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Processos Organizacionais Unidade 2

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Apresentação em tema: "Processos Organizacionais Unidade 2"— Transcrição da apresentação:

1 Processos Organizacionais Unidade 2

2 As organizações A organização nasceu com o homem. Quando dois homens ou mais, se agrupam e se associam, surge a organização, a divisão do trabalho, as atribuições de cada um, a necessidade de controle.

3 As organizações Nas sociedades complexas, o homem, em todas etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, depende das organizações. É controlado por elas onde passa a maior parte de seu tempo. Muitos conceitos de organização são elaborados levando-se em conta a visão individual do ser humano.

4 As organizações Para Henry Dutian a organização é “a arte de empregar eficientemente todos os recursos disponíveis afim de alcançar um determinado objetivo”. Para James Mooney a organização é “a forma que assume toda associação humana para alcançar um objetivo comum”.

5 Burocracia e Adhocracia
As organizações Burocracia e Adhocracia

6 Burocracia e Adhocracia
Todas as organizações formais criadas e desenvolvidas após o século XX, tiveram a sua origem nos princípios burocráticos. Quanto maior a dependência da organização dos fatores externos, maior, também será a necessidade e a capacidade da organização para efetuar mudanças e vice-versa (organizações públicas e privadas).

7 Burocracia e Adhocracia
Burocracia (década de 40, sociólogo Max Weber) Sistema social Normas escritas Racionalidade e igualdade de tratamento

8 Burocracia e Adhocracia
Modelo de Max Weber Sistemas Formal: “normas e regulamentos explícitos, chamados leis, determinam direitos e deveres.” + Impessoal: “não há empregados, nem vassalos, há sim, cargos que determinam direitos e deveres.” Profissional: “o cargo deve ser proporcional a uma carreira profissional; o ocupante é um funcionário.”

9 Burocracia e Adhocracia
Modelo de Max Weber Pilares Hierarquia Disciplina organizacional Autoridade Especialização Definição de competência Normas de conduta Documentação e arquivo

10 Burocracia e Adhocracia
Modelo Burocrático Excesso de preocupação com a eficiência Excesso de documentação Excesso de ênfase de regras e normas Distanciamento dos objetivos Desconhecimento da organização informal Falta de visão sistêmica Coerência Formalidade Previsibilidade Acomodação Conformidade Baixa inovação e criação

11 Burocracia e Adhocracia
Desburocratização como quebra de paradigma Teoria Contigencial Adoção de técnicas de desenvolvimento organizacional, gerencial; Adoção de estruturas temporárias; Enriquecimento dos cargos; Descentralização das decisões; Empoderamento das pessoas; Sistemas de motivação; Trabalhos em grupo.

12 Burocracia e Adhocracia
Adhocracia “Adhocracia é a antítese da Burocracia, no que se refere à formalidade, à estabilidade de sua estrutura e suas funções.” AD-HOC: “aqui e agora” “Organização cuja proposta é ser flexível, emergente, temporária, composta por grupos-tarefa, reunidos para projetos específicos.” “As pessoas que nela trabalham têm habilidades e competências diversas, poucas gerências e pouca normatização.”

13 Em 1972, Toffler afirmou: “Estamos, na verdade, testemunhando a irrupção de um novo sistema organizacional, que desafiará, num grau cada vez mais constante, a burocracia e que, em última instância a suplantará”. “Esta é a organização do futuro. Eu a chamo ADHOCRACIA.

14 Segundo Toffler O homem encontrará inúmeras dificuldades de adaptação; O homem se libertará: um estranho numa nova forma livre de mundo; As posições sofrerão constantes mudanças.

15 Projeto C-5A - Lockheed Aircraft

16 ORGANIZAÇÃO FORMAL X INFORMAL
Organização formal - deriva do organograma, da departamentalização, da divisão de tarefas, dos instrumentos de organização - manuais, funcionogramas, etc. Organização informal - decorre da interação das pessoas e dos relacionamentos que se estabelecem.

17 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Grupos - conjunto de pessoas que são reunidas para - estudar, trabalhar, jogar ... A organização formal cria grupos formais pessoas em uma sala de aula pessoas de um departamento pessoas de um clube, da academia...

18 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
A organização informal cria grupos informais: não aparecem no organograma; depende de amizades, antagonismos, identificação; estabelece relações pessoais fora do trabalho.

19 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os grupos informais são decorrência da organização social, onde o que prevalece são as relações sociais, crenças e valores individuais, apesar da distância social que às vezes ocorre. Os grupos formais são decorrência das relações funcionais, das linhas lógicas, independem das crenças e valores individuais.

20 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Quando o líder no trabalho tem percepção para identificar seus liderados além do cargo e das funções que exercem propicia que relações informais existam no mesmo meio das relações formais. O conjunto de relacionamentos entre as pessoas de um mesmo departamento pode trazer a organização informal dentro da organização formal. Esta organização informal é espontânea.

21 GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS
Os processos espontâneos de relações estão relacionados ao senso de valores, estilo de vida, crenças, religião e causas finais. Quando o líder não consegue perceber as pessoas além do cargo, não como estabelecer as relações informais, o relacionamento é seco, superficial e focado no trabalho. Propicia a existência de competição, falta de cooperação, harmonia. Tudo é mecânico e programado. O ser perde a essência.

22 GRUPOS INFORMAIS Características das organizações informais: As relações são de coesão  simpatia; ou As relações são de antagonismo  antipatia; Possibilita a empatia; Defini-se o “status” em posição social de cada membro no grupo; O próprio grupo gerencia as relações e propicia a auto-exclusão quem não se adapta no grupo;

23 a colaboração é espontânea; pode haver oposição à organização formal;
GRUPOS INFORMAIS a colaboração é espontânea; pode haver oposição à organização formal; definem-se padrões de atitudes e comportamentos; os relacionamentos são duradouros; os relacionamentos persistem fora do ambiente de trabalho; às vezes o relacionamento passa a ser familiar.

24 GRUPOS INFORMAIS - CAUSAS
Os interesses são comuns; pela organização formal - interdependência das tarefas; pela rotatividade de pessoas; pela necessidade de integrar pessoas novas ao grupo; pelos intervalos - períodos de lazer; pelos deslocamentos e transporte.

25 As regras oferecem a dinâmica do grupo.
GRUPOS INFORMAIS Há uma necessidade de auto-regulação do grupo informal  regras do próprio grupo. As regras oferecem a dinâmica do grupo. A dinâmica do grupo é susceptível às mudanças da organização formal, que por vezes pode destruir o grupo ou fortalecê-lo; o grupo depende da soma de interesses.

26 finalidade - objetivo comum estrutura própria organização dinâmica
GRUPOS INFORMAIS Os grupos têm: finalidade - objetivo comum estrutura própria organização dinâmica coesão interna O grupo sobrevive com a soma de interesses. O líder é muito importante no grupo.

27 aumenta o relacionamento do grupo,
GRUPOS INFORMAIS O LÍDER ... motiva, harmoniza, aumenta o relacionamento do grupo, está atento às relações e ao movimento do grupo e com isto desenvolve o espírito de equipe.

28 Relações humanas  atitudes estado de espírito PARA
GRUPOS INFORMAIS Relações humanas  atitudes estado de espírito PARA Manter o contato entre as pessoas Compreender as outras pessoas QUE gera cooperação aumenta satisfação no trabalho e aumenta a produtividade.

29 Comprometimento O comprometimento é a base do poder do trabalho em times; O preço do poder é a responsabilidade; Quando os membros de um time concentram-se apenas em suas funções, não se sentem responsáveis pelos resultados globais.


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