A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AGROPECUÁRIA I O que você deve saber sobre Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AGROPECUÁRIA I O que você deve saber sobre Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar."— Transcrição da apresentação:

1 AGROPECUÁRIA I O que você deve saber sobre Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar das populações e a produção industrial. Ainda sofre grande influência de fatores físicos, como o clima e o solo, mesmo com o desenvolvimento tecnológico.

2 I. Agropecuária mundial AGROPECUÁRIA I Domínio de técnicas de cultivo, de domesticação e criação de animais: sedentarização do homem na pré-história O domínio de técnicas responsáveis pelo crescimento da produção agropecuária mundial intensificou-se a partir de 1960, triplicando a colheita e possibilitando a ampliação da ocupação de terras aráveis: foi a revolução verde. Novas tecnologias Maior produtividade Produtores passam a depender das grandes empresas do setor agropecuário.

3 I. Agropecuária mundial AGROPECUÁRIA I SUPERFÍCIES CULTIVADAS COM TRANSGÊNICOS

4 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I Europa: predomínio de pequenos e médios estabelecimentos rurais ocupados com policultura Elevado nível de mecanização e utilização de adubos químicos As planícies do noroeste são especializadas no cultivo do trigo e batata. Porção mediterrânea: cultivo de oliveira, videira e frutas cítricas Apesar da ocupação intensiva do solo, a rotação de culturas e o descanso da terra garantiram sua fertilidade.

5 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I Política Agrícola Comum (PAC), desde 1962: protecionismo do setor Difusão de subsídios e barreiras alfandegárias para produtos de fora da União Europeia Críticas internacionais: prejudica a competitividade de agricultores de países pobres dependentes da exportação de produtos agrícolas.

6 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I ESTADOS UNIDOS: USO DA TERRA

7 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I EUA: forte especialização, são os cinturões ou belts. Contribuíram para o desenvolvimento do setor agropecuário americano: Disponibilidade de terras Solos férteis Planícies Competitividade Uso de técnicas modernas de produção Incentivos governamentais Esses fatores fizeram do país o maior exportador mundial de alimentos.

8 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I Ásia: revolução verde responsável pelo aumento da produtividade O principal cultivo é o arroz, base alimentar da população do continente. A rizicultura é praticada em pequenas propriedades, com técnicas como o terraceamento e a jardinagem. Os asiáticos são os maiores produtores mundiais de arroz.

9 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I África: maior contingente do planeta dedicado à produção agropecuária Utilização das melhores terras para lavouras de exportação, desertificação, concentração fundiária e baixo preço dos produtos no mercado internacional Na África, América Latina e Ásia Meridional: terras aráveis ocupadas por plantation Na África e na América Latina: agricultura itinerante. Por meio de técnicas rudimentares, como a queimada, limpa-se o terreno para então realizar a semeadura do solo.

10 II. Espacialização agropecuária AGROPECUÁRIA I SUBSÍDIOS DOS PAÍSES RICOS À AGRICULTURA

11 AGROPECUÁRIA I Espaço agropecuário mundial Clique na imagem abaixo para ver o mapa interativo.

12 1 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Porque os gastos com sementes selecionadas, agrotóxicos e pesticidas elevaram os custos de produção, provocando a expulsão dos pequenos produtores, que perderam suas terras e foram forçados a migrar para as grandes cidades. Na Índia, essa situação foi agravada pelo elevado número de habitantes e pela existência do sistema de castas. (Unicamp-SP) Existe uma concepção de reforma agrária que visa basicamente a introdução de novas tecnologias agrícolas como elemento importante para o aumento da produtividade. Por exemplo, na Índia, foi feita uma experiência agrária, chamada de revolução verde, através do cultivo de um arroz especial, o IR-8, desenvolvido em laboratório por técnicos norte-americanos e europeus, que cresce mais rápido e produz mais no mesmo espaço de terras. Entretanto, sozinhas, tais medidas não resolveram os problemas socioeconômicos, e na Índia a fome é crônica. Explique por que essa revolução verde não resolveu os problemas da fome, relacionando-a com a concepção de reforma agrária posta em prática na Índia. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

