A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Software de Apoio ao Ensino de Frações. Marcos Dias Fagundes Acadêmico: Marcos Dias Fagundes Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Professora Orientadora:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Software de Apoio ao Ensino de Frações. Marcos Dias Fagundes Acadêmico: Marcos Dias Fagundes Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Professora Orientadora:"— Transcrição da apresentação:

1 Software de Apoio ao Ensino de Frações. Marcos Dias Fagundes Acadêmico: Marcos Dias Fagundes Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Professora Orientadora: Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Carine Bueira Loureiro Especialistas: Carine Bueira Loureiro Maria Cristina Feltrin Scher Hilário Petry Marcelo Pedroso da Roza Avaliadores: Marcelo Pedroso da Roza Ricardo Annes Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACI – Faculdade de Administração, Contabilidade e Informática Campus Uruguaiana

2 Roteiro Introdução Frac-Soma 235 Objetivos instrucional do SW Público Alvo Tecnologias Utilizados Interfaces do Software Considerações Finais

3 Introdução O SAE-Fra consiste num software que permite ao professor trabalhar os conceitos básicos sobre frações; Utilizando como referência a metodologia baseado no jogo Frac-Soma.

4 Frac-Soma 235 Material Concreto – Frac-Soma 235 De todas as descobertas do túmulo de Tutakamon, feita por Howad Carter em 1922, está foi a mais importante. Na época pensou-se que se tratava de uma espécie de quebra-cabeça da nobreza. Frac-Soma 235 Crianças utilizando o Frac-Soma

5 Objetivo instrucional do SW O objetivo instrucional do SAE-Fra é: Permitir que os alunos construam o conceito de definição de frações; E equivalência de frações.

6 Público Alvo De acordo com a atividades trabalhadas, o público alvo consiste de crianças das 4ªs e 5ªs séries que estejam iniciando o aprendizado de frações. O vocabulário do SAE-Fra foi todo definido pelas especialistas;

7 Tecnologias Utilizadas Delphi 7 – Linguagem de programação, orientado a objetos; Flash MX 2004 – Ferramenta de autoria; Html – Linguagem de Formatação de Hipertexto (HyperText Markup Language)

8 Integração das Tecnologias Utilizadas Integração do Delphi com o Flash : –ActiveX Control / Shockwave Flash (Version 1.0) ShockwaveFlash1.Visible := true; ShockwaveFlash1.Movie := dirlocal+'\Frac_Soma\tela1.swf'; Integração do Delphi com HTML : –Internet / WebBrowser WebBrowser1.Visible := true; WebBrowser1.Navigate(dirlocal+'tutorial\fracoes.htm');

9 Interfaces do Software – Jogo Livre Neste jogo o usuário poderá mover as barras da forma que quiser; Oportunidade em que o usuário terá o primeiro contato com as peças do Frac-soma.

10 Interfaces do Software– Organize as Barras Neste jogo o usuário terá que colocar todas as barras na área reservada para teste; Qualquer Ordem; Da maior para menor; Da menor para maior.

11 Interfaces do Software – Compare as Barras O Usuário deverá responder a questão que aparece no topo da tela do jogo, exemplo:. –Quantas peças vermelhas são necessárias para compor uma peça branca? Assim podemos fazer com as outras peças, por exemplo, com as verde, azul, laranja e amarela. Ao todo serão 14 questões para os usuários, sorteadas aleatóriamente.

12 Interfaces do Software– Compare as Frações O Jogo consiste em resolver a questão que aparece na parte superior da tela do jogo com o auxilio das barras do Frac-Soma Ao todo serão 34 questões para os usuários responderem, sorteadas aleatóriamente.

13 Interfaces do Software – Jogo das Pizzas 10 imagens de uma pizza que representa diferentes frações; 10 números fracionários; a finalidade é fazer com que os jogadores façam o relacionamento da imagem de pizza fracionada, com os números fracionários

14 Tutorial de Frações O tutorial foi desenvolvido usando a tecnologia HTML, divido Duas etapas: 1 – Tutorial sobre o FRAC-SOMA 2 – Tutorial sobre o Conteúdo básico de Frações.

15 Considerações Finais Permitir que os alunos construam o conceito de definição de frações e equivalência de frações de uma forma diferenciada;. Pretende-se futuramente agregar novas funcionalidades ao software;. Limitações do SAE-Fra: –O aluno deverá utiliza-lo somente com o auxílio do professor; –Não foi executado a fase de teste do software.

16 Perguntas ? Frac-Soma 235 SAE-Fra V 1.0


Carregar ppt "Software de Apoio ao Ensino de Frações. Marcos Dias Fagundes Acadêmico: Marcos Dias Fagundes Úrsula Adriane Lisboa Fernandes Ribeiro Professora Orientadora:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google