A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010."— Transcrição da apresentação:

1 Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010

2  O turismo atualmente é um elemento que necessita muito da elaboração de projetos e idéias;  Por este motivo há grande necessidade de realizar planejamentos em prol da sustentabilidade de uma localidade;  O planejamento é uma ferramenta eficiente, que promove o desenvolvimento no setor turístico.

3 Objetivo Geral Promover um roteiro turístico para visitação na localidade de Santo Antônio de Lisboa. Objetivos Específicos  Identificar o potencial do local;  Identificar as vulnerabilidades do local e trabalhar nelas de forma que possam ser reduzidas;  Promover o turismo local.

4  O método explicativo foi realizado por meio de entrevistas e registros fotográficos;  Pesquisas em livros, relatórios, monografias e arquivos existentes;  Relatório com as informações contidas durante o projeto.

5  Por meio de oficinas e reuniões de trabalho realizadas com o orientador;  Contato com a vida local, ou seja, pesquisar in loco, as potencialidades bem como as vulnerabilidades da localidade de estudo;  Elaboração de um artigo e apresentação dos resultados á comunidade local.

6  Distrito de Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis;  Ocupação: índios guaranis (XVII) e imigrantes açorianos (XVIII);  Já foi chamado de: Nossa Senhora das Necessidades de Praia Comprida, freguesia de Santo Antônio de Lisboa e Rerituba;  8.000 mil habitantes.

7 BICA D’ÁGUA

8 PotencialidadesVulnerabilidades É um atrativo único.Estado atual de abandono e falta de conservação. Apresenta uma história.Difícil acesso (ponto de ônibus). Localizado na estrada principal que dá acesso ao bairro. Falta de identificação e sinalização.

9 IGREJA NOSSA SENHORA DAS NECESSIDADES

10 Potencialidades Vulnerabilidades O atrativo apresenta um grande potencial por ser uma Igreja antiga. O patrimônio representa a religiosidade da comunidade que é evidente no local. A Igreja encontra-se aberta para visitação somente no período matutino. Externamente encontra-se conservada. Ao lado de fora do patrimônio não se encontra nenhum tipo de aviso, informativo ou agenda de missas. Possui agenda semanal, porém é restrita. Há uma secretária que está presente também na parte da tarde, porém não está capacitada para receber os turistas. Falta de divulgação das festividades locais

11 RANCHO DAS OSTRAS

12 PotencialidadesVulnerabilidades Lida diária envolvida na cultura do molusco. O local se apresenta inadequado para receber visitantes. Artesanato feito com a casca da ostra e do marisco. Pouco interesse dos locais para com a atividade de maricultura.

13 CASARÃO E ENGENHO DA FAMÍLIA ANDRADE

14 PotencialidadesVulnerabilidades Fácil acesso e a disponibilidade de visitação são conseguidos com facilidade. Falta de apoio do governo municipal. Pessoas capacitadas para darem informações sobre as atividades realizadas no local. Não tem um controle ou registro da média de visitação no local. O tombamento. Um dos poucos engenhos que ainda estão em atividade na Ilha. Local procurado por turistas que possuem interesse em conhecer o processo de produção artesanal de farinha. PotencialidadesVulnerabilidades Fácil acesso e a disponibilidade de visitação são conseguidos com facilidade. Falta de apoio do governo municipal. Pessoas capacitadas para darem informações sobre as atividades realizadas no local. Não tem um controle ou registro da média de visitação no local. O tombamento. Um dos poucos engenhos que ainda estão em atividade na Ilha. Local procurado por turistas que possuem interesse em conhecer o processo de produção artesanal de farinha.

15

16 PRAÇA ROLDÃO DA ROCHA PIRES PotencialidadesVulnerabilidades 1ª rua calçada de Santa Catarina. Falta de manutenção dos canteiros e calçamentos. Feira das Alfaias.

17  O distrito de Santo Antônio de Lisboa apresenta um grande potencial para a prática da atividade turística, porém necessita ser planejado;  O governo precisa apoiar os projetos e processos de produção do local e a comunidade autóctone deve ser mais participativa para que possa promover o desenvolvimento turístico da localidade;  Ações devem ser tomadas para sensibilizar a comunidade local da importância do turismo para o distrito, para tanto iniciativas como projetos de capacitação turística devem ser realizados.

18  IRVING, M. de Azevedo & AZEVEDO, J. Turismo: o desafio da sustentabilidade. São Paulo: Futura, 219p, 2002;  CAMPOS, L. C. Introdução a Turismo e Hotelaria. Rio de Janeiro: SENAC, 1998;  www.engenhoandrade.com.br.; Acesso: 01. Março. 2010;  www.stoantoniodelisboa.com.br Acesso: 01. Março. 2010;  www.sambaquinarede.blogspot.com Acesso: 03. Março. 2010;  www.manezinhodailha.com.br/ Acesso: 12. Março. 2010;  www.nea.ufsc.br Acesso: 12. Março. 2010.

19 Obrigada pela atenção! Acadêmicas:  Fernanda Moro Cechinel  Heloisa Maria Jacinto

20


Carregar ppt "Fernanda Moro Cechinel Heloisa Maria Jacinto Prof. Dr. Nilzo Ivo Ladwig Florianópolis 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google