13 (UFMT, adaptado) As plantations fazem parte do espaço agrário dos países subdesenvolvidos. Sobre essa forma de ocupação, julgue os itens a seguir. a) ( ) Nas plantations são cultivadas monoculturas destinadas à exportação, o que gera excedentes e, consequentemente, baixos preços desses itens no mercado mundial. b) ( ) As plantations normalmente ocupam pequenas extensões de terra com baixos investimentos, utilizando sempre capital nacional. c) ( ) Nos países subdesenvolvidos, o colonialismo provocou grandes desequilíbrios. Formaram-se dois setores agrários distintos: um de subsistência com baixa produtividade e outro moderno, especulativo, voltado para exportação e realizado de forma extensiva (as plantations). d) ( ) As plantations têm suas origens no capitalismo comercial: a partir do final do século XVI, criam-se as primeiras propriedades escravistas voltadas para a produção de itens tropicais. 3 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS VFVVVFVV AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

14 4 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: D (Unitau-SP) Com base no mapa adiante, das principais zonas agrícolas dos EUA, identifique os cinturões numerados: a) 1 Dairy Belt; 2 Green Belt; 3 Wheat Belt. b) 1 Corn Belt; 2 Dairy Belt; 3 Cotton Belt. c) 1 Green Belt; 2 Wheat Belt; 3 Corn Belt. d) 1 Dairy Belt; 2 Corn Belt; 3 Cotton Belt. e) 1 Wheat Belt; 2 Cotton Belt; 3 Green Belt. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

15 6 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Soma: = 3 (UnB-DF) SALINIZAÇÃO significa um aumento da quantidade de sais no solo, tornando-o, na maioria das vezes, improdutivo. É um processo natural que ocorre também em áreas moderadamente secas, onde exista água subterrânea. Entretanto, o processo acentua-se em regiões áridas e semiáridas submetidas à irrigação. Em relação ao tema dessas afirmações, julgue os itens adiante. (0) Solos salinos contêm alta proporção de sais solúveis, incluindo entre eles o cloreto de sódio. (1) Em áreas úmidas, os sais solúveis são removidos pelas águas de infiltração, sendo transportados pelo lençol-dágua subterrâneo para rios e oceanos. (2) A salinidade tem efeito adverso à agricultura porque os sais são tóxicos e limitam o suprimento de água às plantas, retardando o seu crescimento. (3) Os vegetais halófilos existem em ambientes com baixa concentração de sais. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

16 7 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS (Unesp) Leia o texto e responda. Vaca louca ou tecnologia maluca? Existe na Inglaterra um pequeno grupo de agricultores que está sendo beneficiado com a doença da vaca louca. São 200 produtores de carne e leite que conduzem seu rebanho segundo as regras da agricultura orgânica, onde se exige o pastoreio natural e, quando acrescentadas, silagem e proteínas vegetais advindas de campos isentos de produtos químicos. Nada de inseticidas, herbicidas e adubos solúveis. Entre os 140 mil pecuaristas ingleses, os orgânicos respondem por apenas 12 mil dos 3,3 milhões de reses abatidas anualmente. Poucos, mas felizes. A BSE (Bovine Spongiform Encephalopathy) está causando a maior crise da pecuária inglesa. (...) O grande erro está na origem, na tecnologia de produção do gado europeu. (...) Métodos antinaturais, visando unicamente a rentabilidade imediata, foram sendo introduzidos na criação animal, transformando a pecuária numa espécie de fábrica. Numa triste indústria. Nesse processo tecnológico, alcunhado de moderno, leis da natureza foram desprezadas. Os animais foram confinados, não pastam mais, poucos veem o sol. Enjaulados, passaram a comer restos de aves, vísceras de carneiro, cérebros de boi. De herbívoros foram transformados em saprófitos ou canibais. O estresse aumentou e as doenças atacaram. Os antibióticos e uma parafernália de drogas entraram em ação. Tudo foi se artificializando. Deu na vaca louca. (...) A transição da tecnologia maluca para a criação equilibrada será difícil. Dependerá da ação do governo, incentivando os agricultores à necessária reversão tecnológica na criação de gado. Dependerá do comportamento dos consumidores e da luta dos ambientalistas. Mas que ninguém duvide: os novos rumos da pecuária europeia estão traçados. E são irreversíveis. Bom para os animais, que serão melhor tratados. Excelente para os humanos, que serão melhor alimentados. Ótimo para os pecuaristas, que se livrarão dessas doenças terríveis. Junto com os produtores orgânicos, milhares de pequenos agricultores familiares, que foram considerados sentimentais porque mantiveram seus rebanhos pastoreando, se fortalecerão no campo. GRAZIANO, Francisco Neto. Folha de S.Paulo, 14 abr AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

