A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 14 - 06/06/2011 GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA TEXTO ÁUREO Assim que, se alguém está em Cristo, nova.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 14 - 06/06/2011 GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA TEXTO ÁUREO Assim que, se alguém está em Cristo, nova."— Transcrição da apresentação:

1 IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 14 - 06/06/2011 GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA
TEXTO ÁUREO Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (2Co 5.17). VERDADE APLICADA O novo nascimento em Cristo não é simplesmente uma transformação, mas uma nova criação. OBJETIVOS DA LIÇÃO Explicar a abrangência da doutrina do novo nascimento. Apresentar as características de um cristão regenerado. Mostrar que o novo nascimento nos molda à imagem de Deus. TEXTO DE REFERÊNCIA 1 Pe 1.3-9

2 INTRODUÇÃO A EXPERIÊNCIA DA REGENERAÇÃO:
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA INTRODUÇÃO A EXPERIÊNCIA DA REGENERAÇÃO: PRECISA ESTAR LIGADA AO NOVO NASCIMENTO. FATOS PASSADOS FICAM ESQUECIDOS. NOSSO PRESENTE(NOVO) É QUE FICARÁ VELHO. TEM COMEÇO, NÃO TEM E NEM TERÁ FIM. FATO ESPIRITUAL, DIVINO E ETERNO. A VIDA DE DEUS ENTROU EM NÓS. TIRAMOS “ÁGUAS DA FONTE DA SALVAÇÃO”. O FRESCOR DA VIDA DIVINA SE MANIFESTARÁ EM NÓS.

3 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL a) O QUE SIGNIFICA NASCER DE NOVO (Rm ). Por que os homens precisam nascer de novo? Porque estão mortos nos suas ofensas e pecados. Por isso é ressurreição espiritual (estava morto). Diálogo de Jesus com Nicodemos explica isso. (Jo 3) Paulo afirma que o homem natural é filho da desobediência. O espírito do homem natural não tem vida. É dirigido por sua vontade, intelecto e emoções. Nascimento em Adão não traz visão espiritual. Nascimento em Jesus, do Espírito, inicia um aprendizado.

4 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL b) ADOÇÃO E FILIAÇÃO (Gl 4.4-7). O renascido tem a habitação do Espírito da Vida. A educação e edificação não é mais segundo o mundo. No primeiro instante o renascido substitui a hereditariedade. Não é mais somente filho de seus pais naturais. Foi legitimamente adotado como filho de Deus. Na condição de homem espiritual recebe educação e edificação diretamente do Espírito de Deus que nele habita. Recebe ajuda dos irmãos dirigidos pelo mesmo Espírito.

5 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 1. NOVO NASCIMENTO => RESSURREIÇÃO ESPIRITUAL c) GERADOS OUTRA VEZ (Cl 3.10, 2Co 5.17). O homem renascido descarta o que o velho homem trazia. Bagagem de vida, conhecimento e experiência. Adquire experiência preciosa para a vida eterna. O Reino de Deus não é ponto de evolução espiritual, onde chegamos após o crescimento espiritual. É novo e separado do que se vivia anteriormente. As coisas velha passaram, eis que tudo se fez novo. O novo nascimento/regeneração/(gerados novamente): Não é um lugar de chegada mas, antes, ponto de partida .

6 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO a) NASCER DE NOVO PARA VER O REINO (Jo 3.8, 18.36). Jesus disse: o meu reino não é deste mundo. Os nascidos de Deus também não são deste mundo. É outro tipo de vida, outra dimensão. Nicodemos estava ansioso para falar com Jesus sobre isso. Tem que vir do nosso Pai Celestial: O que fazemos, dizemos e anunciamos. A ganância, o pecado e a natureza má não atingiram Jesus . Estava neste mundo mas não era deste mundo. Quando o coração humano se converte: É tirado o véu da cegueira, somos moldados pelo ES.

7 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO b) NASCER DE NOVO PARA ENTRAR NO REINO (Jo 3.5). Jesus disse: é necessário nascer da água e do Espírito. Duas coisas: ver e entrar no reino. Muitos vêem a grandeza do reino, até participam dele. Mas não entram nele (exemplo de Judas). Devemos buscar conhecer o que é o evangelho. Não para obter somente o que ele oferece. Mas a perfeita unidade com o Todo Poderoso. Para, então, garantir a entrada no Reino de Deus.

8 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 2. A IMPORTÂNCIA DO NOVO NASCIMENTO c) NASCER DE NOVO, DA ÁGUA E DO ESPÍRITO (Jo 1.12,13). Relação água e Espírito não é complicada. Criação física: o Espírito pairava sobre as águas. Criação espiritual: obra desse mesmo Espírito. Pela Palavra, simbolizada pela própria água. Nascido da carne é carne, do Espírito é espírito. Nascimento espiritual começa de dentro para fora. Batismo simboliza morte da carne, pela água. Pelo Espírito, ressurreição do espírito no interior.

