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PublicouLuna Prata Alterado mais de 9 anos atrás
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Prof. Celso Cardoso Neto
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Conhecer os aspectos básicos relacionados ao conjunto de três entidades: o HOMEM (“ser humano”), a MÁQUINA (“o computador”) e o meio que dá suporte à interação entre as duas primeiras entidades, chamado de INTERFACE, abordando questões associadas com o projeto, a avaliação e a implementação de sistemas computacionais interativos para uso por pessoas no apoio a execução de trabalho.
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Uso e contexto. Características humanas relevantes. Aspectos tecnológicos. Processo de desenvolvimento.
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UNIDADE I – USO E CONTEXTO Objetivos, importância, evolução histórica Organização social e trabalho (modelos, impactos, qualidade de vida profissional e satisfação no trabalho) Áreas de aplicação (caracterização, categorias de interfaces: orientadas a processamento de texto e comunicação, ambientes de desenvolvimento, quiosques, acesso a espaços de informação, sistemas de controle contínuo, Web,...) UNIDADE II – CARACTERÍSTICAS HUMANAS RELEVANTES Processamento humano de informações (memorização, percepção, habilidades motoras, resolução de problemas, aprendizagem, aquisição de habilidades, motivações, modelos conceituais, diversidades culturais,...) Comunicação e interação Questões ergonométricas
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UNIDADE IV – PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Abordagens de projeto (modelos de ciclo de vida específicos, técnicas de especificação e análise de projeto, metodologias de projeto) Técnicas de implementação e ferramentas de apoio (independência de diálogo e plataforma, técnicas de prototipação, paradigmas de objeto e evento, ambientes de desenvolvimento) Técnicas de avaliação e teste de usabilidade UNIDADE III – ASPECTOS TECNOLÓGICOS (DISPOSITIVOS RELEVANTES PARA A INTERAÇÃO E ARQUITETURA DE INTERFACES)USO E CONTEXTO Dispositivos de entrada/saída Técnicasde diálogo homem-máquina (tipos de diálogos, questões de implementação, padrões, “look&feel”, propriedade intelectual) Questões de estilo (metáforas, estética,...) Conceitos básicos de computação gráfica Arquiteturas de software e padrões para interfaces de usuário
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BIBLIOGRAFIA BÁSICA ROCHA, Heloísa Vieira da & BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani. Design e Avaliação de Interfaces Humano-computador, arquivos em PDF, Instituto de Computação, UNICAMP.
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AVALIAÇÕES 1.V1 --------------------- 27/09 – 2ª feira 2.V2 --------------------- 29/11 – 2ª feira 3.2A. CHAMADA ---- 06/12 – 2ª feira 4.VS -------------------- 20/12 – 2ª feira 5.VT -------------------- TRABALHOS E PROVA
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Sites na Internet 1.Desenvolvimento de Interface Homem-MáquinaDesenvolvimento de Interface Homem-Máquina 2.Por que Interfaces Homem-Máquina são difíceis de Projetar e Implementar?Por que Interfaces Homem-Máquina são difíceis de Projetar e Implementar? 3.IHM – Conceitos iniciaisIHM – Conceitos iniciais 4.Temas – Design de InteraçãoTemas – Design de Interação 5.Interface Homem-Máquina / e-RealityInterface Homem-Máquina / e-Reality 6.UsabilidadeUsabilidade 7.Interface Homem-Máquina – Cuidados EspeciaisInterface Homem-Máquina – Cuidados Especiais 8.Interface Homem-Máquina – ORKANInterface Homem-Máquina – ORKAN 9.Interface Homem-Computador – Profa. Jiani CardosoInterface Homem-Computador – Profa. Jiani Cardoso 10.Interface Homem-Máquina – UESBInterface Homem-Máquina – UESB 11.IHM – UNICAMPIHM – UNICAMP 12.MODELOS MENTAIS NA IHMMODELOS MENTAIS NA IHM
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