A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica."— Transcrição da apresentação:

1 NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica Gorges Cláudia de O. Bueno Fabrício Donatti Marzely G. Farias Tânia C. D. Bueno

2 Contexto Lei de Inovação nº /2004 define inovação: introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo ou social que resulte em novos produtos, processos ou serviços; No Brasil são registradas somente 2,7 patentes para cada bilhão de dólares do PIB, contra 22 da Alemanha, 103 do Japão e 129 da Coréia do Sul; Entre 2004 e 2006, o Brasil obteve apenas 304 patentes. Em 2007, o Brasil ficou em 72º lugar entre 131 países no índice de competitividade do Fórum Econômico Mundial (*). (*) Organização Mundial da Propriedade Intelectual (2008)

3 Contexto O Estado de Santa Catarina tem como política pública estadual promover o desenvolvimento econômico regional sustentável; A indústria catarinense participa do cenário nacional com uma grande diversidade produtiva e econômica, com pólos regionais bem consolidados em APLs (Arranjos Produtivos Locais); Núcleos de Inovação Tecnológica – NITs.

4 Contexto O Núcleo de Inovação Tecnológica - NIT é um órgão de incentivo à inovação e pesquisa científica e tecnológica para o ambiente produtivo, fomentando a integração mais efetiva dos Arranjos Produtivos Locais – APLs que, no contexto deste trabalho, são os aglomerados de empresas no ramo de madeira-móveis localizas na região do Alto Vale do Rio Negro, no Estado de Santa Catarina, Brasil.

5 Motivação Os Núcleos de Inovação Tecnológica - NIT como um elo profissional nas interações universidade – empresa – governo; Inovação do conceito de NIT, com uma nova proposta: NIT Virtual - que é uma estrutura composta em meio eletrônico dos processos e procedimentos orientados, convencionalmente, por seus escritórios físicos de inovação tecnológica (NIT); Uso de elementos computacionais de hipermídia, aplicativos Web 2.0, gestão do conhecimento e inteligência aplicada para ampliar a capacidade de processamento e gestão de inovações; Instalar o 1o NIT Virtual voltado à APLs no Brasil.

6 APL Madeira Móvel do Alto Vale do Rio Negro Congrega empresas da região do Planalto Norte Catarinense; A Região do Alto Vale do Rio Negro está compreendida pelos municípios de São Bento do Sul, Rio Negrinho e Campo Alegre. Elevada capacidade exportadora de móveis residenciais, em especial de madeira maciça. Responde por 40% da exp. brasileira de móveis; Mercados: EUA, Canadá, Austrália e os países Europeus.

7 NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual O NIT permite a articulação e a difusão dos mecanismos para promover a inovação tecnológica integrando fatores econômicos, sociais e ambientais para consolidar novos modelos de desenvolvimento regional sustentável. A implantação do NIT é uma imposição da Lei de Inovação (Lei Nº /2004), ratificado pela Lei de Inovação Catarinense (Lei Nº /2008), que prevê em seu Art. 16, que toda Instituição Científica e Tecnológica – ICTESCs de Santa Catarina deverá dispor de um Núcleo de Inovação Tecnológica com a finalidade de gerir sua política de inovação e sua política de propriedade intelectual;

8 Além do escritório do NIT instalado na Fundação de Ensino Tecnologia e Pesquisa FETEP em São Bento do Sul, foi criado: NIT virtual, projeto piloto brasileiro que, por utilizar-se de um ambiente virtual, permite integrar e ampliar sua atuação para outros NITs no país. Com isso proporcionar, além dos benefícios do NIT: uma maior agilidade na gestão de inovações; a criação de uma rede de troca e difusão de informações e conhecimento, além de; O NIT Virtual do Alto Vale do Rio Negro

9 Apoio à Capacitação e Treinamento (EAD); Regulamentação (procedimentos e normas sobre PI); Articulação com outras ICTs; Informação; Prospecção tecnológica (potencial de patenteabilidade); Transferência de Tecnologia (prospeção de investidores). O NIT Virtual do Alto Vale do Rio Negro

10 NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual NIT Virtual – composição: Aplicativos Web 2.0 (Blog, Twitter, Flickr, Scribd, SlideShare, google calendar, google analytics); Website SERPI – Sistema de Registro de Propriedade Intelectual; Sistema de Ensino à Distância (EAD);

11 NIT e NIT Virtual - O Modelo de Gestão de Prop. Intelectual

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS O NIT Virtual veio ampliar o alcance dos NITs e consolidar a interação das ICTs de Santa Catarina (UDESC), de seus pesquisadores e de instituições parceiras (i3G, CNPq) com as empresas do APL Madeira-Móvel do Alto Vale do Rio Negro, através da gestão da informação estruturada pelo NIT da UDESC. O NIT virtual vem contribuir para solucionar os gargalos tecnológicos reduzindo custos, impactos ambientais, incentivando a inovação, visando o desenvolvimento e a consolidação do APL tanto no mercado interno como no mercado global de madeira-móvel, fortalecendo assim, o NIT físico já consolidado na região do Vale do Rio Negro.

24 CONSIDERAÇÕES FINAIS A utilização do meio virtual e de tecnologias acessíveis ao cidadão, amplia consideravelmente o canal de comunicação e de transparência, pois o escritório virtual permite disponibilizar informações públicas com mais agilidade e abrangência, além da economia de tempo e rapidez de retorno às informações solicitadas pelas empresas demandantes de tecnologia e inovação.

25 Obrigado!


Carregar ppt "NIT Virtual do APL Madeira-Móvel do Planalto Norte Catarinense: Um Modelo de Gestão da Inovação Baseado na Proteção da Propriedade Intelectual Angélica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google