A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE HUMANA PROFESSORA GISELLE MOURA MESSIAS

2 Disciplina Epidemiologia e saúde Humana
Abrange o conhecimento atual, as finalidades e as aplicações da Epidemiologia para a melhoria da qualidade de vida e de saúde das comunidades humanas, os fundamentos epidemiológicos, o processo saúde-doença, a história natural dos agravos à saúde, os níveis de intervenção, as medidas de saúde coletiva, sua importância e aplicação ao planejamento diagnóstico e avaliação das políticas públicas da saúde.

3 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Conhecer o objeto de estudo, os objetivos e as aplicações da Epidemiologia; Compreender a determinação do processo saúde-doença, identificando os respectivos fatores para as distintas; ocorrências dos agravos à saúde e os respectivos comportamentos; Enquadrar as intervenções de promoção, proteção e recuperação da saúde, nos distintos estágios e níveis da história natural dos agravos à saúde transmissíveis e crônicos não transmissíveis;

4 OBJETIVOS DA DISCIPLINA
Calcular e interpretar os indicadores de saúde mais usados em Saúde Pública; Reconhecer e indicar os desenhos investigativos da Epidemiologia, segundo suas distintas finalidades; Descrever e identificar as doenças segundo seus mecanismos de transmissão direta e indireta;

5 BIBLIOGRAFIA: KAC, G. Epidemiologia nutricional. Rio de Janeiro: São Paulo: Ed. FIOCRUZ ; Atheneu, 2007. ROUQUAYROL, M. Z.; ALMEIDA FILHO, N. Epidemiologia & saúde. 6.ed. -. Rio de Janeiro: Medsi, 2003. ALMEIDA FILHO, N. Introdução à epidemiologia. 4.ed., rev. e ampl. -. Rio de Janeiro: Medsi: Guanabara Koogan, 2006.

6 AVALIAÇÕES: Provas teóricas e individuais: A1 – 14/04 A2 – 16/06
Estudo orientado - Estudo dirigido: 14/04

7 EPIDEMIOLOGIA Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações definidas, e a aplicação deste estudo para controlar problemas de saúde.

8

9 RAZÕES PARA O USO DE POPULAÇÕES EM EPIDEMIOLOGIA
O objetivo final da Epidemiologia é melhorar o perfil de saúde da população. Do ponto de vista metodológico populações são necessárias para se fazer interferências sobre a relação entre determinados fatores e a ocorrência de doenças.

10 OBJETIVOS DA PESQUISA EPIDEMIOLÓGICA
Descrever frequência, distribuição, padrão e tendência temporal de eventos ligados à saúde em populações específicas e/ou subpopulações. Explicar a ocorrência de doenças e distribuição de indicadores de saúde, identificando as causas e os determinantes da sua distribuição, tendência e modo de transmissão nas populações. Predizer a frequência de doenças e os padrões de saúde em populações específicas. Controlar a ocorrência de doenças e de outros eventos para a saúde, por meio, por exemplo, da prevenção de novos casos.

11 EPIDEMIOLOGIA – CONTEXTO HISTÓRICO
Início da Epidemiologia Originou-se das observações de Hipócrates feitas há mais de 2000 anos de que fatores ambientais influenciam a ocorrência de doenças. Século XIX: a distribuição das doenças em grupos humanos específicos passou a ser medida em larga escala. A abordagem epidemiológica que compara os coeficientes (ou taxas) de doenças em subgrupos populacionais: prática comum no final do século XIX e início do século XX. Segunda metade do século XX: esses métodos foram aplicados para doenças crônicas não transmissíveis tais como doença cardíaca e câncer, sobretudo nos países industrializados.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO DE GRADUAÇÃO EM NUTRIÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google