A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evolução dos modelos atômicos. Em 1.808, Dalton propôs a sua teoria e o seu modelo atômico: O átomo é uma minúscula esfera maciça, indestrutível, impenetrável.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evolução dos modelos atômicos. Em 1.808, Dalton propôs a sua teoria e o seu modelo atômico: O átomo é uma minúscula esfera maciça, indestrutível, impenetrável."— Transcrição da apresentação:

1 Evolução dos modelos atômicos

2 Em 1.808, Dalton propôs a sua teoria e o seu modelo atômico: O átomo é uma minúscula esfera maciça, indestrutível, impenetrável e indivisível. Todos os átomos de um mesmo elemento químico são idênticos, mas esses são diferentes dos átomos dos outros elementos químicos. Átomo de oxigênioÁtomo de hidrogênio

3 Em 1.897, J.J.Thomson provou que o átomo era dividido em partículas menores, invalidando o modelo de Dalton. Em 1.898, Thomson apresentou seu modelo atômico: O átomo é formado por uma esfera de carga positiva na qual os elétrons, de carga negativa, estão distribuídos mais ou menos uniformemente. A carga positiva está distribuída de forma homogênea, por toda a esfera( parte azul).

4 Em 1911, ao bombardear uma folha de ouro com pequenas partículas positivas, Rutherford esperava que estas se espalhassem ( devido à repulsão) ao colidirem com os átomos de ouro. Entretanto, a maioria das partícula atravessou a folha. atomistica/explicacaoexperiencia.htm

5 Rutherford deduziu que: O átomo é formado por um núcleo de carga positiva, muito pequeno em relação ao se tamanho total. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons de carga negativa, neutralizando a carga positiva. Fazendo uma comparação, se o núcleo de um átomo tivesse o tamanho de uma ervilha, o átomo teria o tamanho do estádio do Morumbi.

6 Mas... Se o núcleo é positvo e os elétrons estão à sua volta, como não terminam sendo atraídos por ele? Em1913, Niels Bohr propôs que o elétron só pode estar em movimento ao redor do núcleo se estiver em órbitas específicas e definidas.

7 Modelo de Rutherford- Bohr Hoje, na maioria das vezes, representamos o átomo como no esquema abaixo: No Núcleo estão: Prótons- partículas de carga positiva Nêutrons -partículas sem carga Na Eletrosfera estão: Elétrons-partículas de carga negativa

8 Modelo de Rutherford –Bohr Átomos de diferentes elementos diferem quanto ao número de prótons que há em seu núcleo. Um átomo de oxigênio contém 8 prótons em seu núcleo Um átomo de hidrogênio contém 1 próton em seu núcleo

9 Mas as pesquisas continuaram. Heisenmberg, De Broglie, Dirac e Schörodinger, aperfeiçoaram o modelo de Rutherfor- Bohr e criaram um modelo atômico onde os elétrons ocupam diferentes orbitais. Os orbitais foram obtidos a partir de funções matemáticas, cujos resultados, quando colocados em gráficos, fornecem a forma de cada orbital. O orbital s, por exemplo, tem forma esférica. Isso não significa que os elétrons de um orbital s tenham um movimento circular. Significa que eles podem ocupar qualquer posição no interior e sobre a esfera descrita pela função.

10

11

12

13 i/QUI asp

14 Linha do tempo Modelos de moléculas

15 Tipos de elementos, tipos de compostos


Carregar ppt "Evolução dos modelos atômicos. Em 1.808, Dalton propôs a sua teoria e o seu modelo atômico: O átomo é uma minúscula esfera maciça, indestrutível, impenetrável."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google