9 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA a) NOVA VIDA COM NOVAS PERSPECTIVAS (Rm 5.5). Louvor a Deus: i) Regeneração ii) Viva esperança. Iii) Através da ressurreição de Jesus.. Esperança renovada no poder de Deus. Novas perspectivas de um futuro melhor. Salvação escatológica, renovação das promessas. Nova terra, a terra prometida. Novo nascimento apresenta uma herança. Incomparável com qualquer outra deste mundo.

10 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA b) NOVA VIDA COM NOVO ESTILO (Jo 17.21). Paz e confiança da presença constante de Jesus. O renascido reconhece Jesus em tudo na sua vida. As Escrituras se descortinam como a verdade. Consegue entender: o que Deus diz, quer, faz o que planejou. O Reino de Deus não tem início e nem fim. Convidados a fazer parte de Deus e Ele de nós. Completa unidade e comunhão... Sejamos um.

11 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 3. NASCIDOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA c) NOVA VIDA, UM NOVO CAMINHO DE FÉ (2Co 5.17). Fé, sem a qual é impossível agradar a Deus porque: É submissão à Palavra de Deus; É o dom pelo qual sabemos o que Deus nos fala. É a percepção da verdade espiritual. Não pode ser alcançada pelo homem natural. Novo nascimento não é somente uma transformação. É uma nova criação => nova criatura. Experiência real, obra de Deus pela Palavra e pelo ES.

12 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA a) HERANÇA QUE NÃO PODE MURCHAR (Ef 1.12). Wesley: novo nascimento, pessoa morre e passa a viver uma nova dimensão, descobrirá os mistérios ocultos, antes vedados. Ressurreição de Cristo: viva esperança e nova herança. Uma flor que nunca murcha, nem perde a beleza. Vínculo legal diante de Deus: adoção. O cristão nasce dentro de uma nova família. Filho de Deus, irmão de Jesus, na família da fé. Herdeiro de Deus e co-herdeiro com Cristo.

13 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA b) HERANÇA QUE É ETERNA PROTEÇÃO (Tg 4.8) Guardada e guardados: (1Pe 1.4,5) Deus preserva a salvação. Deus preserva os crentes para a salvação. Constante acompanhamento da presença de Deus. (mesmo quando é difícil percebê-la de forma concreta). O poder exercido por Deus não é autoritário ou ditador. Deus é amor e com amor cuida do regenerado. É preciso ser recíproco a esse amor de Deus. Entrega total e incondicional à vontade de Deus.

14 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA 4. UMA HERANÇA INCORRUPTÍVEL E ETERNA c) HERANÇA MAIS PRECIOSA QUE O OURO (Mt 6.19,20) Provação é uma das fases que o renascido enfrentará. Em 1Pe 1.7, provação é vista como um propósito purificador. O “valor da vossa fé” e “mais precioso”: Metal que passa por um teste de purificação. O ouro é precioso mas, não dura eternamente, pode ser roubado ou perdido. A fé garante uma herança não sujeita às desgraças terrenas. A salvação, o perdão dos pecados e o desaparecimento do sentimento de culpa acompanham o nascido de novo. Passa a gozar a alegria, que é fruto do Espírito.

15 C O N C L U S Ã O NO NOVO NASCIMENTO:
IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO /06/ GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA C O N C L U S Ã O NO NOVO NASCIMENTO: NÃO ESTAMOS ISENTOS DE LUTAS. EXISTEM OS INIMIGOS EXTERNOS. O PIOR DELES ESTÁ DENTRO DE NÓS. A BATALHA É TRAVADA DENTRO DE NÓS MESMOS. DESPERTA O QUE É PURO, RETO, SANTO E BOM. ADQUIRIMOS CONSCIÊNCIA DE AMOR, VIRTUDE E SANTIDADE. ESTAMOS NO CORPO PECAMINOSO. SERÁ TRANSFORMADO NA VINDA DO SENHOR JESUS. ATÉ LÁ A BATALHA É TRAVADA. SE ANDARMOS EM ESPÍRITO NÃO CUMPRIREMOS OS DESEJOS DA CARNE. (Gl 5.16, 17, 24, 25)


Carregar ppt "IGREJA EVANGÉLICA S.O.S JESUS - EB LIÇÃO 14 - 06/06/2011 GERADOS PARA UMA VIVA ESPERANÇA TEXTO ÁUREO Assim que, se alguém está em Cristo, nova."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google