Incertezas Crescimento do movimento fastfood  Cultura gastronômica pouco difundida Crescimento econômico com muita concentração de renda Pessoas saindo menos de casa O segundo cenário, denominado Fast Food, conta com: O crescimento do movimento Fast Food A cultura gastronômica pouco difundida Crescimento econômico com muita concentração de renda Pessoas saindo menos de casa

5 CENÁRIO FAST FOOD OPORTUNIDADES Operações de delivery
Interior de São Paulo (cidades crescendo e se desenvolvendo) e exterior (onde segurança e transporte não são um problema) Mais operações de "baixa gastronomia" AMEAÇAS Serviços de buffet em domicílio Preferência por estabelecimentos que sirvam fastfood Preferência por alimentação mais barata Impacto do alto custo da matéria prima não poderá ser repassado integralmente para o preço de cardápio Neste cenário, podemos apontar como oportunidade, assim como no cenário Slow Food, a ampliação das operações de delivery. Além disso, como o cenário indica a diminuição no número de clientes em São Paulo, seria interessante buscar um novo mercado em cidades do interior, que estão crescendo e se desenvolvendo. Ou até mesmo no exterior, onde segurança e transporte não são um problema, como aqui. Novas operações de “baixa gastronomia” Como ameaças, neste cenário, temos: O crescimento de empresas que oferecem serviços de buffet em domicílio Preferência por estabelecimentos que sirvam fast food Preferência por alimentação mais barata O custo da matéria prima não poderá ser repassado integralmente para o preço de cardápio

6 ESTRATÉGIA SUGERIDA PARA VANTAGEM COMPETITIVA
Continuar encantando os clientes com qualidade e diferenciação dos produtos e atendimento. Aumentar o valor percebido pelo cliente . Aumentar a circulação de clientes entre as casas. Melhorar eficiência operacional e gestão de custos.

7 PROCESSOS ESSENCIAIS GAPS EXISTENTES
Recrutamento e Seleção Treinamento Desenvolvimento de Cardápio Suprimentos Inteligência de Negócios Relacionamento com Cliente Operações Sistemas de Informação adequados Base de Dados de clientes Programa de Desenvolvimento Gerencial Busca e retenção de talentos Integração entre as áreas Gestão de estoques

8 PROPOSTA DE AÇÃO Buscar parcerias com entidades de ensino relacionadas à área (ex: Senac) - recrutamento e seleção com qualidade e treinamento Buscar parcerias com grupos de movimentos gastronômicos (ex: Slow Food Brasil, Destemperados, revistas e canais de TV especializados etc) - difundir cultura da gastronomia Programas contínuos de formação, capacitação e treinamento de multiplicadores Políticas de RH voltadas para funcionários de backoffice e áreas de suporte à operação Sistema de Gestão Integrado Área de Inteligência de Negócios

9 RESULTADO ESPERADO Fidelização de clientes e fazer com que conheçam e frequentem todas as casas do grupo Melhor conhecimento (através de dados concretos) do perfil dos clientes e utilização das informações para ações de marketing, eventos, desenvolvimento de cardápio e principalmente monitoramento de mudanças nas preferências e demandas A partir do citado acima, conseguir aumentar o valor percebido pelo cliente Administração e monitoramento das diversas áreas, medição dos impactos de ações e prevenção das tendências em cima de indicadores reais (administração mais pro ativa e menos reativa) Diminuição dos custos (operações cada vez mais eficientes) Bases fortes para expansão do negócio e excelência em atendimento e qualidade


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