A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Geografia e planejamento. O que é planejamento?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Geografia e planejamento. O que é planejamento?"— Transcrição da apresentação:

1 Geografia e planejamento. O que é planejamento?
Planejamento e Plano Plano e Projeto Os elementos de um plano O planejamento é apenas o plano? Geografia e planejamento Dilemas do planejamento Quais planejamentos interessam ao geógrafo?

2 BIBLIOGRAFIA GALBRAITH, J. K. O novo Estado industrial. SP, Pioneira, 1983. GEORGE, P. e Outros. A Geografia Ativa. SP, Edusp, 1968. LACOSTE, Y. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas, Papirus, 1988. MAQUIAVEL, N. A arte da guerra e outros ensaios. Brasília, UNB, 1982. PHILIPPONNEAU, M. Géographie et action. Introduction à la géographie appliquée. Paris, Armand Colin, 1960. RATZEL, F. Géographie Politique. Paris, ERE, 1988. SANTOS, M. e CARVALHO, A. “A geografia aplicada”. In: Boletim Geográfico n. 185, IBGE, RJ, 1965, pp SILVA, Golbery do C. Planejamento estratégico. Brasília, UNB, 1981.

3 Ação planejada versus ação improvisada
O que é planejamento? Ação planejada versus ação improvisada Seria possível uma vida ou uma sociedade totalmente planejada?  Não. Daí a coexistência das duas formas de agir

4 Planejar = antecipar racionalmente uma ação, um resultado que se quer, uma guerra ou batalha, uma construção, uma reorganização do espaço... Pressupõe um Plano Existe desde a pré-história, mas se expandiu com o pensamento racional

5 O que é um Plano? É uma antecipação do futuro com objetivos e meios ou recursos, levando em conta um tempo com suas etapas ou fases. Vem depois (ou a partir) de um diagnóstico, um estudo da realidade onde se vai intervir; ao diagnóstico segue-se um prognóstico e deste propostas de ação.

6 Um Plano deve levar em conta:
1. Tempo (curto, médio ou longo prazo) 2. Espaço ou área de abrangência 3. Atividade, setores abrangidos 4. Recursos disponíveis 5. Estratégias a serem implementadas e o Cronograma

7 Plano e Projeto: as diversas interpretações:
1. projeto como um pré-plano (projeto de pesquisa, novos projetos...); 2. projeto como algo técnico, mais fechado, e plano como algo mais aberto e flexível. 3. plano como algo técnico e projeto mais aberto (projeto político, por exemplo).

8 O planejamento se limita ao plano?
NÃO. Ele é um processo contínuo, no qual deve existir uma implementação com uma série de etapas, um acompanhamento, e o plano pode ser modificado em função de fatores imprevistos ou da constatação de sua insuficiência ou inoperância. Além disso o processo de planejamento costuma ter vários planos sucessivos ou às vezes complementares.

9 Quais são os tipos de planejamento que interessam aos geógrafos?
Planejamento estratégico (de defesa ou conquista, de competição ou concorrência) Planejamento regional Planejamento municipal e urbano Planejamento do turismo Planejamento ambiental Planejamento para o desenvolvimento sustentável Planejamento educacional, escolar e de aulas Planejamento demográfico e familiar Os planejamentos setoriais (transportes, energia...)

10 Dilemas do planejamento
1. Técnica (razão, ciência) versus Política (quem manda, quem decide e para quem) 2. Planejamento tecnocrático versus planejamento democrático ou participativo.

11 Geografia e Planejamento: um breve histórico
1. A Geografia na antiguidade grego-romana e o planejamento estratégico e territorial. "A Geografia é uma ciência como qualquer outra e interessa sobremaneira ao filósofo. Ela se ocupa do estudo ou descrição da Terra. A maior parte da Geografia satisfaz a necessidade dos Estados(...) A Geografia em seu conjunto tem um vínculo com as atividades dos dirigentes. Os grandes generais são, sem exceção, homens capazes do governar por terra e por mar, de unir povos sob um governo ou uma administração pública(...) Até mesmo um caçador terá mais êxito se conhecer a natureza e a extensão do bosque e, além do mais, só aquele que conhece uma região pode escolher o melhor lugar para acampar, para fazer uma emboscada ou para dirigir uma campanha militar." (ESTRABÃO, século I a.C., autor de Geografia, em 17 volumes).

12 Duas Geografias? Uma teórica (ensino, conhecimento do mundo) e a outra prática, voltada para a ação? Ou uma única Geografia? Yves Lacoste → Geografia dos Professores versus Geopolítica ou Geografia dos Estados maiores. Friedrich Ratzel → Política em geral (lato sensu) e Política geográfica ou territorial

13 O pós-1945 e a emergência de uma geografia pragmática
A Geografia Quantitativa nos Estados Unidos (e Reino Unido) A Geografia Ativa (Pierre George e discípulos) e a Geografia Aplicada (Michel Philipponneau) na França → (re) organização do espaço, planejamentos

14 A situação hoje: 1. Geografias nos planejamentos (ambiental, urbano, agrário, regional...) → geografia urbana, climatologia, cartografia, SIG’s, geomorfologia... 2. Revalorização do humanismo e do papel da escola no desenvolvimento → Ou seja, Geografia teórica, educativa, também é útil.


Carregar ppt "Geografia e planejamento. O que é planejamento?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google