A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries."— Transcrição da apresentação:

1 Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries Iniciais Núcleo: Telessala Município: Jacarezinho

2 REFLEXÕES SOBRE A INDISCIPLINA ESCOLAR
Ana Cristina Ferreira Martins Maria Salete Braga de Andrade Orientadora: Profª. Desirê Luciane Dominschek

3 PROBLEMATIZAÇÃO O que é necessário para analisar e explicitar a questão da indisciplina escolar?

4 a indisciplina escolar?
PROBLEMATIZAÇÃO Quais ações e intervenções o projeto político-pedagógico poderá realizar para trabalhar a indisciplina escolar?

5 OBJETIVO GERAL Analisar teorias e práticas educacionais que permitam superar a indisciplina escolar.

6 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Diagnosticar possíveis causas da indisciplina em sala de aula; Analisar atitudes perante situações de conflitos; Contribuir para uma reflexão teórica-prática em relação a indisciplina escolar;

7 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Encontrar estratégias a fim de amenizar a indisciplina.

8 AUTORES QUE SUBSIDIARAM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
ANTUNES (2002) AQUINO (2003, 2002, 2000, 1999) ARAÚJO e AQUINO (2001) FREIRE (1996) LA TAILLE (1996) LOPES (2005) LUCK e LIMA (2006) MACEDO (1996) GENTILE (2006) OLIVEIRA (2005) PIAGET (1994) PUIG (2000) REBELO (2002) SANT’ANNA (2007) SILVA (2004) SOUZA (2002)

9 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES NA ESCOLA O termo indisciplina quase sempre é empregado para designar todo e qualquer comportamento que seja contrário às regras[...]. No caso da escola todas as vezes que os alunos desrespeitarem alguma norma serão vistos como indisciplinados. (SILVA, 2004, p. 21)

10 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
POSSÍVEIS CAUSAS DA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA Alunos Escola Família v Mídia v Professor v Salas super-lotadas

11 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DO EDUCADOR O professor autoritário, o licencioso, o competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, amoroso da vida e das gentes, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca. (FREIRE, 1996, p. 73)

12 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
FAMÍLIA E ESCOLA: PARCERIA EM PROL DO EDUCANDO [...] A busca pelo fortalecimento dessa parceria colaborativa se apresenta no atual contexto social, como um dos poucos caminhos viáveis para que as escolas e famílias consigam superar as dificuldades que vêm enfrentando na educação de seus filhos/alunos.[...] (LUCK e LIMA, 2006, p.14)

13 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
A IMPORTÂNCIA DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO Araújo (2001), propõe os seguintes aspectos: Conteúdos escolares Metodologia das aulas Tipo e natureza das relações inter-pessoais Valores, auto-estima e auto-conhecimento dos membros da comunidade escolar Processos de gestão da escola

14 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
CONTRATO PEDAGÓGICO: UM PACTO ENTRE PROFESSOR E ALUNO Estabelecer um plano contratual significa organizar conjuntamente as rotinas de trabalho e de convivência do jogo escolar. (AQUINO, 2002)

15 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- PESQUISA BIBLIOGRÁFICA - PESQUISA DE CAMPO

16 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
UNIVERSO DA PESQUISA Escola Municipal que atende Pré-escola, Ensino Fundamental Séries Iniciais e uma sala de Classe Especial, localizada em uma região periférica da cidade de Jacarezinho, PR.

17 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS ENTREVISTA 07 professores Séries iniciais do Ensino Fundamental

18 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
Levantou-se dados a respeito da identificação das docentes, percurso de formação das mesmas, além de questões relacionadas ao tema indisciplina escolar como: Dentre os fatores que impedem a realização com êxito do processo ensino-aprendizagem, qual a porcentagem que você daria para a indisciplina em sala de aula?

19 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
O relacionamento professor/aluno pode influenciar de maneira negativa ou positiva no comportamento do educando? Por quê? - Pela sua experiência adquirida com a função de docente. Quais as causas mais comuns do problema da indisciplina?

20 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
- Como você costuma resolver situações conflituosas em sala de aula? - Dentro das limitações dos sistemas e conforme a realidade vigente. O que poderia ser feito para amenizar o problema da indisciplina e permitir a concretização dos objetivos escolares?

21 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS
Alguns professores se isentam da culpa pelo problema da indisciplina, dizem ser o que? a família, sociedade, próprio aluno. Rebelo (2002,p. 30), diz que [...] o fracasso escolar é encarado pelos professores como sendo o resultado de problemas que estão fora da escola, manifestando-se dentro dela por meio da indisciplina[...].

22 A indisciplina é um fenômeno
CONSIDERAÇÕES FINAIS A indisciplina é um fenômeno - tríade - professor aluno e escola repensar a relação professor-aluno considerando-a como núcleo do trabalho pedagógico.

23 CONSIDERAÇÕES FINAIS Realização de um planejamento conjunto com a comunidade escolar das ações a serem implementadas nesta, que visem fortalecer o respeito mútuo, valorizar a diversidade de interesses pessoais dentro das escolas, visando a formação de seres capazes de atuar com liberdade, justiça, respeito a si e à sociedade.

24 AGRADECIMENTOS A Deus; Profª. Desirê Luciane Dominschek;
Professores do curso; Amigos acadêmicos; Profissionais que colaboraram com a pesquisa de campo; À família.

25 MÁXIMA As qualidades ou virtudes são construídas por nós no esforço que nos impomos para diminuir a distância entre o que dizemos e o que fazemos. Esse esforço, o de diminuir a distância entre o discurso e a prática, é já uma dessas virtudes indispensáveis a da coerência. (FREIRE, 1996, p. 72)


Carregar ppt "Instituição: FACINTER Faculdade Internacional de Curitiba e Pós-Graduação Lato Sensu – Modalidade a Distância. Especificidade: Educação Infantil e Séries."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google