A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,"— Transcrição da apresentação:

1 IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão – SECADI Coordenação Geral de Educação Ambiental – CGEA

2 Bacias Hidrográficas de São Paulo

3 Bacia Hidrográfica do Alto TieTê - Cabeceiras

4 Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Etapas: Aplicação das oficinas da IV Conferência nas Escolas – Árvore dos Sonhos e Caminho das Pedras – Conferências nas Unidades Escolares – até 31/08/2013; Inscrição MEC: de 02 a 05/09/2013 (local: Núcleo Pedagógico); Conferências Regionais – 30/09 à 01/10/2013; Conferências Estaduais – 22 à 24/10/2013 (São Paulo: 27 representantes); Conferência Nacional - Brasília – 25 à 29/11/2013 (representantes de todos os estados da Federação).

5 Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis Desenvolver os trabalhos na escola com todos os segmentos – Ensino Fundamental Ciclo I, II e Ensino Médio Um representante Unidade Escolar - Jovens de 11 a 14 anos (alunos do Ciclo II)

6 Conferência na Escola Nesta etapa a escola deverá de maneira participativa, democrática e colaborativa construir um projeto de ação que promova a sustentabilidade socioambiental a partir da gestão, do currículo e/ou do espaço físico e traduzi-lo em materiais de educomunicação (jornal,vídeo,fanzine, rádio,etc)

7 Conferência na Escola O coletivo escolar deverá promover o diálogo e pautar decisões sobre sustentabilidade socioambiental, qualidade de vida, consumo sustentável, alimentação saudável e respeito aos direitos humanos e à diversidade. A elaboração de propostas de intervenção devem englobar os subtemas Água, Terra, Fogo e Ar, abordado pela publicação Mudanças Ambientais Globais – Pensar + Agir na Escola e na Comunidade.

8 Papel da Escola => fazer uma pesquisa/levantamento sobre como os elementos se fazem presentes no espaço onde a escola está inserida.

9 Escola (pensar local(pensar local) AR ÁGUA FO GO TERRA

10 Conferência na Escola Assim será definido o Projeto de Ação ( e o subtema que será desenvolvido na Escola).

11 Produção dos Materiais de Educomunicação O Projeto de ação deverão ser traduzidos em uma ou mais peça(s) de educomunicação como: Jornal - jornal/http://comofas.com/como-fazer-um- jornal/ Vídeo - tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video- com-fotos-e-musica.htmlhttp://www.techtudo.com.br/dicas-e- tutoriais/noticia/2012/09/como-fazer-video- com-fotos-e-musica.html

12 Produção dos Materiais de Educomunicação Fanzine - é uma revista independente na qual é possível expressar a sua opinião a respeito de vários assuntos e para os quadrinistas, desenhistas e roteiristas de quadrinhos, é uma forma de publicar as suas histórias. fazer-um-fanzine/, como fazer online

13 Produção dos Materiais de Educomunicação Programas de rádio Cada produção deverá ter no máximo cinco (5) minutos. Os materiais de educomunicação devem ser apresentados junto ao projeto de ação.

14 Como registrar o projeto Após a realização da Conferência na escola – cada escola deverá preencher um cadastro via internet no endereço O projeto de ação da escola, os dados dos(as) delegados(as) e suplentes eleitos devem ser cadastrados no sistema, acompanhados de duas (2) fotos que registrem as etapas da conferência (incluindo a eleição do (a) delegado(a) e suplente).

15 Como registrar o projeto No momento do cadastro no MEC, cada escola deverá entregar no Núcleo Pedagógico, os seguintes documentos: (01) uma cópia digital contendo o projeto de ação; (01) uma cópia ou versão digitalizada do produto educomunicativo (demonstrando como ocorreu o processo da conferência na escola; (02) duas fotos que mostrem a Conferência e a eleição do (a) delegado (a) e suplente; Lembramos que isso ocorrerá no período de 02 a 05/09/2013, no Núcleo Pedagógico.

16 Em linhas gerais... Durante a conferência na escola: Processo Colaborativo Apresentação dos trabalhos pelos alunos. Escolha do trabalho coletivamente entre os alunos, que vai representar a escola. Eleição do (a) delegado (a) e suplente. Elaboração do produto final.

17 Em linhas gerais... Depois da conferência: Envio dos dados do(a) delegado(a) e o produto final para o órgão responsável.

18 ENCERRADO

19

20

21

22

23 Escola: Pensar localmente - Traçar um panorama geral do espaço onde a escola está localizada e pensar/planejar, uma proposta (projeto da escola, espaço educador sustentável) visando minimizar os impactos/ problemas diagnosticados. O projeto deve contar com a participação de TODOS os sujeitos da comunidade escolar, que envolvidos e compromissados buscarão atuar para melhor a qualidade de vida desse ambiente.


Carregar ppt "IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Diretoria de Ensino da Região de Mogi das Cruzes Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google