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PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Apresentação em tema: "PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA"— Transcrição da apresentação:

1 PROGRAMA ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
TÍTULO DO ARTIGO: O CONSELHO ESCOLAR E OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE UMA GESTÃO DEMOCRÁTICA. AUTOR: Jair Borges de Lima Orientadoras: Terezinha Aquino, Raquel Souza. JULHO/2010

2 LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO
CONTEXTO INVESTIGADO: O CMEI – Cantinho Feliz está inserido em contexto de profundas desigualdades sociais, econômicas e culturais, tentando firmar-se como uma comunidade democrática e participativa. LOCAL DO PROJETO DE INTERVENÇÃO Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz em Palmas -TO PERÍODO DA PESQUISA Outubro/2009 à Abril/2010 ( DESCRIÇÃO BREVE DO CONTEXTO QUE PODE SER FEITA APENAS ORALMENTE)

3 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Participação do Conselho Escolar Comunitário no processo de construção de uma gestão efetivamente democrática. OBJETIVO GERAL Fortalecer o conselho numa perspectiva democrática. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Breve apresente o problema do projeto de intervenção e os objetivos Elaborar um programa de formação continuada para os conselheiros.

4 Sensibilizar os Conselheiros através de reuniões quanto a necessidade de sua participação efetiva no Conselho. Acompanhar a evolução dos indicadores educacionais, propondo intervenções pedagógicas; Acompanhar a gestão democrática; Elaborar o cronograma de reuniões ordinárias do Conselho para atuar nas áreas que lhe competem.

5 INSTRUMENTOS UTILIZADOS:
Estimular uma contínua avaliação do projeto político-pedagógico da escola. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS TIPO DE PESQUISA: Metodologia da pesquisa ação REF. TEÓRICOS: Assis, Albino, Bordignon, Mendonça, Navarro, Marques, Thiollente, Constituição do Brasil/1988, LDB nº 9394/96. INSTRUMENTOS UTILIZADOS: Reunião, observação, questionários.

6 Conselheiros sensibilizados;
Participação no acompanhamento e na consolidação da gestão democrática; Cotidiano de reuniões de estudo e reflexões; Contínua avaliação do Projeto Político-Pedagógico. O tipo da pesquisa esperada era a pesquisa-ação, caso não tenha sido apresente os motivos que levaram a outra metodologia Quais foram os instrumentos de pesquisa que vocês utilizaram?

7 ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica
ALBINO, Sandra Maria. Políticas de democratização da gestão escolar. Artigo Científico e Caderno Pedagógico – PDE, Curitiba, PR, 2006. ASSIS, Ana Cláudia Lima. Conselho escolar mecanismo de democratização da escola pública em tempos de políticas neoliberais: farsa ou construção democrática? In: Anais da 57ª Reunião Anual da SBPC – Fortaleza, CE, 2005. Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública/Elab. Genuíno Bordignon. - Brasília: MEC, SEB ______. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: Democratização dos Conselhos da Escola e Construção da Cidadania/Elaboração Ignez Pinto Navarro...[et al].- MEC, SEB, 2004. DESCREVER DE FORMA DIRETA (FRASES CURTAS), CONCISA OS RESULTADOS AS CONCLUSÕES DO PROJETO; NO MÁXIMO 3 GRÁFICOS OU TABELAS QUE DEMONSTREM CLARAMENTE OS RESULTADOS OBTIDOS (SE FOR NECESSÁRIO) APONTE AS SUGESTÕES (PODE SER APENAS ORALMENTE)

8 ______. Constituição (1988)
______.Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988. ______.Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96. Brasília: MEC, 1997. MARQUES, Luciana Rosa. Caminhos da democracia nas políticas de descentralização da gestão escolar. Página aberta. Ensaio: aval. pol. públ. Educ. Rio de Janeiro, v.14, n.53, p , out.dez./2006 MENDONÇA, Erasto Fortes. O conselho gestor como elemento de gestão democrática e de controle social de políticas educacionais. Revista da Faculdade de Educação – UnB. Vol. 10, nº 18 – p Brasília THIOLLENTE, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. 2º Ed. São Paulo: Cortez editora, 1986. Não precisa ler as referencias


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