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Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação.

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Apresentação em tema: "Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA Ministério da Educação IV Conferência Nacional InfantoJuvenil pelo Meio Ambiente Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis

2 Ministério da Educação Contribuir para tornar as escolas participantes da IV Conferência em espaços educadores sustentáveis Fortalecer a escola e a comunidade para influir nas políticas locais em favor da sustentabilidade socioambiental Em âmbito nacional, elaborar um conjunto de propostas que possam contribuir com a formulação de políticas públicas em favor de escolas sustentáveis OBJETIVOS

3 Pretexto pedagógico para o fortalecimento da cidadania socioambiental de escolas e comunidades Momento para as escolas refletirem sobre os conteúdos curriculares, a gestão democrática e a adequação do espaço físico CARÁTER DA CONFERÊNCIA Ministério da Educação

4 Mudanças ambientais globais PRETEXTO PEDAGÓGICO FOGO TERRA AR ÁGUA Escola + Comunidade Ministério da Educação

5 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO Ministério da Educação O QUE SE ESPERA DA CONFERÊNCIA  Diagnóstico local com base em conhecimentos: científicos e saberes locais/tradicionais  Parcerias estratégicas locais (por meio da criação/reativação das COM-VIDA)  Projeto de intervenção para adequar os espaços e propor edificações seguras e sustentáveis  Eleição de uma prioridade para começar a transição para a sustentabilidade

6 Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade - SECAD MINISTÉRIO da EDUCAÇÃO SUBSÍDIOS Escolas = polos de aprendizagem Materiais didáticos: Passo a Passo da IV Conferência Mudanças Ambientais Globais: Pensar + Agir na Escola e na Comunidade – Subtemas: Ar, Água, Fogo e Terra Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis COM-VIDA Ministério da Educação

7 Jovem educa jovem Jovem escolhe jovem Uma geração aprende com a outra PRINCÍPIOS DA CONFERÊNCIA Ministério da Educação

8 MOMENTOS DO PROCESSO Ministério da Educação Oficinas de Conferência Conferências nas Escolas – Até 31 de agosto de 2013 Cadastro da conferência na Escola no site do MEC - Até 07 de setembro de 2013 Conferência Estadual – até 25 de outubro de 2013 Encontro Preparatório – novembro de 2013 Conferência Nacional – 25 a 29 de novembro de 2013

9 Etapa obrigatória Envolve toda a comunidade escolar de todos os turnos: educandos (11-14 anos), professores, gestores, membros da comunidade – Gerar conhecimento (diagnóstico da escola) – Promover mobilização (rearticulação, criação de Com-Vida e planejamento participativo) – Propor ações de transformação do ambiente escolar e divulgá-las por meio de produtos de educomunicação A melhor proposta será encaminhada para a Conferência Estadual Eleição de 1 delegada(o) e 1 suplente para a próxima etapa CONFERÊNCIA NA ESCOLA Ministério da Educação

10 Critérios para escolha do delegado ou delegada: Estar cursando os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) Ter entre 11 e 14 anos Gostar de debates sobre o meio ambiente Comunicar-se bem e ser claro Ter participado de maneira significativa na construção dos projetos de ações e no processo da conferência na escola Ministério da Educação CRITÉRIOS

11 Etapa obrigatória Apresentação e debate dos projetos de ação das escolas Eleição dos quatro melhores, projetos um de cada subtema Eleição da delegação estadual para a IV Conferência Nacional (critérios no regulamento nacional) Ministério da Educação CONFERÊNCIA ESTADUAL

12 Participarão dessa etapa Aprox. 700 delegados(as) Realização de oficinas Debate de propostas para políticas nacionais para escolas sustentáveis Criação de produto de educomunicação com as propostas priorizadas Ministério da Educação CONFERÊNCIA NACIONAL

13 Delegados (as) representantes de comunidades indígenas e estudantes com necessidades educacionais especiais deverão vir acompanhados individualmente pelo professor responsável. Ministério da Educação Número de escolas com classes de 5ª a 8ª séries ou 6º ao 9º ano Nº de delegados(as) Nº de acompanhantes Até 500: AC, AP, RR, DF De 501 a 1000: RO, TO, AL, SE, MS De 1001 a 2000: AM, PB, PI, RN, ES, GO, MT Mais de 2000: PA, BA, CE, MA, PE, MG, RJ, SP, PR, RS, SC NÚMERO DE DELEGADOS(AS)

14 Ministério da Educação CAMINHOS Educação Ambiental - Política de Estado Escolas Sustentáveis PDDEConferência

15 Mais informações: Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro Coordenação de Educação Ambiental e Saúde Tel: (21) / Ministério da Educação


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