17 7 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Agricultura comercial especulativa, com alto nível técnico, sobre a pecuária intensiva. a) A que etapa do processo de modernização da agricultura o autor está se referindo? Que setor da agricultura está sendo alvo deste processo? b) Que alternativa é apontada pelo autor para enfrentar as consequências danosas decorrentes de tal processo? RESPOSTA: De acordo com o texto, a agricultura orgânica, o pastoreio natural e o uso de forragens isentas de produtos químicos resolveriam problemas como o descrito. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

18 11 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS (UFRJ) Estima-se uma perda de solos da ordem de 75 bilhões de toneladas/ano no mundo. Essa perda é associada às taxas naturais de erosão, que são agravadas pela atividade humana. Na figura adiante, a largura das setas indica o percentual aproximado da perda de solos em cada continente. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

19 11 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: Nos Estados Unidos, o sistema de cultivo dominante caracteriza-se pela alta mecanização, com elevados rendimentos por unidade de área, ao passo que no sudeste asiático predomina o emprego de muita mão de obra e pouca mecanização, apresentando também elevados rendimentos. O uso intensivo de maquinário agrícola nos Estados Unidos leva à compactação e à desagregação do solo, facilitando sua remoção pela erosão. No sudeste asiático, apesar das técnicas milenares de cultivo, a superexploração dos solos e a eliminação da cobertura vegetal primitiva nas proximidades de áreas montanhosas e/ou sobre solos sedimentares são fatores que contribuem para perda de solos. Compare os sistemas de cultivo nos Estados Unidos e no sudeste asiático, quanto ao grau de capitalização e produtividade, e apresente uma característica relacionada a um desses sistemas que leva à perda de solos. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

20 15 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS (UFJF-MG) Observe o esquema. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR Rotação de cultura bienal: cada parcela é cultivada 1 ano, ficando 1 ano em pousio (50% em cultura) Rotação de cultura trienal: cada parcela é cultivada 2 anos, ficando em pousio 1 ano (66,6% em cultura)

21 15 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS RESPOSTA: O tempo destinado ao pousio foi diminuindo até não mais existir. a) Entre A e F, o que aconteceu com o tempo destinado ao pousio do solo? b) Cite e explique dois fatores que estão vinculados à mudança demonstrada nos gráficos. RESPOSTA: Da lista a seguir, o aluno pode citar e explicar dois fatores: emprego de tecnologia; aumento da demanda por alimentos, tanto para o mercado interno como para o externo; emprego de máquinas; agricultura considerada atividade importante para a obtenção de lucro; industrialização da agricultura; capitalismo; pressão demográfica; revolução verde; urbanização; expansão da fronteira agrícola; conquista de novas terras por meio de técnicas que proporcionaram aumento da fertilidade; diversificação do consumo; mão de obra qualificada; agrotóxicos; transgênicos; maior conhecimento científico; transportes. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

22 16 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS (UFU-MG) A degradação da terra leva a uma redução significativa de sua capacidade de produção. Estima-se que 23% do total de terras utilizáveis no mundo foram afetados pela degradação em um grau suficiente para reduzir sua produtividade. Observe a figura a seguir. AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR

23 16 EXERC Í CIOS ESSENCIAIS AGROPECUÁRIA I NO VESTIBULAR RESPOSTA: Desmatamentos para a expansão da produção agrícola, que acabam expondo o solo a processos de desgaste como erosão e voçorocamento. Queimadas para o preparo do solo para cultivo. Técnica rudimentar que prejudica as propriedades orgânicas do solo, calcinando sua estrutura e seus componentes antropogênicos. Cite e explique DUAS causas da degradação dos solos no mundo.


Carregar ppt "AGROPECUÁRIA I O que você deve saber sobre Atividade econômica que tem por objetivo o cultivo de plantas e a criação de animais para o consumo alimentar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google